Títulos emitidos por empresas de capital aberto, que representam a menor fração do capital social dessas companhias. O investidor que adquirir ações de uma empresa, está comprando uma parcela da mesma e se tornando sócio proporcionalmente à quantidade de títulos que possuir. As organizações emitem ações para diversos fins, principalmente com o objetivo de captar recursos para investimentos futuros.
As ações ordinárias, representadas pela sigla ON, são as que conferem ao acionista direito de voto nas assembléias da empresa proporcionalmente à quantidade de títulos que possuir. Na Bolsa de Valores brasileira, são as com o final 3, como: VALE3.
Termo utilizado para designar uma pessoa física, empresa ou grupo de pessoas que, em virtude de sua filiação, pode efetivamente controlar os votos e discussões na assembleia geral da empresa, bem como nomear a maioria dos diretores da empresa.
Possuidor de ações de uma sociedade anônima, o que o caracteriza como proprietário de uma parcela da empresa proporcionalmente à quantidade de ações detidas.
Termo utilizado para designar uma pessoa física, empresa ou grupo de pessoas que, em virtude de sua filiação, pode efetivamente controlar os votos e discussões na assembleia geral da empresa, bem como nomear a maioria dos diretores da empresa.
Termo usado para designar os acionistas que mediante o reembolso do valor de suas ações decidem retirar-se da companhia, exercendo dessa maneira o seu direito de recesso. Vale ressaltar que o acionista cuja ação for de classe que tenha liquidez e dispersão no mercado não poderá exercer esse direito. Uma ação será considerada dispersa quando o acionista controlador tiver menos do que a metade dessa classe de ação, e líquida quando a mesma fizer parte de algum índice negociado no Brasil ou exterior e que seja definido pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários.
Termo utilizado para o acionista titular de um determinado número de ações com direito a voto que lhe permite manter uma participação majoritária na sociedade.
Termo aplicado ao acionista detentor de um número de ações que não é suficiente para manter o controle acionário da empresa.
Instituição financeira responsável pela administração, tanto de suas contas próprias como das contas de clientes, junto aos serviços de custódia, sendo que as contas de custódia podem ser mantidas em nome de seus clientes. Dentre as instituições financeiras que podem atuar como agentes de custódia podemos citar: Distribuidoras de valores; Corretoras de valores; Bancos comerciais, Múltiplos ou de investimento.
distribuidoras de valores
corretoras de valores
bancos comerciais, múltiplos ou de investimento.
O termo designa a instituição financeira que pode representar, como fiador, patrocinador ou confirmador, uma pessoa do público. Por exemplo, podem atuar como representantes da instituição pública na cobrança e recebimento de empréstimos e subvenções, sendo necessário o cálculo do valor recebido, conforme especificado no contrato de patrocínio. Os agentes financeiros podem ou não ser solidariamente responsáveis pelo que realizam.
Em finanças corporativas é o termo comumente usado para descrever a capacidade de uma empresa de usar ativos ou recursos a um custo fixo, com o objetivo de aumentar os lucros para os acionistas da empresa. A alavancagem pode ser de dois tipos (financeira e operacional), e a soma desses dois tipos de alavancagem resulta no que chamamos de financiamento alavancado total ou combinado.
Transfere ao credor o título de propriedade como garantia do pagamento de uma obrigação contraída. Quando a dívida é paga, a propriedade é devolvida ao seu antigo proprietário.
Termo utilizado para definir como os recursos de uma carteira serão alocados entre diferentes classes de ativos ou entre diferentes ativos. Por exemplo, podemos alocar uma carteira entre ações e títulos de renda fixa.
Quando algum agente realiza um financiamento ou pega um empréstimo, em geral paga o valor em várias prestações (frequentemente mensais) referente à redução do saldo devedor. Dessa forma, o valor total do crédito diminui e essa redução é chamada de amortização do valor da dívida. No mercado brasileiro, três metodologias diferentes são utilizadas: SAC (Sistema de Alocação Constante), TP (Pricelist) e SACRE (introduzido pela Caixa Econômica Federal).
Avaliação das chances de sucesso de um projeto, considerando cuidadosamente as características e variáveis que podem afetar seu êxito. A análise de viabilidade é usada para auxiliar uma empresa no processo de tomada de decisão, geralmente em relação a prosseguir com o negócio/projeto.
A técnica determina o volume de vendas de uma empresa onde a receita é igual às despesas operacionais totais. O ponto de equilíbrio pode ser determinado tanto em termos de produção quanto em termos de moeda.
Um dos métodos utilizados pelos analistas para examinar a saúde de uma empresa. Esta metodologia baseia-se na análise das demonstrações financeiras (balanço, demonstração de resultados etc) de uma empresa, com o objetivo de determinar a situação financeira atual da organização e, assim, prever um possível desempenho futuro.
Um método analítico que usa dados financeiros disponíveis sobre uma empresa para prever seu desempenho futuro (por exemplo, lucros, posição de mercado, oferta de produtos, etc.), determinando assim um preço justo para as ações da empresa. Dessa forma, o valor de mercado de uma empresa é expresso como um múltiplo de seu valor contábil, resultados estimados e fluxos de caixa, e comparado com múltiplos implícitos de empresas do mesmo setor. Uma das principais fontes de informação do analista fundamentalista é o balanço da empresa, do qual ele extrai informações sobre dividendos, lucros, passivos, desempenho da administração, etc.
Graças à análise marginal, é possível comparar os custos incorridos com os benefícios derivados de determinadas estratégias financeiras, o que permite que a empresa analise melhor sua estratégia com o objetivo de maximizar os lucros.
Também conhecida como análise de gráficos, é um método que se baseia no comportamento passado de ações negociadas publicamente ou outros ativos e busca avaliar a probabilidade de volatilidade futura. Geralmente, esse tipo de análise é usada para prever o desempenho de um título no curto prazo, enquanto a análise fundamentalista é mais usada no longo prazo. O analista técnico, ou grafista, baseia-se nos princípios de que o preço se move em tendências contínuas ao longo do tempo e também por meio de padrões gráficos. Uma vez identificadas essa tendência e esses padrões, é possível estimar o melhor momento para comprar ou vender uma ação.
Geralmente, esse tipo de análise é usado para prever o desempenho de um título no curto prazo, enquanto a análise fundamental é mais usada no longo prazo. O analista técnico, ou grafista, baseia-se nos princípios de que o preço se move em tendências contínuas ao longo do tempo e também por meio de padrões gráficos.
Uma vez identificadas essa tendência e esses padrões, é possível estimar o melhor momento para comprar ou vender uma ação.
Termo utilizado no mercado financeiro para definir atividades que buscam aproveitar variações nas diferenças de preços entre dois ativos, entre dois mercados, ou entre expectativas futuras de variação dos spreads, desvio este sem o risco de mercado da atividade. Exemplos incluem a compra de um ativo à vista e a venda do mesmo ativo no futuro, ou transações envolvendo ações no mercado brasileiro e seus respectivos ADRs negociados em bolsa, obtendo assim um lucro.
Um termo que identifica a propriedade ou objetos de valor pertencentes a uma empresa ou pessoa. Representa todos os bens e direitos, como por exemplo: dinheiro, imóveis, ações, equipamentos, investimentos, softwares etc. Os ativos de uma empresa são divididos em duas categorias, de acordo com sua liquidez e vencimento (ativo circulante e ativo não circulante). Os ativos totais de uma empresa são iguais aos seus passivos totais e patrimônio líquido.
Um dos componentes do balanço patrimonial de uma empresa. O ativo circulante reflete o ativo total de uma empresa que pode, no curto prazo (até 365 dias), ser convertido em caixa, ou seja, vendido para aumentar o fluxo de caixa da empresa. Geralmente, os ativos circulantes incluem contas como dinheiro, empréstimos, estoque, etc. Do ponto de vista contabilístico, apenas são contabilizados no ativo circulante da empresa apenas os bens e direitos que uma empresa deve exercer no prazo de 365 dias a contar da data do último exercício financeiro.
Um dos componentes do balanço patrimonial de uma empresa. Ativos fixos incluem ativos tangíveis totais que são usados em operações comerciais e não são conversíveis em dinheiro ou consumíveis no curso de operações comerciais (por exemplo, imóveis, máquinas, equipamentos, terrenos, etc.)
O ativo permanente é o total de ativos de longo prazo e investimentos da empresa, destinados ao funcionamento geral da empresa. A partir da Lei 11.638/2007, esse termo passou a ser chamado ativo não circulante, dado que houve uma modificação na estruturação do balanço patrimonial.
O conceito de ativos rentáveis é utilizado apenas para instituições financeiras e reflete a soma de todos os ativos que geram retornos financeiros para a organização. A receita total desses ativos está incluída na receita bruta da organização com a intermediação financeira.
Termo que identifica o patrimônio de uma empresa, sem representação física imediata. Os ativos intangíveis de negócios incluem patentes, franquias, nomes e marcas, etc
Termo utilizado para refletir mudanças na estrutura de capital de uma empresa, por meio da incorporação de novos recursos (ou reservas) ao capital da empresa. Uma empresa pode obter ganhos de capital por meio de contribuições de seus acionistas, possivelmente na forma de emissão de novas ações no mercado, entrada de capital de outras empresas, bônus (distribuição gratuita de novas ações, etc.) sobre.
A sigla em inglês significa “Business to Business”, ou em português, transações entre empresas. Este termo é usado para definir a atividade business-to-business.
Sigla em inglês que significa “Business to Consumer”, ou, em português, transação de empresa com consumidor. Este termo é usado para definir os negócios entre uma empresa e seus consumidores.
Ele registra os resultados das transações de commodities (exportações e importações) entre um país e o resto do mundo. Se o valor das exportações exceder o valor das importações, a balança comercial será superavitária, caso contrário, a balança comercial será deficitária. A balança comercial é usada para calcular o balanço de pagamentos.
Um balanço da posição econômica e patrimonial de uma empresa, referente a um determinado período do exercício financeiro da empresa. Ao contrário de um balanço que é publicado em períodos específicos, um balancete pode ser publicado sempre que necessário.
Termo que se refere a um dos itens que compõem o balanço de pagamentos de um país. A conta de balanço de capitais inclui os empréstimos, financiamentos, investimentos ou amortizações feitas no país.
A balança de pagamentos registra os resultados de todas as transações (bens, serviços, transferências e fluxos de capitais) entre um país e o resto do mundo. Todas as contas de bens, serviços e transferências unidirecionais são agregadas para obter um saldo em transações correntes. Esse saldo é somado aos resultados das contas de capital e aos erros e omissões para obter o saldo do balanço de pagamentos. A variação das reservas é sempre igual ao saldo do balanço de pagamentos, pois se o país recebeu mais do que enviou, as reservas aumentaram; o contrário acontece se o país remetente for maior que o valor recebido.
As demonstrações financeiras detalham e quantificam os ativos, passivos e patrimônio líquido de uma empresa. Em termos de moeda, o balanço patrimonial mostra o que a empresa possui (ativos), quanta dívida (passivo), quanto os acionistas investiram no negócio (capital) e o negócio Quanto lucro ou prejuízo foi obtido desde a sua criação. (reserva de renda). O balanço patrimonial mostra essas informações em uma determinada data, como o último dia de um trimestre, semestre ou ano.
O principal órgão de governo do sistema financeiro nacional. Foi fundado em 1964, combinando uma série de atividades até então desenvolvidas pelo Banco do Brasil. O Bacen é o órgão responsável pela regulação do sistema financeiro, atuando como banqueiro do governo. Entre suas principais funções estão:
Compra e venda de títulos federais (principalmente por meio de operações de mercado aberto), tanto para fins de financiamento do tesouro nacional quanto para execução da política monetária.
Aceitar depósitos compulsórios e voluntários do sistema bancário, bem como realizar operações de redesconto e outros empréstimos a instituições financeiras.
São concedidas autorizações para operar, controlar e impor sanções às instituições financeiras, de acordo com as regras determinadas pelo CMN (Conselho da Moeda Nacional).
É o órgão fiscalizador das reservas internacionais do país e corresponsável (com o Tesouro Nacional) pela política de financiamento externo do Brasil.
É responsável pela emissão de notas e moedas.
Os BDRs (Brazilian Depository Receipt) é um recibo emitido por um banco depositário brasileiro e representa as ações de um emissor estrangeiro depositadas e depositadas por aquele banco. O BDR dá aos investidores brasileiros a oportunidade de investir em empresas estrangeiras sem precisar sair da Bovespa.
O termo em inglês significa que o mercado está em tendência de baixa. A associação com o “urso” deve-se à forma como o animal ataca a sua vítima, ou seja, com uma patada vinda de cima para baixo.
O termo é derivado do inglês e define o processo utilizado para avaliar o desempenho de um ativo financeiro em relação ao desempenho de outros ativos financeiros identificados como os de melhor desempenho no setor (ou investimentos). Amplamente utilizado na análise de desempenho de fundos de investimento, onde o desempenho da carteira de um fundo é comparado com o desempenho de um benchmark ou índice de referência. Por exemplo, no caso de fundos de ações, o índice de referência geralmente é o Ibovespa, enquanto em fundos DI e fundos de renda fixa, o índice de referência mais utilizado é o CDI. Também é usado para determinar o processo de melhoria da gestão de uma empresa, implementando as melhores práticas e processos adaptativos com base na experiência pessoal ou observando o desempenho de empresas ou organizações competitivas. O objetivo do benchmarking é realizar uma análise comparativa dos procedimentos adotados pela empresa com os utilizados pelos concorrentes, com o objetivo de melhorar o desempenho da empresa.
Inclui bens de consumo que oferecem um serviço por um período de tempo relativamente longo, como: máquinas de lavar, geladeiras ou carros.
Uma medida do risco identificável de um título. O coeficiente beta pode ser considerado um indicador do retorno relativo de uma ação em relação ao retorno do mercado (Ibovespa). O beta de mercado é igual a 1 e todos os outros betas são calculados de acordo. Um beta positivo indica que a ação está se movendo na mesma direção do mercado, enquanto um beta negativo indica um movimento na direção oposta. Betas positivas são mais comuns que betas negativas. Uma ação com beta 2.0 reage duas vezes mais rápido ao mercado, ou seja, a ação tem uma variação de 2% no retorno para cada variação de 1% no retorno do mercado.
Termo utilizado para definir uma situação em que dois tributos emitidos por entidades diferentes incidem sobre o mesmo bem ou fato tributável.
Termo usado para se referir a ações de alta liquidez e métricas de negociação de mercado. Em geral, são ações de empresas tradicionais, de alta reputação e de grande porte. Exemplos no Brasil incluem: Petrobras, Vale, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, etc.
Bolsa onde se negociam mercadorias (commodities), tais como café, açúcar, algodão, etc, assim como contratos futuros de ativos e mercadorias como: taxas de juros, taxas de câmbio, índice de ações, ouro, cupom cambial, títulos da dívida, soja, milho, açúcar, café, boi gordo, álcool anidro e algodão. As negociações são feitas nos mercados à vista e de futuros. A maior bolsa de mercadorias do Brasil é a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), fundada em 1971. Para negociar na BM&F é necessário a intermediação de uma corretora de mercadorias e um registro na própria bolsa.
Em 25/03/2008, foi realizada a fusão entre as bolsas Bovespa e BM&F, criando a BM&FBovespa, a terceira maior bolsa de valores do mundo em ordem de valor de mercado.
Reúne a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), onde são negociadas as ações (mercado de capitais) e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (a BM&F), que negocia, entre outros itens, as commodities agropecuárias.
Lugar onde se negociam títulos e valores mobiliários (sobretudo ações, opções, direitos e debêntures).
Termo que denota obrigações conversíveis emitidas por uma empresa que dão direito a subscrever novas ações da empresa dentro de um prazo determinado e a um preço compatível com o limite de aumento de capital permitido pelo regulamento da empresa. Se o acionista não fizer uma compra nesse período, ele perde o direito de subscrever e não tem o direito de receber de volta o dinheiro pago antecipadamente.
Termo que designa a Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, a maior bolsa de valores do país. Muitas vezes se confunde o termo Bovespa com o Ibovespa, que na verdade é o principal índice de ações da bolsa paulista.
Mercado criado pela Bolsa de Valores de São Paulo para negociar títulos de dívida corporativa, ou seja, Instrumentos brasileiros de renda fixa não emitidos pelo governo. Dessa forma, o Bovespa Fix atua como um ambiente integrado de negociação, liquidação e estocagem de títulos de renda fixa. Títulos e letras se destacam entre os principais instrumentos negociados. Os títulos de renda fixa são negociados no Bovespa Fix por meio do SISBEX, sistema eletrônico que oferece funções adequadas a esse mercado.
O processo de identificação de um produto ou serviço através da atribuição de uma marca, símbolo e/ou identificador.
A terminologia inglesa significa que o mercado está em tendência de alta. A associação com “toros” (bulls) vem da forma como o animal ataca suas vítimas, ou seja, com o chifre de baixo para cima.
O Departamento de Comércio dos EUA emite relatórios mensais sobre as vendas e estoques das empresas americanas, levando em consideração o comércio industrial, atacadista e varejista. No entanto, as informações deste relatório referem-se ao mês anterior e ao mês de publicação.
No entanto, esse índice é importante porque a diminuição dos estoques e o aumento dos volumes de vendas indicam uma possível recuperação da atividade econômica local. Por outro lado, uma diminuição no estoque sem aumento nas vendas pode indicar apenas uma diminuição no estoque da empresa.
A estratégia é escolher ações de grandes empresas, comprá-las na bolsa e mantê-las na carteira por muito tempo, independente das oscilações que sempre acontecem no curto prazo.
Uma das aplicações mais famosas do mercado brasileiro, a caderneta de poupança é sinônimo de segurança para muitos investidores. Uma das maiores críticas à poupança é sua rentabilidade relativamente baixa. Os depósitos de poupança estão isentos de Imposto de Renda Pessoa Física, a título de compensação TR (correção monetária) 0,5% (juros) ao mês, vencimento a cada 30 dias.
Termo que vem do inglês e é usado no mercado de opções e significa opção de compra. Quando um investidor compra uma opção de compra, ele paga um prêmio para obter o direito de comprar determinado ativo financeiro a um preço predeterminado durante a vida da opção ou quando ela expirar.
Define todas as operações em que a moeda nacional é trocada por uma moeda estrangeira ou vice-versa. No caminho, o turista troca moeda nacional por moeda estrangeira no banco. Se ainda houver moeda no momento da devolução, ela poderá ser trocada pela moeda nacional no banco. Você pode encontrar diferentes taxas de câmbio para a mesma moeda no jornal. Em todos os casos, sempre há um bid e uma oferta, a diferença entre as duas taxas é chamada de spread, que determina o lucro da instituição financeira com a transação. Isso ocorre porque a taxa de venda é a taxa que um banco usa para definir o preço pelo qual vende dólares aos investidores, enquanto a taxa de compra é a taxa que paga pelos dólares que os investidores vendem a ele. Como esperado, a taxa de oferta é menor que a taxa de demanda, quanto maior a diferença, maior o spread e o lucro do banco.
Política cambial em um país onde a moeda local flutua de acordo com a oferta e demanda da moeda que está sendo trocada (geralmente o dólar americano) e essa demanda pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a situação política e econômica do país, internacional mercados, etc.
Conversão de reais para moeda estrangeira no mercado paralelo. O termo dólar paralelo é usado, por exemplo, para determinar o preço de compra ou venda da moeda americana fora dos canais de conversão autorizados do banco central. Isso geralmente é feito por meio da troca física de moedas, ao contrário do dólar, onde a negociação é feita eletronicamente. Qualquer atividade comercial no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira sem origem justificada, é ilegal e sujeita o cidadão ou empresa a consequências legais.
É a soma de todos os recursos, bens e valores mobilizados para criar um negócio.
Parte da subscrição de capital que o acionista da empresa ainda tem que pagar, ou seja, que ainda não foi pago à empresa.
Com foco no mercado brasileiro, são empresas cujos valores mobiliários, como ações, são registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e podem ser negociados em bolsa de valores ou no mercado de balcão. A CVM pode categorizar as companhias listadas de acordo com os tipos e categorias de valores mobiliários que emitem e negociam naquele mercado. As sociedades anônimas devem seguir diversas regras quanto a demonstrações financeiras, fatos relevantes, pareceres de auditores, etc.
Um termo que define a autoridade legal de uma assembleia geral ou conselho de administração para aumentar o capital social de uma empresa.
O capital de giro de uma empresa é definido como a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante de uma empresa. A maioria das empresas precisa operar com uma certa quantidade de capital de giro, mas a quantidade exata depende do setor em que a empresa atua. Empresas com fluxos de caixa altamente previsíveis, como as distribuidoras de energia, podem operar com capital de giro negativo, mas a maioria das empresas deve manter níveis positivos de capital de giro.
É a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante que constam do balanço patrimonial de uma empresa em uma determinada data. Quando o ativo circulante é maior que o passivo circulante, tem-se um capital circulante líquido próprio. Quando o ativo circulante é menor que o passivo circulante, tem-se um capital circulante líquido negativo ou de terceiros.
Termo que se refere ao capital (próprio ou de terceiros) que uma empresa utiliza para financiar sua produção, como dinheiro utilizado para pagar fornecedores. Os fundos de terceiros geralmente são coletados de bancos comerciais, por exemplo, por meio de contas de desconto.
Termo usado para definir parte do capital de uma empresa que é investida em uma atividade ou instrumento que pode gerar uma perda ou lucro maior do que seria normalmente esperado no curso normal dos negócios.
Termo usado para definir a parte do capital investido em uma empresa que não é de propriedade dos acionistas e geralmente corresponde à dívida da empresa.
Empresa de capital fechado (títulos não negociados na Bolsa de Valores) que trabalha no regime de sociedade anônima e que tem suas ações nas mãos de poucos acionistas.
Define o tipo de fundo de investimento que visa proteger o investimento inicial em caso de oscilação negativa do Ibovespa. Se a rentabilidade do Ibovespa for positiva, a rentabilidade do fundo também será, mas em menor escala, enquanto a rentabilidade do Ibovespa for negativa, o investidor terá a garantia de que, quando o investimento vencer, receberá o mesmo valor originalmente investido.
Termo que se refere ao conhecimento e informações colhidos pelos colaboradores de uma organização, bem como aos investimentos na capacitação desses profissionais.
Termo que representa a conta de capital de uma empresa na qual foi recebido o valor integral das ações subscritas.
A soma dos ativos de uma empresa que representam seu corpo de conhecimento e podem proporcionar uma vantagem competitiva. Parte do capital intelectual da empresa: conhecimento, habilidades e experiência dos funcionários, patentes, tecnologias desenvolvidas internamente, bancos de dados/informações, etc.
Termo usado no mercado de seguros que define uma quantia fixa de dinheiro em uma apólice. Desta forma, o capital segurado do seguro corresponde ao valor máximo estabelecido para o objeto segurado. Esse valor pode ser fixo se o benefício for pago integralmente (por exemplo, seguro de vida) ou proporcional se for calculado com base na perda sofrida (por exemplo, seguro de carro).
O capital social da empresa reflete parte dos ativos financeiros que os acionistas investiram na empresa. O montante do capital social realizado da empresa, juntamente com os fundos de capital, valorização e o lucro ou prejuízo acumulado do período de relatório constitui o capital social da empresa.
Parcela de subscrição que o acionista deverá pagar, de acordo com determinação do órgão que autorizou o aumento de capital de uma sociedade.
Montante de capital social acrescido da parcela de subscrição paga pelo acionista.
Valor efetivamente subscrito, ou depositado, na empresa pelos seus acionistas.
Uma pessoa que investe temporariamente em empresas emergentes com claro potencial de crescimento, cujo objetivo é obter um retorno melhor do que as alternativas no mercado financeiro. Em geral, essas pessoas participam da gestão da empresa no momento do investimento.
A capitalização bursátil é um indicador usado para medir o valor de mercado de todos os ativos cotados em uma determinada bolsa de valores.É calculado pela soma do valor de mercado de cada ação, que é obtido pela multiplicação do número de ações pelo preço de fechamento do período desejado. Para a Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo publica dados diariamente, semanalmente e mensalmente em reais e dólares norte-americanos.
Venda de títulos comerciais ou de renda por instituição financeira para obtenção de recursos no mercado.
Termo usado para definir o período em que o participante/investidor não pode resgatar os recursos aplicados no seu plano ou fundo de investimento. No caso de seguro de vida e saúde, este termo define o período durante o qual a instituição contratada fica isenta do pagamento de indenização ao segurado.
O termo é usado para determinar quanto imposto de renda é coletado de um determinado segmento da economia ou de toda a economia. Assim, quando se diz que um determinado setor tem uma carga tributária alta, significa que muitos impostos são cobrados desse setor, a carga tributária de um país geralmente é analisada em relação ao produto interno bruto.
O Carnê-leão é um imposto de renda mensal obrigatório sobre rendimentos recebidos de outra pessoa física (como bônus) ou rendimentos recebidos no exterior com os quais você não tenha vínculo empregatício. O agente é responsável pela cobrança que deve ser feita mensalmente por meio do formulário DARF. O Carnê-Leão deve ser pago se os rendimentos obtidos após as deduções permitidas forem superiores ao limite de isenção da tabela mensal de imposto de renda progressivo.
Termo usado para definir as taxas de juros que as companhias abertas de previdência privada cobram pelas contribuições dos investidores a um plano de previdência. Essas taxas dependem do tipo de arranjo e são determinadas pela própria empresa. O objetivo é compensar os custos de investimento de acordos administrativos, de corretagem e de seguros. Nos contratos de seguro de vida com opção de pensão, a taxa de aumento é limitada a 10%.
A Carteira Administrada é um serviço profissional de gestão de ativos especializado na seleção de ativos. Destinada a pessoas físicas qualificadas para investidores profissionais, a carteira é uma carteira de gestão ativa que visa diversificação, estabilidade e rentabilidade.
Uma carteira de ações nada mais é do que um grupo de ações em diferentes empresas de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas.
Uma carteira de investimento é um conjunto de ativos detidos por um investidor, pessoa física ou pessoa jurídica. Esses ativos podem incluir: ações, fundos, títulos públicos, debêntures, aplicações imobiliárias, entre outros. Portfólio permite a diversificação de ativos e riscos, o que aumenta a tranquilidade do investidor e reduz a volatilidade dos ativos.
A CBLC, Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, é responsável pela liquidação das transações em todo o mercado de ações brasileiro e é responsável pela detenção de 100% dos títulos brasileiros. Além disso, a empresa também pode fornecer esse serviço para outros ativos, como certificados de privatização, títulos, certificados de investimento, certificados audiovisuais e ações imobiliárias.
A CBLC foi constituída como empresa independente no início de 1998, como resultado da reestruturação da estrutura de capital realizada pela Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Com isso, a empresa concentra as atividades relacionadas à liquidação, liquidação, custódia e gestão de riscos para o mercado financeiro.
É uma base de dados onde são registados os emitentes de cheques devolvidos. Saiba como verificar se o seu nome está no CCF e como retirá-lo. O cheque é um meio de pagamento amplamente utilizado no passado. Embora essa forma tenha sido substituída por meios mais digitais, ainda é utilizada por muitos brasileiros.
São títulos emitidos por bancos comerciais, bancos de investimento e bancos de desenvolvimento que representam depósitos a prazo. A taxa de juros paga em CDB pode ser fixa, variável ou flutuante, esta última relacionada à variação percentual do indexador.
O CDC – Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor em 11 de março de 1991, tem como objetivo proteger os direitos dos consumidores de possível uso indevido por empresas e instituições financeiras na prestação de serviços. O objetivo do CDC não é apenas proteger os produtos de consumo, mas também sua saúde física e mental. No primeiro caso, estamos falando de empresas que o CDC proíbe de vender produtos ou mercadorias que prejudiquem a saúde física e mental dos consumidores.
O crédito ao consumidor (CDC) é uma forma de financiamento para aquisição de produtos e serviços destinada a quem deseja realizar compras parceladas. Com esse tipo de empréstimo, é possível comprar mercadorias sem pagar todo o valor em dinheiro.
Os depósitos interbancários são uma forma de investimento em que os bancos usam seus lucros ou emprestam de outros bancos para aumentar a liquidez. O período de aplicação é de um dia útil. O CDI é usado principalmente como referência para comparar o desempenho de fundos mútuos de renda fixa, como fundos de investimento direto e todos os subtipos de ativos de renda fixa.
Título do governo nacional emitido para quitar dívidas do INSS, emitidos na Cetip de forma equilibrada com remuneração variável e vinculados à variação da TR.
Fundada em 1986, a CETIP é uma das maiores câmaras depositárias e financeiras da América Latina e um mercado de balcão organizado para registro e negociação de valores mobiliários de renda fixa. Dentre os títulos privados podemos citar as Debêntures, CDB, Letras de Câmbio e CDI. Estes títulos são mantidos escrituralmente no Cetip e são financiados com recursos disponíveis. Também são custodiados na Cetip os títulos estaduais e municipais que ficaram fora das regras de rolagem. Dentre os títulos públicos incluem-se TDAs, CFT e CDPs.
Os títulos do Tesouro, que são emitidos como ações à taxa Selic, exceto CTF-F, possuem taxa variável, pois a NTN possui várias séries, cada uma com seu próprio índice (IGP-M, Bolsa, TR e etc).
Termo utilizado para subscrever novas ações, com ou sem prêmio, para aumentar o capital de uma empresa.
Um termo comercial usado por muitas bolsas. Por causa da mudança, assim que o indicador, que reflete o preço de uma série de ações, cai drasticamente, a negociação é interrompida. No caso da Bolsa de Valores de São Paulo, o circuito foi ativado quando o índice Ibovespa caiu 10% em relação ao final do pregão anterior, resultando em uma pausa de 15 minutos. Se a queda atingir 15%, o tempo de inatividade é de 1 hora, caso ele continue caindo até 20% em relação ao último fechamento, as negociações podem ser interrompidas por tempo indeterminado.
Os clubes de investimento funcionam da mesma forma que os fundos mútuos, exceto que o número de membros do clube é limitado a 50 membros que são geralmente conhecidos ou relacionados ao grupo. A responsabilidade de administrar os recursos aplicados numa carteira diversificada de ações é de uma instituição financeira autorizada.
Abreviatura de Comissão Nacional de Bolsa de Valores Nacional. A CNBV é uma associação sem fins lucrativos que representa os interesses das bolsas de valores, órgãos monetários e reguladores do país.
Este é o identificador gerado pelas bolsas de valores para identificar as ações listadas. Na Bovespa, o código é composto por quatro letras que identificam a empresa e um ou dois números que identificam o tipo de ação.
Tributo federal cobrado com base na receita bruta das empresas. A sigla significa Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Dessa forma, a COFINS é usada para financiar a seguridade social, isto é: a previdência, a saúde e assistência social dos trabalhadores. Essa taxa é normalmente paga por empresas privadas, com exceção das micro e pequenas empresas atendidas pelo Simples, caso em que a taxa está incluída no imposto pessoal.
Ativos financeiros ou outro tipo de ativos dados como garantia por um devedor para dar segurança a a um determinado empréstimo.
Autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, criada em 1976 para fiscalizar e disciplinar as operações ou valores mobiliários e demais assuntos inerentes ao mercado de títulos. Desta forma, a CVM disciplina o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação das partes envolvidas, como as companhias abertas, os intermediários financeiros e os investidores, além de outros cuja atividade gira em torno desse universo principal. Dentre as responsabilidades das CVM estão o registro de companhias abertas; credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários; organização, funcionamento e operações das bolsas de valores; administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários; suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizações.
Termo em inglês que significa mercadoria. Trata-se de produtos primários como café, soja, milho, trigo, petróleo, além de alguns produtos industriais semi-elaborados como celulose e açúcar. Uma commodity costuma ter características muito parecidas com a de outros produtores, permitindo que sejam cotadas nas Bolsas de Valores.
Use os recursos obtidos com o financiamento da corretora para obter ações em dinheiro. Esses negócios ocorrem no mercado à vista da bolsa de valores, os prazos de liquidação, comissões e liquidação do financiamento são negociados pelo investidor e pela corretora.
A conta-investimento, introduzida no dia 1º de outubro de 2004, é uma nova modalidade de conta para aquelas pessoas que têm dinheiro aplicado, sendo que sua principal característica é isentar o investidor do pagamento da CPMF na movimentação de recursos entre contas de mesma titularidade. A conta tem a mesma titularidade da conta corrente do aplicador, sendo que para aqueles clientes que não possuem recursos aplicados, a conta-investimento será aberta tão logo ocorra a primeira aplicação. A implantação da conta-investimento obedecerá a um período de transição, que durará até 30 de setembro de 2006. Neste período de transição, tanto a primeira aplicação quanto a primeira renovação ainda estarão sujeitas à incidência da CPMF. A partir de 1º de outubro de 2006, por sua vez, ou seja, exatamente dois anos após a sua introdução, a conta-investimento passa a ter funcionamento pleno, com isenção total da CPMF.
Um contrato para comprar ou vender um ativo no futuro a um preço fixo atual.
É o instrumento que, firmado pelo consorciado e pela administradora, por meio da assinatura da Proposta de Adesão, cria vínculo jurídico obrigacional entre as partes e, desta forma, o consorciado formaliza seu ingresso em um grupo, estando nele expressas as condições de operação de consórcio, bem como, de forma clara e explícita, os direitos e deveres das partes contratantes.
Os acordos para mutuários que vendem seu imóvel, mas não transferem o acordo financeiro para o nome do novo proprietário, são chamados de contrato de gaveta. Portanto, mesmo que a propriedade tenha sido vendida, o contrato ainda está vinculado ao proprietário anterior.
A principal razão pela qual a maioria dos novos proprietários opta por não transferir o acordo financeiro é que neste caso será feita uma nova análise de crédito sobre a situação, o que aumentaria o valor do terreno.
Termo utilizado em planos de previdência privada que define o valor investido no plano. Os pagamentos podem ser fixos, mensais ou aleatórios e são usados para financiar benefícios de aposentadoria.
Nos PGBLs e regimes tradicionais, o valor das contribuições, desde que não ultrapasse 12% da renda bruta anual do investidor, pode ser deduzido do imposto de renda a pagar, para o qual deve ser selecionada a declaração integral do imposto de renda.
O COPOM foi instituído em 20 de junho de 1996 com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa básica de juros. O COPOM decide a meta da taxa SELIC, taxa básica da economia, que deve vigorar no período entre suas reuniões e, em alguns casos, o seu viés ou tendência. A taxa SELIC é a média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação de Custódia (SELIC) para títulos federais.
Uma comissão de corretagem, uma comissão paga aos intermediários financeiros que realizam comprar ou vender títulos.
São valores iguais que dividem o patrimônio líquido do fundo mútuo. O valor investido num fundo mútuo é dividido por um determinado número de cotas, que determinam o valor da cota do fundo.
Cotas de fundos mútuos correspondem a um determinado preço das ações da empresa. O valor de mercado do fundo é calculado como o valor de mercado da Companhia, ou seja, multiplicando o número total de ações pelo valor da ação naquela data.
O preço de títulos, ações, moedas estrangeiras ou commodities. Este termo é usado principalmente em bolsas de valores ou commodities.
O CPF, anteriormente conhecido como CIC (Carteira de Identidade do Contribuinte), é um documento de identificação necessário para pessoas que lidam com diversas situações cotidianas, como abrir conta em banco, trabalhar na bolsa de valores, registrar carteira profissional. Dessa forma, o CPF é o ID mais importante depois do RG.
O Departamento do Trabalho dos EUA publica mensalmente o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ou CPI (Consumer Price Index), calculado com base em uma cesta predefinida de bens e serviços. Esse índice é muito importante porque é um dos indicadores mais importantes para analisar o comportamento da inflação.
A palavra tem vários significados diferentes. Pode significar, por exemplo, “boa situação” ou quando você empresta bens, serviços ou dinheiro para alguém pagar no futuro.
Se a fatura não for paga integralmente, o saldo restante será financiado automaticamente. Esse financiamento é chamado de crédito rotativo, e o saldo é ajustado de acordo até o pagamento integral. A taxa de juros do cheque especial é chamada de taxa do cheque especial e pode variar muito dependendo do perfil do titular do cartão e do banco que emitiu o cartão.
Documento que mostra se a posição da empresa no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é regular ou não. Pode ser obtido nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou no endereço eletrônico da instituição (www.caixa.gov.br). Você só precisa de um número de CNPJ ou CEI (um registro específico do INSS) para obter o certificado.
Envolve a coleta de dados e a análise dos fatos ocorridos em chão de fábrica através do controle da produtividade, em termos de quantidade produzida, defeitos e paradas de máquinas.
Este é um imposto federal pago pelas empresas, e a alíquota cobrada pelo regime de competência (a receita total da empresa) varia de acordo com as atividades da empresa.
Contribuição das empresas para o sindicato que representa sua classe. O seu cálculo baseia-se no valor do capital social da empresa em função da dimensão da localização e do número de colaboradores. A frequência deste pagamento é uma vez por ano.
Título de responsabilidade do Tesouro Nacional, emitido diretamente aos mutuários agrícolas e que tem por finalidade fornecer capital para a renovação de suas dívidas junto aos bancos. O título é emitido apenas a valor contábil na Cetip e é indexado à variação do IGP-M.
A taxa de juros é determinada na emissão de um título de renda fixa, onde o emissor se compromete a pagar juros em intervalos regulares. As taxas de juros podem ser fixas (por exemplo, 10% a.a.) ou variáveis (por exemplo, TR 5%). O intervalo de pagamento também é determinado no momento da emissão, sendo os pagamentos trimestrais, semestrais ou anuais os mais utilizados. É importante notar a diferença entre cupons e rendimentos porque o cupom é independente do preço de negociação do ativo, enquanto o rendimento ou rendimento varia inversamente com as mudanças no preço do ativo.
A taxa de juros é determinada na emissão de um título de renda fixa, onde o emissor se compromete a pagar juros em intervalos regulares. As taxas de juros podem ser fixas (por exemplo, 10% a.a.) ou variáveis (por exemplo, TR 5%). O intervalo de pagamento também é determinado no momento da emissão, sendo os pagamentos trimestrais, semestrais ou anuais os mais utilizados. É importante notar a diferença entre cupons e rendimentos porque o cupom é independente do preço de negociação do ativo, enquanto o rendimento ou rendimento varia inversamente com as mudanças no preço do ativo.
Rl = Taxa de retorno exigida de ativo de risco livre, geralmente medida como retorno de um título de governo de longo prazo;
Beta = Coeficiente beta da empresa;
Rm = taxa de retorno exigida do mercado;
(Rm-Rf) = Pode ser visto como prêmio pelo risco de mercado.
Custos que não mudam com os volumes de produção e geralmente são baseados em contratos, como custos de aluguel.
Custo de capital medida que pondera o custo de cada tipo de capital (terceiro ou capital próprio) e o peso depende da participação de cada tipo de capital na estrutura de capital da empresa.
O valor nominal é dado aos custos que começam a diferir da faixa de volumes de produção. Um exemplo desse tipo de despesa é a comissão de vendas, que pode ser fixada em determinado valor e aumentada para valores maiores.
Custos que variam diretamente com o volume de vendas da empresa. Os custos de produção são exemplos deste tipo de custo.
Aos investidores são oferecidos títulos e um serviço de custódia de títulos. Existem dois tipos de depósitos:
Fungível: os valores sacados neste tipo podem diferir dos valores depositados, embora sejam do mesmo tipo, qualidade e quantidade;
Infungível: Os valores armazenados neste tipo de repositório são armazenados separadamente pelo repositório.
O dia em que a ação começa a ser negociada na bolsa de valores sem direito a receber rendimentos, como dividendos ou juros sobre capital próprio. Geralmente, as ações são negociadas em baixa no dia, indicando que os investidores não têm mais direito aos retornos que já estavam precificados na sessão anterior.
No caso de investimento, é a data em que os recursos aplicados no fundo são convertidos em cotas. No momento do resgate, esta é a data em que as cotas do fundo são convertidas ao seu valor real.
Termo utilizado para designar a data de registro no pregão da compra ou venda à vista de ações objeto de opção.
A data em que o contribuinte começa a receber pensões de acordo com o plano de previdência em que participou.
Este é o dia em que o direito de exercício da opção expira. Nesse dia, o preço da opção deve ser a diferença entre o preço de exercício e o preço de mercado à vista da ação.
Conjunto de compras e vendas que ocorrem no mesmo dia por investidores do mesmo valor. No Brasil, as transações de compra e venda devem ser feitas por meio de uma corretora.
Títulos de dívida são títulos de renda fixa de longo prazo (ou seja, vencimentos superiores a um ano) emitidos por empresas que podem ser garantidos por algum tipo de ativo. Seu principal objetivo é financiar projetos de investimento ou alongar dívidas empresariais. A emissão de obrigações pode ser acompanhada de termos convertíveis, o que significa que as obrigações em circulação no final do período podem ser convertidas num número semelhante de ações da empresa. Embora a grande maioria dos títulos de dívida sejam considerados títulos de renda fixa, alguns podem ser considerados como títulos de renda variável, desde que a remuneração oferecida seja com base na participação nos lucros da empresa emissora.
Os investidores podem escolher quais títulos serão convertidos em ações com prazos pré-determinados (preço, valor e data).
Desde 1996, a legislação do IRPF permite que até 12% do lucro líquido dos participantes de planos de previdência privada sejam descontados da base da conta (no caso do PGBL – Plano Gerador de Benefícios Livres).
Quando do resgate dos recursos, antecipadamente ou ao final do plano, o contribuinte passa a recolher o IR de acordo com a tabela regressiva vigente na época.
Termo que reflete a queda do nível geral de preços, ou seja, contra a inflação.
Contabilidade que descreve e identifica as receitas e despesas da empresa. Em termos de unidades monetárias, a demonstração de resultados mostra o que a empresa recebeu, quanto gastou e os resultados das operações. As demonstrações de resultados fornecem essas informações em intervalos de tempo específicos, e as empresas públicas devem publicar contas trimestrais e anuais.
Termo utilizado para definir um desconto que visa reduzir o valor contábil de um ativo específico. Como item contábil, a depreciação não afeta diretamente a liquidez da empresa.
São instrumentos financeiros cujas características estão vinculadas a títulos ou outros ativos por referência. Por exemplo: opções de ações, futuros de dólar comercial, índices Bovespa ou preços DI
Um termo que define a diferença entre o valor de mercado e o valor de face de um título. Se o valor de mercado ou o valor pago for menor que o valor de face, a diferença é chamada de desconto. Se for maior que o valor de face, a diferença é chamada de prêmio.
O aumento do número de ações representativas do capital social da sociedade desta forma não implica qualquer modificação do capital social ou do valor global de mercado da sociedade no momento da separação. Um exemplo comum de grupamento ocorre quando o valor nominal da ação atinge um valor alto, o que pode fazer com que a empresa divida as ações em várias ações, reduzindo assim o valor das ações. Dessa forma, o aumento no número de ações foi compensado por uma diminuição no valor da ação. Ações que não afetem o valor de mercado da empresa ou os interesses de cada acionista.
A depreciação de uma moeda em relação a outra. Por exemplo, quando dizemos depreciação real em relação ao dólar, isso significa que o valor real cai em relação ao dólar, então é preciso mais realismo para comprar um dólar.
Essa é a prioridade que a empresa dá aos acionistas existentes para comprar um novo lote de ações em um valor abaixo ao negociado no mercado. Os acionistas podem exercer esse direito vendendo-o em pregão ou cedendo-o a um terceiro. Também conhecido como direito de preferência
A empresa distribui pagamentos aos seus acionistas, distribuindo uma parte do lucro líquido da empresa para diferentes classes de ações. O valor deve ser pago em dinheiro, na proporção do número de ações possuídas, e deve ser determinado pelo conselho de administração da empresa. Os dividendos geralmente são anualmente, semestralmente ou trimestralmente.
Pela Lei das S.A., deverá ser distribuído um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício.
A taxa de câmbio divulgada pelo Banco Central é utilizada na balança comercial e de serviços para o Estado (exportações e importações), na amortização de dívidas externas e na transferência de lucros de empresas sediadas no exterior.
Operações de câmbio de reais para dólares no mercado flutuante. Também conhecido como “turismo”, o mercado flutuante é o principal critério para a compra de viagens em moeda estrangeira, incluindo dinheiro e viagens US$.
Também conhecido como câmbio negro ou dólar negro, é a taxa pela qual os dólares são comprados ou vendidos fora dos canais de câmbio aprovados pelo banco central. Isso geralmente é feito por meio de uma troca de moeda física, em vez de uma transferência eletrônica de dólares para transações eletrônicas.
A cotação fiscal do dólar norte-americano calculada pelo banco central é a taxa média ponderada entre a taxa de câmbio do dólar norte-americano e o volume de negociação que inclui cada taxa de câmbio negociada naquele dia.
Termo em língua inglesa que se refere ao processo de reestruturação da empresa, realizado pela redução do quadro de funcionários ou fechamento de empresas não relacionadas às atividades principais da empresa.
O termo em inglês refere-se a uma medida de risco na qual é analisado o efeito de mudanças nas taxas de juros de um determinado ativo ou carteira. Por exemplo, um ativo cuja duration é 2 tem seu valor aumentado em 2% no caso de uma queda de 1% nos juros.
Abreviação do inglês “Earnings Before Interest and Taxes”. Em português, significa lucro antes de juros e impostos e pode ser substituído pela sigla EBIT.
Abreviação do inglês “Earnings Before Interest Taxes Depreciation and Amortization”. Em português, significa lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização e pode ser substituído pela sigla EBITDA
Refere-se às condições sob as quais os participantes de um determinado sistema previdenciário atendem às condições de entrada e saída do sistema.
Emissões de títulos públicos realizadas diretamente aos mais diversos agentes econômicos nos termos da Lei, que se destinam à securitização das dívidas da União, operações estruturadas, assunção e refinanciamento das dívidas de Estados, Municípios e empresas estatais.
Em geral, é uma remuneração ou benefício que é concedido a uma pessoa, diferente do que já recebeu consistentemente, pelo desempenho de suas funções.
(1) No mercado de ações refere-se à taxa paga à Bolsa de Valores por conta dos negócios de compra e venda serem realizados em suas instalações, e não inclui custos com liquidação e custódia das ações.
(2) No mercado segurador, o termo refere-se às taxas adicionais que as seguradoras cobram do segurado, inclusive os impostos incidentes sobre o seguro.
Inovadores que tentam introduzir novos produtos, serviços, tecnologias de produção e até novas formas organizacionais tomam decisões que irão reger o futuro da empresa, não apenas assumindo riscos pessoais, mas assumindo investidores empreendedores e todos os demais envolvidos em seus negócios.
Competências que permitem às pessoas entrar no mundo do trabalho e sobreviver numa sociedade competitiva. Também pode ser definida como a capacidade de um indivíduo demonstrar criatividade, perseverança, capacidade de garantir o alcance de metas por meio de liderança, iniciativa, flexibilidade, capacidade de gerenciar situações e uso de recursos.
Uma organização que produz e/ou vende bens e serviços com fins lucrativos.
O prazo para uma empresa que se oferece para aderir a um plano de aposentadoria em grupo e compartilhar todos ou parte dos custos de contribuição do plano. A empresa tem direitos exclusivos de agência.
Empresa criada dentro de faculdade, universidade ou escola técnica, constituída por alunos orientados por professores para a realização de atividades empresariais contratadas por clientes reais. Ao oferecerem serviços de consultoria e assistência gratuitos (ou a custos muito baixos), estas empresas ajudam no desenvolvimento das micro e pequenas empresas do país.
Geralmente refere-se a taxas cobradas pelo emissor, além de encargos de financiamento, e também inclui taxas de financiamento e administração de subscrição. A fatura geralmente é cobrada como uma porcentagem da dívida devida sobre o crédito rotativo, e essa taxa é paga apenas no dia seguinte ao vencimento da fatura. A fatura mensal mostra a taxa do contrato para esse período e a taxa máxima para o período seguinte. Dessa forma, o proprietário sabe com antecedência o percentual máximo que pagará se decidir financiar a compra.
Isso acontece quando uma pessoa ou uma empresa toma emprestado o dinheiro de que precisa. Nesse caso, é importante entender os juros que o credor cobrará e a capacidade de pagamento do devedor. Para pessoas físicas, é recomendado que o valor da restituição não ultrapasse 25% da renda familiar mensal para evitar descompassos financeiros.
As métricas usadas na análise financeira para entender a estrutura de capital de uma empresa. Essa métrica é calculada como um percentual do capital investido da empresa constituído por financiamentos de longo prazo de terceiros. O capital investido em uma empresa é definido como a soma das obrigações de longo prazo com terceiros (dívida de longo prazo) e o capital investido pelos acionistas (patrimônio líquido).
Uma medida usada na análise financeira que representa a proporção entre as contribuições de capital de terceiros de uma empresa e as contribuições de capital dos acionistas. Métricas mais baixas significam que as empresas podem ter mais flexibilidade para emprestar de terceiros e vice-versa. O patrimônio líquido da empresa é calculado dividindo-se a dívida líquida da empresa pelo patrimônio líquido.
Um termo em inglês que se refere ao capital de uma empresa e pode ser calculado como a diferença entre o total de ativos e passivos da empresa.
Termo utilizado para se referir a investimentos de capital.
Termo que reflete uma situação em que a economia do país se encontra, ao mesmo tempo, em estagnação e com inflação. Por estagnação entenda-se situação em que não existe crescimento da produção, o que se reflete sobre a renda nacional per capita e o emprego.
ETF é a sigla para “exchange traded funds”, ou fundos de investimento com cotas negociadas em Bolsa. O ETF é um fundo que segue um índice – o Ibovespa, por exemplo. Esse tipo de produto permite ao investidor ter uma carteira bastante diversificada mesmo sem ter muito dinheiro. As cotas são compradas e vendidas pelo home broker.
Nome da moeda comum adotada por 12 países da União Européia, que passou a existir em 01/01/1999 em substituição às diversas moedas nacionais utilizadas até então. Os países que passaram a adotar o Euro desde 1999 foram Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal. A partir de 2001, a Grécia também adotou a moeda comum.
Títulos de curto prazo emitidos em mercados europeus. Em geral, essas perguntas são feitas por entidades não financeiras (principalmente grandes empresas). É emitido principalmente em dólares americanos, mas também pode ser emitido em outras moedas importantes em um ambiente internacional, como o euro, o iene japonês, etc.
Mercado offshore, ou seja, fora do controle das autoridades domésticas de regulamentação de mercado, que surgiu na Europa na década de 60. O Euromercado surgiu como resposta à crescente regulamentação imposta pelos vários governos europeus aos mercados locais de capitais, sobretudo nos mercados de renda fixa.O mercado do euro permite que as empresas emitam títulos de dívida ou contratem empréstimos fora do seu mercado doméstico a um custo mais baixo. Isso se deve a menos regulamentação governamental e mais investidores.
Termo que determina a diferença entre o rendimento garantido oferecido pela seguradora e a rentabilidade obtida através da aplicação das reservas matemáticas para benefícios dos planos de previdência.
Nos planos tradicionais, ou de rendimento garantido, as seguradoras acordam com os investidores um percentual de repartição deste excedente, que varia dependendo do tempo de permanência do participante no plano. No caso de resgates ou cancelamento do plano, poderão ser aplicados redutores sobre a reserva de excedente financeiro disponível.
O estatuto de uma empresa que possuir autorização para aumento de capital pode prever a emissão sem direito de preferência aos antigos possuidores de ações, debêntures ou outros títulos conversíveis em ações.
Denominação dada às ações nas quais os acionistas não terão mais direito de receber dividendos já anunciados. Os dividendos são pagos em uma data determinada a todos os acionistas de posse de ações da empresa em um determinado momento (por exemplo, 15 de outubro), que pode ou não coincidir com a data de pagamento. Até esta data as ações continuam sendo negociadas “com dividendo”, ou seja, os acionistas têm direito de receber estes dividendos. A partir do dia seguinte à data “com dividendo”, ou seja, 16 de outubro no exemplo acima, os acionistas não terão mais direito de receber estes dividendos, de forma que a ação passa a ser negociada “ex-dividendo”. Assim, uma ação “ex-dividendo” significa que o acionista não terá o direito de receber o dividendo já anunciado.
Termo usado no mercado acionário que se refere à realização, por parte de uma corretora ou outro intermediário, de uma ordem de compra ou venda de títulos ou ações.
Ao comprar (ou vender) uma opção, o investidor compra (ou vende) o direito de comprar ou vender um ativo a um determinado preço (preço de exercício) em uma determinada data. O exercício da opção é quando este direito é exercido pelo investidor ao preço de exercício determinado na opção. Para as opções que são negociadas em bolsa, existem datas pré-determinadas nas quais diversas séries de opções vencem, de forma que estas datas são conhecidas como datas de exercício de opções. Nas opções do tipo americana é possível exercer o direito de compra/venda em qualquer tempo até a data de vencimento do contrato, enquanto nas opções europeias o exercício só pode acontecer na data de vencimento da opção.
Termo que vem do inglês e significa notas de exportação. Contrato usado por exportadores para financiar suas vendas ao exterior. Nestes contratos o exportador cede aos investidores os direitos de venda decorrentes dos contratos de exportação, e, em troca recebe moeda local.
Significa a aplicação de índices de atualização monetária abaixo do que é efetivamente devido. Este percentual se baseia na diferença entre os índices aplicados pelo governo e o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os expurgos em geral têm sido pagos sobre os saldos antigos das contas de FGTS, em que a correção do saldo ficou abaixo do IPC.
Um fundo de ações, geralmente abreviado como FAC no mercado financeiro, é um fundo de investimento que compra cotas de outros fundos.
Isso significa que esse produtor não investe o dinheiro de seus acionistas diretamente em ativos, mas compra cotas de outros fundos de investimento. Por isso temos o que chamamos de “fund of funds”, mais conhecido como FOFs (a abreviação vem da expressão inglesa Fund of Funds).
O Departamento de Comércio dos EUA publica números mensais de bens duráveis e não duráveis armazenados na indústria dos EUA.
Este indicador é adequado porque indica um cenário econômico. No entanto, a diferença entre este indicador e as encomendas de bens duráveis é que o primeiro mostra os dados do mês anterior, o que dificulta a análise.
Uma situação em que a empresa não pode pagar suas obrigações ou em que os passivos da empresa excedem o valor justo de seus ativos. Desta forma, a empresa falida caracteriza-se por possuir um capital negativo.
Segundo a Fenaprevi, FAPI é um fundo de investimento voltado à complementação da aposentadoria básica da Previdência Social. Produto de previdência complementar na forma de condomínio capitalizado. Regulamentado pela lei 9.477.
O processo de aquisição ou venda de algumas ou todas as franquias que uma empresa possui. Nas mesmas negociações, a empresa que adquiriu a franquia está em processo de conversão, enquanto a empresa que vende a franquia está em processo de conversão no exterior.
Termo utilizado para identificar eventos que dão direito a um associado ou seus beneficiários a um benefício acordado. Os eventos também podem ser criados usando termos.
Informações ou eventos que podem influenciar a decisão de um investidor sobre um título emitido por uma determinada empresa. Caso os administradores de uma companhia decidam não divulgar informações por acreditarem que isso colocaria em risco os interesses da companhia, caberá à CVM decidir se as informações devem ou não ser divulgadas.
O coeficiente é calculado com base no resultado numérico, que é calculado pela taxa de juros e, se necessário, pela tabela biométrica. Este fator é usado para determinar o valor da indenização na forma de receita recebida pela seguradora.
Documento contendo informações sobre todas as transações (débitos e créditos) ocorridas no período de referência, justificando o valor pago pelo titular do cartão. A fatura também contém informações sobre o limite de crédito, data de pagamento, valor total do pagamento e pagamento mínimo e taxas. Você pode pagar a conta online ou nos locais indicados na fatura.
Um termo usado para indicar o preço de fechamento de um determinado título em uma determinada data. Então, quando dizemos que uma ação fechou janeiro a R$10, significa que a ação fechou o último pregão de janeiro a R$10.
Um termo usado para se referir ao preço de fechamento do dia anterior de um determinado título. Então, quando dizemos que a ação FecAnt foi de R$10, significa que o preço de fechamento do pregão do dia anterior foi de R$10.
O Federal Reserve System (FED), o banco central dos Estados Unidos, é uma entidade governamental responsável pela formulação e implementação da política monetária nos Estados Unidos. Além disso, o Fed atua como regulador e supervisor do sistema bancário, atuando como o “banco” do governo e assessorando-o nas atividades financeiras.
A taxa de juros dos EUA é definida pelo Federal Open Market Committee (FOMC), o principal órgão do Federal Reserve. Uma de suas características mais importantes é a independência do governo federal dos Estados Unidos, o que garante a condução adequada da política monetária.
O Federal Reserve é composto por sete membros escolhidos pelo governo em Washington (o Conselho de Governadores) e doze bancos regionais localizados nas maiores cidades dos Estados Unidos (o Federal Reserve Bank).
Esta é a principal taxa de juros dos EUA à qual os bancos americanos tomam emprestado ou emprestam dinheiro no mercado interbancário; determinado pelo mercado.
O FED (Federal Reserve System), por meio de seu comitê de política monetária, o FOMC, estabelece uma meta para os fundos do Federal Reserve e implementa a política monetária dos EUA visando trazer a taxa de juros para dentro dessa meta.
O Federal Open Market Comittee (FOMC) é um colegiado do banco central norte-americano, o Federal Reserve, que se reúne oito vezes ao ano, em intervalos de cinco a seis semanas, para discutir e analisar o cenário econômico local e internacional, com base, principalmente, nos dados do relatório Beige Book.
Com base nessas expectativas e dos números dos índices inflacionários, o colegiado define o novo patamar da taxa de juro básica, também conhecida como Fed Funds, além do viés.
O FOMC é formado pelos sete membros do Board of Governors do FED (escolhidos pelo governo norte-americano), e por cinco presidentes de Federal Reserve Banks (Bancos Centrais regionais). O presidente do Federal Reserve Bank de Nova York é membro do FOMC de modo contínuo, os demais presidentes são membros de maneira rotativa pelo período de um ano.
Um termo que se refere aos 12 bancos centrais regionais Norte Americanos. Cada banco central dos EUA é responsável por uma área específica. Esses bancos trabalham com o Fed para implementar a política monetária, relatar o desenvolvimento econômico em suas regiões e supervisionar os bancos em sua região.
Sigla que denomina a Federação Nacional dos Corretores de Seguros, entidade que congrega os Sindicatos dos Corretores de Seguros estaduais.
Índice desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas, que acompanha o desempenho de ações de 100 empresas privadas não-financeiras, que têm seus papéis negociados nas Bolsas de valores de São Paulo (Bovespa) e na Sociedade Operadora de Mercado de Acesso (SOMA).
No caso de dívidas, é uma forma de garantia: caso o devedor deixe de cumprir com a obrigação assumida, uma terceira pessoa terá que arcar com o pagamento desta obrigação.
A carteira destes fundos é constituída de acordo com as regras do Conselho Monetário Nacional que estabelece como devem ser aplicadas. Este é o caso, por exemplo, dos fundos formados com recursos captados por seguradoras, empresas de capitalização e entidades de previdência privada. Os recursos destes fundos são usados para o pagamento de indenizações e benefícios aos segurados, ou participantes.
O termo FIF define um tipo básico de fundo, que independe da composição da sua carteira. Os FIF surgiram com a última alteração nas regras dos fundos, e englobam vários tipos de fundos de investimento, como por exemplo: renda fixa, DI, derivativos, etc.
A forma com que os recursos são aplicados depende do regulamento do fundo e das regras de enquadramento do Banco Central. Entretanto, no mínimo 51% do patrimônio do fundo deve estar aplicado em títulos de renda fixa, sendo que os investimentos em ações não podem exceder 49% do patrimônio do fundo.
Quando se compra algo, um bem de maior valor, por exemplo, e se estabelece o compromisso de saudá-lo num longo período de tempo, em parcelas acrescidas de encargos. É o caso do financiamento imobiliário.
São investidores que compram ações de um IPO (oferta pública) para vendê-las no primeiro dia de negociação e obter lucro rápido. Considerando que em um mercado de forte tendência de alta, é comum que as ações subam significativamente durante sua estreia.
O termo FLIRB, que significa Temporary Corona Loan, refere-se a um título de renda fixa emitido como parte da renegociação da dívida do Brasil em 1994 (o Plano Brady) que venceu em 2009. Teve um período de carência até 2003, quando passou para semi-fixo. Amortizações anuais.
Termo utilizado para descrever a origem e a utilização dos recursos divulgados pelas empresas, que é anual. Essa declaração ilustra as origens das adições de caixa da empresa e as formas como esses recursos são utilizados. O termo também pode ser utilizado para um indicador de análise financeira que avalia o fluxo de caixa de uma empresa por meio dos elementos da demonstração do resultado. Nesse caso, o fluxo de caixa da empresa é estimado como o lucro líquido da empresa mais a depreciação do mesmo período.
Um método de calcular o valor de uma empresa com base em trazer o fluxo de caixa futuro esperado da empresa para o presente com uma taxa de desconto. Assim, o valor estimado dos fluxos de caixa da empresa é obtido descontando-os ao custo de capital equivalente.
Indicador de análise financeira, cujo objetivo é avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa. O indicador de fluxo de caixa livre da empresa é definido como o lucro líquido da empresa mais a depreciação, menos os investimentos fixos e a variação do capital de giro da empresa.
Um indicador de análise fundamental que mede a relação entre o valor do fluxo de caixa de uma empresa e o número total de ações em circulação da empresa. A análise da variação desse indicador mostra como a empresa melhora ou não seu fluxo de caixa em relação à base de propriedade. O fluxo de caixa de uma empresa é definido como o lucro líquido da empresa mais a depreciação do mesmo período.
Os primeiros fundos de privatização foram criados em agosto de 2000, quando o Ministério da Fazenda vendeu seu investimento na Petrobras por meio de oferta pública. O FMP possui basicamente duas subcategorias: fundos próprios FMP e FGTS FMP. A diferença entre eles está não tanto na forma como os recursos são aplicados, mas na origem dos recursos utilizados para comprar as cotas desses fundos.
FMP – FGTS é constituído como condomínio aberto, do qual participam apenas pessoas com contas vinculadas ao FGTS. É um agrupamento de recursos destinado à aquisição de títulos em leilões de privatização ou à oferta pública de ações em empresas estatais. Na categoria de fundos próprios, os investidores utilizam os seus próprios fundos para comprar ações do FMP.
Uma das subcategorias de Fundos de Desestatização (FMPs), como os Fundos Petrobras lançados em agosto de 2000 e os Fundos Vale do Rio Doce lançados em março de 2002, onde os investidores utilizaram seus próprios recursos para comprar cotas de Fundos FMP ao invés do FGTS (Fundo) . dos fundos do Garantia por Tempo de Serviço), como no caso dos fundos do FGTS.
Em política monetária, é o acadêmico mais importante do banco central americano FED (Federal Reserve System). É o Federal Open Market Committee que define a taxa de juros alvo nos Estados Unidos e conduz as operações de mercado conforme a taxa de juros alvo especificada.
O FOMC consiste no Conselho de Governadores do Federal Reserve e cinco chefes de bancos centrais regionais (ou seja, o Federal Reserve). O presidente do Federal Reserve é também o presidente do Federal Open Market Committee.
Qualquer organização fornece bens e serviços, e o uso desses bens e serviços pode ocorrer em qualquer etapa da produção. Distribuidores, revendedores e pessoas que fornecem materiais e componentes para a empresa podem ser listados como fornecedores.
Pessoas físicas ou jurídicas têm o direito de usar e explorar conceitos de negócios e outros direitos associados a um determinado sistema de franquia. Em troca desse direito, o franqueador deve pagar royalties ao franqueador.
Uma entidade legal que detém os direitos de usar e explorar conceitos e logotipos de negócios. Em troca da concessão desses direitos, o franqueador recebe uma compensação do franqueador.
Sistema em que um franqueador concede aos franqueados o direito de uso de uma marca, bem como o direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
Em alguns casos, o franqueador também autoriza o uso de tecnologia para realizar e administrar o negócio desenvolvido pelo franqueador. Em contrapartida, o franqueador recebe uma compensação direta ou indireta do franqueador, que não se caracteriza por qualquer relação comercial.
Refere-se ao percentual do capital da empresa que não é detido por acionistas estratégicos, onde os acionistas estratégicos se referem àqueles que detêm mais de 5% do capital total da empresa. Portanto, o free float das ações de uma empresa é um importante indicador da liquidez do mercado, pois indica o percentual de ações que podem ser negociadas ativamente no pregão e compradas por outros investidores.
Índice que representa a variação média diária de uma carteira de ações negociadas na Bolsa de Valores de Londres. Usado pelo mercado como um indicador importante do desempenho das ações do Reino Unido, o FTSE-100 consiste em uma carteira teórica de 100 ações selecionadas com base na participação de mercado e liquidez.
Esses fundos também incluem derivativos em suas carteiras, razão pela qual são mais voláteis do que outras classes de fundos. Eles geralmente têm uma grande parte de sua carteira investida em ações.
É a menor classe individual dos diversos fundos de investimento controlados pela Enab (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), que inclui fundos regulamentados pelo BACEN ou CVM que buscam obter retornos de longo prazo investindo em diferentes classes de ativos (renda fixa, renda variável, como câmbio). Estes fundos buscam agregar valor por meio de uma estratégia de investimento diversificada, mudanças táticas entre classes de ativos ou uma estratégia clara de reequilíbrio de curto prazo, mas não utilizam alavancagem. Como eles investem em várias classes de ativos, eles não podem ser comparados a benchmarks de uma única classe de ativos, como uma pontuação de 100, e devem explicar qual portfólio de ativos eles estão sendo comparados com seus retornos.
Esses fundos foram renomeados de “Currency Benchmark Funds” para “Exchange Funds”. Os fundos negociados em bolsa mais populares do mercado investem em títulos vinculados a mudanças na taxa de câmbio do real em relação ao dólar americano. No entanto, existem outros fundos que oferecem proteção contra outras moedas, como o Euro.
O fator de risco mais significativo para a carteira de um fundo classificado como “cambial” são as mudanças nas taxas de câmbio das moedas ou as mudanças nos certificados de câmbio. Recomendado para investidores moderados que desejam manter o poder de compra de suas ações forex a longo prazo. Mas nesses fundos, os investidores também estão expostos a flutuações nas taxas de juros em moeda estrangeira no país.
Tipo de FIFS que, na pior das hipóteses, busca garantir ao investidor retorno de, no mínimo, o capital investido e, se possível, um valor adicional além desse mínimo, correspondente ao aumento percentual do Ibovespa
Esses fundos possuem uma carteira que detém 100% de seus recursos em aplicações de renda fixa e utilizam os rendimentos dessas aplicações para comprar opções de ações ou Ibovespa. Assim, quando o mercado de ações sobe, o investidor obtém alguma valorização pela alavancagem que foi alcançada.
Quando as taxas de juros caem, a atratividade desses fundos diminui à medida que diminui a renda adicional que pode ser alocada às opções de ações. Portanto, é adequado para situações de altas taxas de juros e bolsas de valores baixos.
Trata-se da soma das quantias recebidas pelos membros do consórcio pela aquisição de bens ou conjunto de bens e para utilização nos casos previstos no acordo de associação.
Uma das nove classes de fundos de investimento regulamentadas pela Anbid (associação nacional dos bancos de investimento), os bancos de investimento podem ser administrados por corretoras ou dealers, bancos de investimento, carteiras múltiplas de investimento ou gestores independentes.
Nestes fundos, os recursos arrecadados pelos cotistas são aplicados em uma carteira diversificada de ações, de modo que o retorno da carteira é distribuído aos cotistas na proporção do número de cotas que possuem após dedução de impostos e taxas. Gerenciador de carteira.
Existem restrições quanto à composição da carteira desses fundos, por exemplo: devem investir pelo menos 51% de suas ações em ações de empresas listadas em bolsa, não devem concentrar mais de um terço de sua carteira em ações . . mesma companhia a empresa não utiliza instrumentos derivativos, exceto para hedge.
Também podem ser abertos ou fechados, e nos fundos de ações fechados, o cotista investe por um período de tempo pré-determinado e só pode sacar ao final, caso em que as cotas só podem ser vendidas sobre as cotas. troca para outro investidor. ou a própria bolsa, já que alguns fundos estão listados.
Este é um tipo de fundo de ações onde o gestor do fundo tem como objetivo superar um índice de ações específico, como Ibovespa ou IBX. Em geral, esses fundos têm um perfil de investimento mais agressivo do que os fundos de ações indexados.
Os fundos ativos incluem também os fundos de dívida, que utilizam derivativos para obter retornos ainda mais atrativos e, portanto, possuem um perfil de investimento ainda mais arriscado.
Este é um tipo de fundo de ações onde o gestor do fundo tem como objetivo imitar o desempenho de um índice de ações específico, como Ibovespa ou IBX. Em geral, esses fundos têm um perfil de investimento menos agressivo do que os fundos de ações ativos.
O fundo fiduciário é um instrumento financeiro criado por municípios, estados, sindicatos e organizações industriais em conexão com o Sebrae. O objetivo do fundo é garantir (no todo ou em parte) os empréstimos de micro e pequenas empresas que não podem oferecer outras garantias
Embora não exista mais uma subcategoria de fundos com esse nome, os fundos que utilizam derivativos para pulverizar o risco são chamados de derivativos e, portanto, visam proteger o investidor (também chamados de hedge funds). ou usar derivativos para aumentar o desempenho do fundo.
O uso de derivativos como hedge é permitido na maioria dos fundos, mas o uso para aumentar a rentabilidade da carteira de investimentos do fundo só é permitido em sub categorias de fundos alavancados, como fundos de renda fixa alavancados ou fundos alavancados ou fundos de títulos. fundos de ações.
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) consiste em uma contribuição recolhida através da Caixa Econômica Federal, paga pela empresa aos seus empregados, na qual é paga uma parcela mensal igual a 8% do salário bruto do empregado, tendo em vista que não há recompensa. As deduções relacionadas a esses depósitos podem ser deduzidas do salário do empregado.
Em relação às taxas de limpeza dos planos econômicos Verão e Collor I, as empresas tinham que pagar juros de 8,5% ao FGTS, e o dinheiro adicional recebido não era repassado ao empregado, mas utilizado para cobrir o pagamento. Dessas limpezas. O procedimento terminou em dezembro de 2006.
Os fundos de hedge ou fundos de hedge podem ser definidos como fundos que adotam estratégias diferentes dos fundos mútuos tradicionais, mas isso não significa necessariamente que sejam mais ou menos arriscados.
Embora o nome sugira hedging, isso não significa que todos os fundos desta categoria utilizem estratégias de hedging para proteger o desempenho de suas carteiras. Mesmo dentro de uma categoria, a diversidade de estratégias adotadas dificulta a comparação de fundos, de modo que não é possível definir um único curso de ação.
Esta categoria inclui Ibovespa, IBX, etc. O objetivo desses fundos é criar uma carteira de ações que forme índices do mercado de ações que normalmente refletem a média do mercado. O índice mais utilizado como parâmetro é o Ibovespa.
Os fundos mútuos são a forma mais conhecida de investimento financeiro e funcionam como uma espécie de comglomerado para os recursos individuais de pessoas físicas ou jurídicas. Na maioria das vezes, esses fundos funcionam como preservativos abertos sem número máximo de participantes, eles conseguiram aplicar esses recursos no mercado e maximizar o retorno do investidor (acionista).
Mas em alguns casos eles podem ser fechados, geralmente não permitem a retirada de fundos em nenhum momento e o investidor deve manter o pedido por um determinado período. A soma dos investimentos individuais de cada acionista constitui o capital social do fundo.
O conjunto de recursos obtidos por meio da contribuição de funcionários da entidade coligada e da empresa operadora. Esses fundos são aplicados em uma carteira diversificada de ações e outros títulos e imóveis. A finalidade dos fundos de pensão é a obtenção de renda adicional para a aposentadoria dos participantes do fundo.
Regime de previdência complementar patrocinado pela federação, sindicatos de classe, sindicatos e cooperativas que oferece benefícios previdenciários além dos benefícios previdenciários. Inicialmente, apenas os participantes podiam fazer contribuições, e esse direito foi estendido aos empregadores desses participantes. As associações, por outro lado, não fazem doações.
Isso inclui FAPIs e PGBLs, que são projetados para fornecer segurança de aposentadoria aos investidores e permitir que o imposto a pagar seja deduzido da renda bruta anual do investidor até o limite de 12%. Como não podem aplicar mais de 9% de seus recursos com retorno variável, possuem as mesmas subcategorias dos fundos de referência, fundos de títulos e fundos multimercados.
O termo private equity vem do idioma inglês e se refere a ações que não estão listadas em bolsa de valores ou mercado não comercial e, ainda, são detidas por acionistas individuais. Conforme as regras anteriores do FMIA-CL, esses fundos compram investimentos minoritários em empresas que tecnicamente precisam abrir seu capital por meio de registro na CVM e oferta de ações que o próprio fundo compra.
Esses fundos investem principalmente em empresas com bom potencial de crescimento e gestão de alta qualidade, e o horizonte de investimento do fundo é geralmente entre três e oito anos, após os quais o fundo geralmente vende suas participações nos lucros. Concentram-se maioritariamente em empresas de média dimensão, ao contrário dos fundos de capital de risco, que se concentram em start-ups, numa fase inicial de desenvolvimento, portanto, com um perfil de risco mais elevado.
Uma das nove classes de investimento controladas pela Anbid (associação nacional dos bancos de investimento), essa classe de fundos inclui fundos cujas carteiras são compostas principalmente por ativos de renda fixa ou ativos que se comportam como tal, como derivativos.
Existem quatro sub categorias de fundos de renda fixa, renda fixa convencional, renda fixa de crédito, renda fixa multi índice e fundos mútuos alavancados, e a diferença entre eles é o método de investimento. Sendo que a diferença entre eles está na forma com que aplicam os recursos da sua carteira de investimentos.
Uma das quatro subcategorias de fundos de títulos, incluindo fundos que investem em ativos de renda fixa em qualquer espectro de risco de crédito, incluindo estratégias envolvendo risco de índice de preços, mas excluindo investimentos envolvendo risco cambial e renda variável (ações, etc).
A única diferença com os fundos de multi índices é que esses fundos podem até fazer negócios que envolvam ações alavancadas, o que não é permitido em vários índices.
Uma das quatro sub categorias de fundos mútuos que inclui fundos mútuos que buscam gerar retornos mais atrativos investindo em títulos privados, como títulos privados brasileiros.
Além da exposição ao risco de taxa de juros de mercado, os investidores também estão expostos ao risco de crédito se os emissores de títulos encontrarem dificuldades financeiras em atrasar ou suspender o pagamento de juros sobre esses títulos, o que acaba afetando o valor dos títulos.
Uma das quatro subcategorias de fundos de títulos, que incluem os fundos de títulos que buscam retornos acima do CDI e para os quais operam com perfil de risco mais severo. A composição dos títulos prefixados e pós-fixados depende da visão do gestor sobre a evolução das taxas de juros, mas esses fundos costumam investir em ativos fixos.
Incluem fundos do tipo FITVM, nos quais a maior parte da carteira está investida em ações ou ativos voláteis. Além dos fundos de ações, esta categoria também inclui fundos em moeda, fundos derivativos e fundos de dívida offshore.
É o valor recebido dos membros do consórcio para capitalização da carteira e para sua utilização nos casos previstos no contrato de títulos.
Em um fundo DI, pelo menos 95 carteiras são compostas por títulos que acompanham a variação do CDI, e pelo menos 80 carteiras devem ser aplicadas em títulos públicos privados ou federais com baixo risco de crédito.
Além disso, esses fundos não podem usar derivativos para aumentar os retornos e só podem ser usados para fins de hedge. Por investirem a maior parte de seus recursos em títulos com taxas flutuantes, os fundos mútuos são adequados em períodos de altas taxas de juros.
Nos fundos exclusivos, o número de cotistas é limitado e geralmente é composto por grandes investidores, como os fundos de pensão. Nesses fundos, nenhum cotista poderá deter mais de 49% cotas emitidas do fundo, a menos que esse cotista seja:
Fundo de cotas FITVM;
Seguradora ou sociedade de capitalização;
Entidade aberta de previdência privada.
Uma das subcategorias de Fundos de Desestatização (FMP), como os Fundos Petrobras lançados em agosto de 2000 e os Fundos Vale do Rio Doce lançados em março de 2002, onde os investidores utilizaram os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) com destino de compra ações da FMP.
São fundos cujos recursos arrecadados são direcionados para imóveis específicos, como apartamentos, hotéis e shopping centers. Em alguns casos são fechadas e voltadas para grandes investidores, em alguns casos possuem cotas onde pequenos investidores também podem investir.
A rentabilidade imobiliária (FII) advém da aquisição de ativos imobiliários, como aluguéis e licenças, assim como no investimento imobiliário tradicional. Em tese, a vantagem de investir em um fundo de investimento imobiliário é a dispersão dos riscos, pois o valor recebido pelo fundo é dividido igualmente entre os cotistas, equilibrando o prejuízo causado por negligência ou não locação do imóvel para outros cotistas.
Para alcançar uma situação semelhante no mercado imobiliário, seria necessária uma carteira imobiliária extensa, o que exigiria um capital social significativamente maior do que o necessário para participar do fundo.
Esses fundos diversificam a utilização dos recursos captados pelos cotistas ao investir em diversos mercados ao mesmo tempo, além de utilizar derivativos para aumentar sua performance.
Existem basicamente quatro subcategorias de fundos de hedge. Os fundos multimercados de renda variável investem nos mercados de renda fixa e de câmbio, enquanto os fundos multimercados de renda variável e alavancados investem nos mesmos mercados e utilizam derivativos.
As duas últimas subcategorias são multimercados de retorno variável e multimercados alavancados de retorno variável. A diferença das pessoas com renda variável é que elas também podem investir no mercado de ações, desde que não ultrapassem o limite de 49% de seu patrimônio.
Esses fundos não devem ter 95% de sua carteira de investimentos aplicada em títulos que acompanhem a movimentação de um determinado indicador de mercado.
Termo utilizado para descrever fundos cuja carteira de investimentos aplica parte dos recursos estão alocados em ativos no exterior.
Fundo de investimento composto por cotas de empresas de propriedade do BNDESPAR, que visa replicar o desempenho do IBrX-50. Para a primeira emissão lançada em 200, o BNDES ofereceu garantia de recompra para um investimento de até R$ 25 mil após um ano de investimento. Na segunda emissão, em 2005, a garantia foi de R$ 50 mil.
Existem basicamente três tipos de fundos de referência: Referências DI, Referências de Moedas e Outras Referências. O primeiro deve acompanhar as variações do CDI/SELIC o mais próximo possível.
O referido câmbio acompanha os movimentos da moeda dos EUA o mais próximo possível. Enquanto os demais relataram tentar seguir outros parâmetros de rentabilidade que não o mercado de câmbio (variação do dólar) ou os indicadores de taxa de juros de curto prazo (CDI).
Em todos esses fundos, pelo menos 95% da carteira de investimentos deve ser composta por fundos que acompanham a oscilação de um determinado indicador de mercado.
Uma das quatro sub categorias de fundos de renda fixa, que inclui fundos de renda fixa que buscam um retorno mais atrativo investindo em ativos de renda fixa de qualquer espectro de risco de crédito, ou seja, títulos públicos ou privados e utiliza estratégias de risco de índice de preços.
Portanto, esta categoria inclui fundos de renda fixa com risco de índice (fundos IGPM, etc.) sem alavancagem. Esses fundos não podem investir em ativos que envolvam risco de variação cambial e retornos variáveis (ações, etc.).
Uma das cinco principais categorias de fundos de ações, que também inclui fundos de índice, fundos ativos, fundos de ações fechados e outros fundos.
Investir em ações de empresas que atuam em determinados setores econômicos ou em empresas com outras características comuns. Existem atualmente dois tipos de fundos setoriais específicos, fundos de telecomunicações e fundos de energia.
Uma das classes de fundos de investimento regulamentados pela Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), esses fundos foram criados como alternativa à diversificação de moedas. No mínimo 80% dos recursos devem ser destinados a títulos estrangeiros e no máximo 20% a títulos de crédito negociados em mercados internacionais. Esses fundos não são tributados no Brasil, mas são tributados no exterior.
Ganhos de capital são definidos como a diferença entre o lucro da venda de um determinado ativo (ações, imóveis, etc.) e o custo de aquisição do mesmo ativo. O lucro bruto é definido como o lucro antes dos impostos (principalmente imposto de renda), enquanto o lucro líquido é o lucro após os impostos.
No mercado à vista, corresponde à diferença entre o valor de venda de determinado ativo financeiro e seu preço de compra. No mercado futuro, é determinado como a soma dos ajustes diários de cada mês. Em ambos os casos, o imposto é de 20%.
As garantias referem-se a itens que uma empresa ou pessoa utiliza como suporte de crédito no financiamento. A garantia do empréstimo pode, portanto, ser qualquer bem sobre o qual o credor (credor de dinheiro) tenha um direito legal, que pode ser usado se o mutuário não cumprir qualquer um dos termos do contrato.
Nos planos de previdência tradicionais, isso permite que a carteira do participante seja ajustada ao retorno mínimo do IGP-M mais 6% ao ano.
Um dos tipos de garantia existentes. Ao contrário de uma garantia tradicional, no caso de uma garantia conjunta, pessoas da mesma comunidade realizam uma operação de crédito entre si. Neste tipo de garantia, todos os demais são solidariamente responsáveis caso uma pessoa do grupo fique inadimplente.
A abreviatura em inglês significa Gross Domestic Product, produto interno bruto, que corresponde ao produto nacional bruto ou produto nacional bruto em português. O Departamento de Comércio dos EUA publica mensalmente o relatório do Produto Interno Bruto (PIB), que mede a quantidade de bens e serviços produzidos em uma economia durante um determinado período.
Esse índice é composto por cinco componentes: consumo, investimento, gastos do setor público, nível de estoque e balança comercial externa. É importante notar que o consumo representa 2/3 do PIB da América do Norte e é um dos componentes de menor volatilidade do índice.
Abreviatura em inglês de Global Depositary Receipts. Os GDRs funcionam de maneira semelhante aos ADRs, mas são negociados em outros países além dos Estados Unidos. Nos GDRs, o banco depositário é daquele país e as taxas são expressas na moeda daquele país.
Atividade de marketing, que consiste praticamente na supervisão e coordenação de todas aquelas medidas que, a partir da produção, visam contribuir para a venda de um determinado produto. O gerente de produto participa de diversas áreas do marketing (pesquisa de mercado, design de produto, precificação, publicidade, promoção de vendas e distribuição) como responsável por um produto específico.
Um indicador de análise financeira que mostra a eficiência com que uma empresa utiliza seus ativos para venda. O indicador chave é calculado como uma distribuição do volume de negócios pelo valor total do balanço da empresa. Quanto maior o índice, mais eficientemente a empresa utiliza seus ativos.
Um indicador de análise financeira que mostra quantas vezes ao ano os recursos financeiros da empresa são “girados”. Este indicador é calculado como a divisão do faturamento e capital de giro da empresa. Quanto maior o indicador, mais eficientemente a empresa administra seus recursos financeiros e vice-versa.
Um dos indicadores de desempenho da empresa que mostra a rapidez com que a empresa pode virar seu estoque durante o ano. O indicador é calculado como um quociente entre o preço de compra das mercadorias vendidas e o valor médio do estoque da empresa. Vale lembrar que para determinar o período médio dos estoques de uma empresa, basta apenas dividir o número 365 pelo giro de estoques. Em geral, é melhor para uma empresa desfrutar de altos níveis de estoque, pois isso provavelmente significará maiores volumes de vendas.
A globalização é o fenômeno da integração econômica, social e cultural de uma área geográfica ao redor do mundo. Caracteriza-se pela intensificação dos fluxos de capitais, bens, pessoas e informações, juntamente com o desenvolvimento técnico das comunicações e transportes.
Termo em inglês que significa atividade de ouro e é utilizado nas atividades de vendas da empresa. Refere-se a uma parcela do capital da empresa (cuja venda está sendo negociada), que permanece sob o controle do controlador anterior e possui características especiais, como poder de veto na votação de questões de importância estratégica.
O valor nominal é dado aos ativos intangíveis da empresa, como marcas e patentes, pesquisa e desenvolvimento de bens e serviços, prêmio fiscal pago na aquisição, etc.
Termo que descreve um sistema que garante tratamento igualitário aos acionistas e transparência e prestação de contas na divulgação dos resultados de uma empresa. Por meio de uma boa governança corporativa, os acionistas podem controlar efetivamente a direção da empresa. As medidas das empresas que seguem as boas práticas de governança devem contemplar quatro princípios básicos: igualdade de tratamento entre acionistas minoritários e majoritários, transparência nas relações com os investidores, introdução de padrões internacionais de contabilidade e cumprimento das leis. Muitos países implementam regulamentos de melhores práticas de gestão. No Brasil, este documento foi elaborado em maio de 1999 pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O projeto contou com o apoio da Bolsa de Valores de São Paulo, que patrocinou o lançamento do código.
Informações que uma empresa listada fornece ao mercado como referência ou como estimativa das operações futuras da empresa. Essas informações orientam os investidores e demais participantes do mercado na direção que a empresa planeja tomar nos próximos trimestres. Geralmente, as estimativas de métricas como vendas, lucro líquido e fluxo de caixa operacional são comunicadas ao mercado de forma transparente e simultânea.
O controle é uma importante ferramenta do sistema de governança corporativa que ajuda a evitar que grupos de investimento tenham acesso diferenciado às informações, ou seja, democratiza a informação, revelando-a ao mercado como um todo.
Isso inclui a área do imóvel que é dividida para uso de mais de uma família. Nesse caso, a divisão de custos entre os moradores deve ficar bem clara no contrato de locação. É responsabilidade do locador apresentá-los e verificá-los.
Termo de origem inglesa que se refere a um grupo de pessoas ou empresas especializadas em encontrar profissionais, cujo salário costuma ser definido como uma porcentagem do salário inicial do profissional.
O termo vem da língua inglesa e significa segurança. Isso também é chamado de gerenciamento de risco, como tomar uma posição em outro mercado (como futuros) contra o mercado à vista para minimizar o risco de perda financeira no caso de uma mudança adversa de preço.
Significa uma alta taxa de retorno. Isso geralmente se refere a títulos ou títulos corporativos que pagam taxas de juros excessivamente altas. Esta designação foi criada para distinguir aquelas empresas das empresas que podem receber financiamento a uma taxa de juro mais baixa devido à sua situação de crédito mais fácil. O mercado de prémios centra-se assim nos passivos das empresas que, devido ao fraco desempenho financeiro e à localização geográfica, têm de pagar taxas de juro mais elevadas para obter financiamento. Isso porque muitas empresas com bons indicadores estão localizadas em países com maior perfil de risco, o que se reflete no maior custo de obtenção de recursos para essas empresas.
Esse modelo de negócio está se tornando cada vez mais comum no Brasil e já existem muitos negócios desse tipo no país. O objetivo principal é administrar ou controlar um ou mais negócios. Portanto, é a empresa que toma as decisões que determina a gestão das demais empresas, pois elas são as proprietárias majoritárias da empresa, por isso também é chamada de empresa que administra a empresa. Além de uma holding poder administrar mais de uma empresa, ela também pode administrar empresas em diferentes localidades.
É um moderno canal de relacionamento entre investidores e corretoras que torna a negociação na bolsa de valores mais rápida e fácil. O Home Broker permite enviar ordens de compra e venda de ações e outros ativos pela internet, oferece acesso a cotações e rastreamento de ativos, entre muitos outros recursos.
Um termo usado para definir o financiamento de curto prazo para empresas. As linhas podem ou não ser pré-aprovadas e o saldo devedor será reduzido em uma parcela;
Também podem ser chamados de investimentos em ativos financeiros que são atraídos pela possibilidade de lucros rápidos devido a altas taxas de juros ou grandes diferenças cambiais. São operações de muito curto prazo em que os fundos podem passar de um mercado para outro muito rapidamente.
O Departamento de Comércio dos EUA divulga os resultados de sua pesquisa mensal Housing Starts, que mede o número de casas em construção nos EUA em um período de 12 meses.
Esse índice é importante porque o setor imobiliário tem alta participação na composição do PIB (produto interno bruto) e funciona como um termômetro do estado da economia local.
Este é o índice de atividade econômica do banco central. Por ser divulgado mensalmente, o mercado considera o índice IBC-Br como um índice que assume o resultado do produto interno bruto divulgado trimestralmente pelo IBGE.
Este é o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, que expressa a oscilação média diária da B3. O Ibovespa foi lançado em 1968 e a carteira teórica é composta por ações que são selecionadas com base na participação de mercado e liquidez da ação. A participação de cada ação na carteira é diretamente proporcional à representatividade daquele título no mercado atual – em termos de número de transações e volume financeiro – sem levar em consideração seu valor de mercado. Portanto, setores com empresas de ações mais líquidas (por exemplo, telecomunicações) contribuem mais para o índice.
Índice que mede o desempenho de uma carteira hipotética das 100 ações mais negociadas com base no volume de negócios da Bovespa e no volume financeiro. A carteira teórica do índice é válida por quatro meses, o período de validade é janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. A ponderação é feita de acordo com o valor de mercado das empresas, excluindo-se a participação dos titulares. Nesse aspecto, esse índice difere do Ibovespa, pois reflete a capitalização de mercado e os critérios de negociação livre, enquanto o Ibovespa é baseado apenas em critérios de liquidez.
Índice ponderado pelo valor de mercado e critérios de free float, que expressa a variação média diária de uma carteira de 50 ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. O IBX-50 possui as mesmas características do IBX-100, mas tem a vantagem funcional de ser mais fácil de reproduzir no mercado. O IBX-50 foi criado em 2002 com o objetivo de ser uma alternativa ao Ibovespa, ponderada apenas pelo critério de liquidez.
Índice de preços que visa determinar a evolução mensal do produto básico consumido por uma família típica da cidade de São Paulo. O índice foi preparado para três seções diferentes
Indicador composto de qualidade de vida desenvolvido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), baseado em renda, saúde e educação. A renda é medida pelo PIB real per capita, a saúde pela expectativa de vida e a educação pela alfabetização de adultos e total de alunos do ensino fundamental, médio e superior.
Título estrangeiro emitido em 1991 durante a renegociação da moratória do governo Sarney. Tecnicamente, não era um Brady Bond porque foi emitido antes das negociações que levaram ao Plano Brady em 1994. Em 2001 tinha vencimento de três anos e pagava juros semestrais de Libor de 6 meses mais 0,8125%. O IDU não tinha garantia de principal ou juros e era um dos títulos de dívida externa mais negociados do Brasil.
Índice que descreve o comportamento geral do segmento de empresas de energia elétrica da lista B3. A sua composição é definida para refletir a evolução do preço das ações desse setor.
O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) é divulgado mensalmente pela Fundação Getlio Vargas. O índice mede a evolução geral dos preços na economia e, consequentemente, a inflação nacional.
O IGP-DI é composto pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC – peso 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA – peso 60%) e Índice Nacional da Construção Civil (INCC – peso 10%). O período de coleta de preços para este indicador é todo o mês, ou seja, do primeiro dia ao último dia do mês.
O IGP-M é publicado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas. O índice é amplamente utilizado pelo mercado para medir a evolução geral dos preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional.
O IGP-M é composto pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC – peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA – peso de 60%) e Índice Nacional de Construção Civil (INCC – peso de 10%). O período de coleta de preços para o índice se dá entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência.
O valor monetário atribuído ao lucro desejado ou perda esperada do segurado também pode ser definido como limite de responsabilidade da seguradora, que não pode exceder o valor do bem.
Um imposto cobrado pelos estados federais que está incluído nos preços de muitos produtos e serviços. Por exemplo, no estado de São Paulo, o ICMS corresponde a 18% na maioria dos casos, mas para alguns alimentos básicos cai para 7%, e para produtos considerados redundantes, como cigarros, cosméticos e perfumes, o percentual vai até 25%. O imposto incide sobre a diferença entre o total de vendas da empresa e o total de compras.
IOF é a sigla para “Imposto sobre Transações Financeiras”. O que é uma transação financeira? Os mais comuns são crédito, dinheiro e seguro. Além disso, a IAC também está presente em quaisquer transações imobiliárias e de mercado de ações, como bolsas de valores ou fundos imobiliários.
Isso acontece quando uma pessoa deixa de cumprir uma dívida ou obrigação financeira. Exemplo: pegar um empréstimo em um banco ou alugar um imóvel sem pagar as mensalidades acordadas. Assim ela fica inadimplente.
Situação em que um governo abre mão de parte de sua receita tributária em troca de um investimento em uma área que o governo pretende promover. Esses incentivos podem beneficiar o contribuinte de forma direta (quando ele próprio paga menos impostos) ou indiretamente (quando diminui o preço de venda de determinados bens e serviços que consome).
Empresa responsável pelo planejamento, obtenção de licenças e desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. Os desenvolvedores nem sempre constroem essas propriedades – alguns trabalhos são frequentemente terceirizados para empresas de construção. O mesmo vale para as áreas de venda de imóveis, que geralmente são de responsabilidade da imobiliária.
Agente facilitador para estabelecer mecanismos de implantação e desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos industriais ou de serviços por meio da capacitação complementar dos proprietários de empreendimentos em aspectos técnicos e administrativos.
Determina o prazo de reparação dos danos sofridos pelo segurado. Considera-se a indemnização integral quando o sinistro atingir ou ultrapassar 75% do valor do seguro, ou quando o bem desaparecer por completo ou se tornar totalmente impróprio para o fim a que se destina.
Um termo usado para se referir a um indicador usado para fazer ajustes de moeda para um determinado valor. Os indicadores mais utilizados no país são os indicadores de inflação como IGP-M, IPCA e IPC-FIPE.
Método criado para relacionar entradas (matérias-primas e recursos em geral) e saídas (produtos) e o desempenho das operações de uma empresa.
As métricas de atividade são usadas na análise financeira de uma empresa para medir a rapidez com que várias contas estão se transformando em receita ou dinheiro. Entre as métricas mais utilizadas estão: giro de estoque, giro de caixa e tempo médio de recebimento.
Indicadores de estrutura de capital são usados na análise financeira para ajudar a analisar a dívida de uma empresa e sua capacidade de gerar caixa suficiente para cobrir os juros e o principal da dívida. Alguns dos indicadores mais usados incluem de endividamento, indicador de retenção de lucros, etc.
As medidas de liquidez calculam a capacidade de uma empresa de gerar fluxo de caixa suficiente para cobrir suas despesas de curto e longo prazo. Os indicadores de liquidez mais importantes são capital de giro, índice de liquidez corrente, liquidez seca e liquidez geral.
É um indicador usado na análise financeira de uma empresa para avaliar os ganhos de uma empresa com base em um determinado nível de faturamento, ativos e capital investido. Algumas das métricas mais usadas incluem: retorno sobre o patrimônio líquido, retorno sobre ativos e retorno sobre vendas (ou lucro líquido).
É um indicador de solvência de uma instituição financeira e é definido como o percentual de capital (PL) do ativo ponderado pelo fator de risco correspondente. Esta é uma indicação da capacidade da agência para resistir a choques. No Brasil, o banco central estabeleceu 11% como mínimo para este indicador.
Este indicador tem como objetivo medir o desempenho operacional das instituições financeiras. Não existe um padrão contábil definido para índices de eficiência, portanto, comparações diretas de dados de diferentes empresas devem ser vistas com cautela. Basicamente, essa métrica é definida como a soma das despesas administrativas e de funcionários dividida pela soma das receitas de corretagem e serviços.
O índice de força relativa (IRF) é um dos indicadores técnicos mais utilizados na análise das ações de uma empresa. O IFR varia de 0 a 100 e geralmente é calculado usando dados dos últimos 14 dias úteis. Quando o IFR é maior que o do dia anterior, pode ser um bom ponto de compra para a ação, principalmente se seu valor estiver abaixo de 30%. Além disso, quando o IFR é menor em relação ao dia anterior, pode ser um bom ponto de venda para o estoque Especialmente se seu valor for maior que 70. IFR é calculado como: IFR = 100 * high / (high low) onde:
high = média da última alta de N
baixa = média das últimas N baixas.
O Federal Reserve publica um relatório mensal contendo informações sobre a produção industrial nos Estados Unidos, incluindo mineração. Os analistas normalmente usam os dados deste relatório para estimar o desempenho econômico e a inflação nos próximos meses.
De fato, se a indústria estiver operando a plena capacidade no curto prazo, é difícil aumentar a produção. Dessa forma, se a demanda exceder a oferta, os produtores podem aumentar as margens de lucro sem afetar as vendas, aumentando a inflação.
O Departamento do Trabalho dos EUA calcula o número semanal de americanos que solicitam benefícios de desemprego como uma medida das condições do mercado de trabalho local. Além disso, os analistas observam o índice de perto, pois pedidos acima de 400.000 geralmente indicam deterioração das condições do mercado de trabalho.
O INPC é divulgado aproximadamente no 8º dia útil de cada mês, e o INPC é calculado pelo IBGE para acompanhar a evolução dos preços de um conjunto específico de produtos e serviços. O público-alvo do indicador são as famílias com renda mensal de 1 a 8 anos, cuja atividade principal é o salário. As pesquisas de preços são realizadas nas principais regiões metropolitanas do país, entre o primeiro e último dia de cada mês.
Trata-se de uma pessoa que possui informações privilegiadas sobre empresas negociadas em bolsa e que utiliza essa vantagem para ganhar dinheiro ilegalmente no mercado em detrimento de outros investidores.
Os credores declaram uma empresa tecnicamente insolvente se não pagar suas contas ou dívidas na data de vencimento. Na maioria dos casos, a falência de uma empresa é precedida de insolvência técnica.
Abreviação de Instituto Nacional de Seguridade Social. O INSS é um órgão previdenciário que tem como missão promover a arrecadação, o controle e a arrecadação das contribuições previdenciárias, a gestão do patrimônio dos fundos de pensão e da previdência social (FPAS) e a apuração e manutenção dos benefícios previdenciários.
É o resultado da análise das informações e dados coletados, a partir dos quais as decisões são tomadas. Aqui é feita uma distinção entre “dados” (valor insignificante), “informação” (dados significativos) e “conhecimento” (informação estruturada e contextual). O conceito de inteligência competitiva tem sido descrito como uma “pirâmide” com três camadas: fontes, análise e inteligência.
Corresponde ao intervalo necessário entre os trâmites legislativos calculados pelo número de sessões ordinárias ou dias úteis de acordo com a norma interna de cada Câmara do Congresso.
Intraday é o período de tempo desde a abertura do pregão da bolsa de valores até o seu fechamento. As operações intradiárias são aquelas decididas no mesmo pregão, ou seja, o trader não possui ativos negociáveis ao final do pregão, mesmo que tenha negociado (comprado e vendido no mesmo valor) durante o pregão.
Uma classe de investidores institucionais que já estão familiarizados com as atividades de investimento nos mercados financeiros e de capitais. A CVM editou normas que confirmaram os critérios para determinar esse tipo de investidor, exemplos desse tipo de investidor são fundações, seguradoras, gestoras de recursos etc.
Termo utilizado para determinar a alocação de recursos para determinados tipos de ativos financeiros, visando a obtenção de lucro a médio ou longo prazo.
As ações de uma empresa podem ser consideradas um investimento porque exigem que a empresa coloque parte de seu próprio dinheiro em sua aquisição. O investimento médio em estoque é, portanto, o valor médio que uma empresa mantém ao investir em estoque, e esse valor é calculado em função do custo das mercadorias vendidas e da taxa de giro do estoque da empresa.
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) calcula mensalmente o índice de preços ao consumidor, que é divulgado na 1ª ou 2ª semana do mês. A pesquisa de preços é realizada na cidade de São Paulo para pessoas que ganham entre 2 e 6 salários mínimos. A coleta de dados ocorre do primeiro ao último dia de cada mês.
O IPCA é divulgado por volta do 8º dia útil do mês e é utilizado pelo Banco Central do Brasil para monitorar as metas estabelecidas para inflação. É um índice mensal divulgado pelo IBGE que acompanha as oscilações de preços de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias. O público-alvo do índice são famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC (Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor). O índice tem como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e internet. A solicitação de preço é feita entre o primeiro e o último dia de cada mês.
É um imposto pago pelas empresas que produzem produtos (industrializados) e as alíquotas variam de acordo com o tipo de produto e são definidas na Tabela de Incidência Fiscal de Produtos Industriais – TIPI
Um IPO é uma sigla para “initial public offering”, que significa Oferta Pública Inicial e define o mecanismo pelo qual uma empresa é listada no mercado de ações, ou seja, é o processo para uma companhia começar a negociar ações na bolsa de valores. O preço das ações de uma empresa em um IPO é chamado de IPO Price sendo determinado por especialistas de mercado com base em uma avaliação do patrimônio da empresa. Descontos de subscrição são frequentemente aplicados para avaliar o capital de uma empresa para aumentar o interesse em um IPO.
O IPTU é um imposto municipal que deve ser pago por todos os proprietários de imóveis ou terrenos em áreas urbanas. As alíquotas variam de acordo com o valor de mercado do imóvel em questão e a política tributária de cada cidade
Este é o imposto anual que os proprietários de automóveis têm de pagar. Seu cálculo é baseado no valor de mercado do carro e a relação é determinada país a estado.
Abreviatura de imposto de renda. É um imposto que é descontado diretamente no rendimento de uma pessoa singular ou colectiva. Para pessoas físicas, quanto maior a renda, maior a alíquota do imposto. Para uma pessoa colectiva ou pessoa colectiva, a taxa do imposto sobre o rendimento depende do tipo de empresa e do regime fiscal a que pertence.
Imposto pago por pessoa que ganha mais do que o limite estabelecido pela Receita Federal, durante o ano. As declarações devem ser apresentadas anualmente à Administração Tributária através do formulário, telefone, disquete ou Internet.
O imposto devido por todas as empresas, em função dos rendimentos auferidos, está sujeito ao respectivo regime fiscal ( simples, Lucro Presumido ou Lucro Real).
Este é um imposto retido diretamente da fonte pagadora. O imposto pode ser deduzido diretamente do salário, de sua pensão alimentícia, sempre seguindo os limites de isenção de imposto previstos em lei.
Os juros são uma taxa para emprestar dinheiro (ou outra coisa). É expresso em porcentagem do valor do empréstimo (juros) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.
Se os juros forem pagos não só sobre o capital, mas também sobre os juros auferidos sobre o capital dos períodos anteriores. Ao calcular a taxa de juros, os juros acumulados em um período são adicionados ao capital do próximo período.
O termo, também conhecido como taxa de atraso, define os juros cobrados pelas empresas de cartão de crédito quando um pagamento está atrasado. Também pode ser aplicado a contratos em geral para proteger o prestador de serviço de pagamentos em atraso.
De acordo com a nova lei civil, trata-se de um juro permitido por lei, que é determinado de acordo com os atuais atrasos de pagamento da Fazenda Nacional.
Ao falar sobre taxas de juros, elas podem ser expressas de duas maneiras. O primeiro inclui um ajuste financeiro do valor do empréstimo e é chamado de juros nominais, o segundo não inclui essa variação e é chamado de juros reais. Em regra, as taxas de juro oferecidas para os tipos de financiamento mais importantes são expressas em valor nominal, ou seja, sem descontar a inflação do período.
Um termo que se refere a uma das duas formas de expressar uma taxa de juros, a outra sendo a taxa nominal. A taxa efetiva de juros é definida como os juros cobrados sobre um empréstimo (ou financiamento) sem ajuste financeiro do valor do empréstimo. Para obter a taxa de juros real, a correção monetária deve ser descontada da taxa de juros nominal. Em condições de inflação zero, as taxas de juros reais e nominais são as mesmas.
Um termo usado principalmente na indústria de cartão de crédito. Juros recorrentes são os juros cobrados sobre pagamentos atrasados na fatura do cartão de crédito ou sobre a diferença de fundos se você escolher uma fatura mínima.
Neste caso o juros é pago apenas sobre o valor do principal (ou montante) do empréstimo e aplicação.
Por lei, os pagamentos atrasados podem ser cobrados. Desde que esteja claramente indicado no contrato, pode ser pago no máximo 1% ao mês, caso contrário, não mais de 0,5% ao mês. É descontado na proporção da data de vencimento da fatura até a data do pagamento.
Termo usado para especificar a taxa de juros pré-acordada entre o titular do cartão e o emissor do cartão que se aplica aos saldos das faturas pendentes. Essa taxa pode ser revisada se o emissor tiver motivos para acreditar que o perfil de crédito do titular do cartão foi alterado.
Juros sobre o capital próprio (JCP) é um tipo de receita que uma empresa distribui aos acionistas. Assim como os dividendos, o patrimônio líquido é uma forma de distribuir os lucros aos acionistas ao longo do ano.
Em breve…
Transações financeiras que trazem oportunidades. Ao vender uma opção, o vendedor lança uma única opção (que pode ser uma compra ou uma venda) ou uma série de opções (várias opções com diferentes preços de exercício).
Conforme especificado em sua Proposta de Filiação, esta é uma oferta para fazer pelo menos uma ou várias contribuições mensais, que devem ser apresentadas em uma reunião de crédito recorrente.
Termo usado para designar a garantia implícita de um ativo. Imagine uma operação de crédito, antes de uma instituição liberar um financiamento, ela solicita documentos para entender se o cliente terá condições de arcar com o pagamento. Nesse sentido, elas também podem exigir bens como garantia, na prática, ele servirá como lastro. No caso do lastro financeiro, quando a moeda está garantida, por exemplo, os investidores não questionam sua aceitação porque sabem que seu valor está garantido.
Títulos de curto prazo emitidos pelo Banco Central para fins de política monetária, emitidos exclusivamente sob a forma de caução com garantia Selic, cuja amortização tem taxa de juros variável e acompanha as variações da taxa Selic.
Refere-se ao pregão com data e hora definidas pela bolsa para realizar a transação.
Prazo para instrumentos financeiros utilizados por sociedades de crédito, financeiras e de investimento e emitidos com base em transações comerciais. Trata-se, portanto, de um processo organizado de obtenção dos recursos que finalmente serão utilizados para financiar créditos aos consumidores finais.
Títulos de longo prazo referem-se a todos os títulos emitidos pelo governo com prazo fixo e pagos a taxas de juros de mercado, também conhecidos como títulos do governo.
As obrigações hipotecárias são títulos emitidos por instituições financeiras autorizadas a conceder empréstimos hipotecários. A rentabilidade desses investimentos está relacionada ao valor nominal da hipoteca, corrigido monetariamente ou variações do CDI CDI (Certificado de Depósito Interbancário), e pode ser pre-fixada, flutuante e pós-fixada. O prazo mínimo para uma aplicação é de 180 dias e o prazo máximo não é fixo, mas geralmente não excede 24 meses.
A maior vantagem desse tipo de investimento é o seu tratamento tributário, diferentemente dos investimentos em fundos de investimento, você paga uma alíquota de 20% sobre o seu rendimento teórico – que é o seu rendimento do período – em LH você paga apenas 20% se o retorno exceder a taxa do CDI em um determinado percentual, você é obrigado a pagar a receita tributária.
As LFTs são títulos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional, suas siglas são as Letras do Tesouro Financeiro. O principal objetivo é fornecer recursos para cobrir déficits orçamentários ou realizar operações de crédito antecipando cobranças e cumprimento de exigências legais. A taxa de retorno desses títulos é determinada com base na taxa Selic.
O valor máximo fixado pelos fundos de previdência privada para que um mesmo membro participe de cada serviço.
Este termo é usado para definir a capacidade de converter um título em moeda. A liquidez absoluta é dada apenas ao papel-moeda, neste caso a liquidez de todos os outros títulos é menor, o que varia de acordo com o tipo de investimento, tempo e situação econômica. Na análise das demonstrações financeiras de uma empresa, é utilizado para determinar a capacidade dessa empresa de gerar recursos que podem ser rapidamente convertidos em papel-moeda. Assim, a liquidez da empresa depende da disponibilidade de caixa e títulos e valores mobiliários e ativos circulantes em sua posse.
Está associada à ideia de um intervalo de tempo relativamente extenso. Um termo frequentemente usado para se referir à duração ou prazo por um longo período de um investimento e/ou linha de crédito.
Termo utilizado no mercado de ações que define o número de títulos com características semelhantes. As ações são listadas na Bolsa de Valores como ações unitárias ou múltiplos de mil ações, e cada empresa decide como as ações são listadas. Nunca se esqueça de verificar qual método de cotação se aplica à ação que você deseja negociar.
O número de ações é menor que um lote padrão, ou seja, parte (ou fração) de um lote. Em geral, você só pode comprar ações em múltiplos de 100, 1000, etc. Chamados de “lotes redondos”. Se você deseja comprar lotes pequenos ou quebrados, isso só é possível no mercado de peças.
A maioria das ações brasileiras é cotada em otes de mil ações. Sempre confirme qual método de cotação se aplica à ação que você deseja negociar.
É um indicador financeiro definido como a razão entre o lucro líquido de uma empresa em um determinado período e o número de ações em circulação. Assim, representa a quantidade de dinheiro que foi ganho como lucro (ou prejuízo) para cada ação emitida em um determinado período.
As LTN são títulos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional, abreviado como Tesouro Nacional. São títulos com taxa de juros fixa, cujo principal objetivo é obter os recursos necessários para cobrir o déficit orçamentário ou realizar operações de crédito antecipado de renda e cumprir os requisitos da lei. A duração dos artigos depende das definições do Ministério da Fazenda e da vantagem do mercado. A comissão é calculada com base na diferença entre o preço de emissão e o valor de resgate, tendo em conta o desconto do título.
Lucro disponível aos acionistas ajustado por despesas ou receitas extraordinárias. Este é um dos itens mais importantes na demonstração de resultados que os analistas verificam.
Lucro líquido disponível aos acionistas após ajuste para despesas ou receitas extraordinárias dividido pelo número total de ações em circulação.
Termo utilizado no mercado segurador que indica a receita bruta obtida com a receita financeira da aplicação dos recursos da carteira de investimentos da seguradora, da qual foram deduzidas as despesas correspondentes a essa receita.
A parte dos lucros após impostos de uma empresa que não é distribuída como dividendo. A conta de lucros acumulados do balanço da empresa reflete o valor do lucro acumulado na data do balanço da empresa.
O termo refere-se às demonstrações de resultados cujos dados continham erros ou que não foram verificados devido ao aumento do número de demonstrações. Também pode ser considerado uma linha de reembolsos.
Define qualquer sinal visualmente perceptível que identifique e distinga produtos e serviços de outros análogos de diferentes origens e demonstre sua conformidade com as normas e especificações técnicas pertinentes. A marca é registrada no Brasil através do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
O valor depositado pelo comprador na bolsa de valores com contrato prévio, que garante a conclusão do negócio no prazo estipulado. A margem também existe nas bolsas de mercadorias e é uma garantia contra possíveis oscilações de preços.
Indicador utilizado na análise financeira de balanços bancários. A margem de um banco expressa a relação entre a receita bancária de uma instituição e a média de seus ativos geradores de receita. Este indicador pode ser utilizado como estimativa do retorno da instituição sobre os ativos bancários e é calculado da seguinte forma: Margem Bancária = Retorno Bancário/Ativos Rentáveis
Medida utilizada na análise financeira das empresas, que expressa a relação entre o lucro bruto da empresa e o faturamento líquido. A margem bruta mostra o percentual de cada R$ 1 de vendas que resta após o pagamento do custo das mercadorias, e pode ser calculada pela divisão do lucro bruto da empresa pelo lucro líquido.
O percentual de cada R$ 1 de vendas que resta após a dedução de todos os custos variáveis.
Indicador utilizado na análise financeira dos balanços bancários, que expressa a relação entre a receita bruta da instituição de intermediação financeira e a média dos ativos geradores de renda. O indicador é calculado da seguinte forma: MgIF = Receita da intermediação financeira/receita média do ativo
Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda (LAJIR).
A sigla EBITDA significa Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, ou (LAJIDA).
Tradicionalmente, o índice é calculado dividindo-se o resultado da intermediação financeira, menos a provisão para devedores duvidosos, pelo saldo médio, menos o ativo imobilizado médio.
Indicador utilizado na análise financeira das empresas. Por não incluir a depreciação, a margem EBITDA pode ser vista como uma aproximação do fluxo de caixa da empresa (sem lucro) para cada R$ 1 de vendas antes de deduzir custos financeiros ou impostos. O percentual de EBITDA é calculado como a razão entre o EBITDA da empresa e o faturamento.
Para as empresas brasileiras, a margem EBITDA (Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda) corresponde ao percentual de EBITDA de outros países, pois mede o lucro da empresa a cada R$ 1 de vendas antes de deduzir as despesas financeiras e impostos. A margem é calculada dividindo o lucro operacional pelo faturamento da empresa.
Medida utilizada na análise financeira de empresas que expressa a relação entre o lucro líquido e o faturamento de uma empresa. A margem líquida determina o percentual de cada R$ 1 de vendas que resta após a dedução de todas as despesas, incluindo o imposto de renda, e é calculada pela razão entre o lucro líquido da empresa e o lucro líquido.
Indicador utilizado na análise financeira das empresas. No Brasil, como a despesa financeira líquida já é deduzida do lucro operacional, a margem de lucro operacional determina o percentual de cada R$ 1 de vendas que resta após a dedução de todas as despesas, incluindo imposto de renda e custos não operacionais ou adicionais. Pode ser calculado como a razão entre o lucro operacional e a receita da empresa.
Market Share corresponde à quota de mercado de uma empresa ou grupo no seu segmento de atuação. Por exemplo, um fabricante que produz um milhão de veículos tem uma participação de mercado de 25% em um mercado que produz milhões de veículos.
Termo que vem da língua inglesa e significa um conjunto de técnicas que as empresas utilizam para estudar e conquistar o mercado planejando lançar produtos ou serviços. O conceito surgiu de uma mudança na orientação daquelas empresas que passaram a produzir ou oferecer serviços que correspondam aos desejos do mercado.
Termo utilizado para indicar que o master franqueado ou terceiros indicados pelo master franqueado concedem o direito de explorar um conceito de negócio em um território específico.
Sigla em inglês de “Master in Business Administration”, que denomina o programa de pós-graduação.
Um fundo mútuo que tenta obter um poder de controle na empresa junto com a administração. Bastante comum em empresas que possuem problemas de controle devido a problemas legados por exemplo.
De acordo com o Sebrae, o termo se refere a todas as organizações e empresas com 100 a 499 funcionários e faturamento anual superior a R$1,2 milhão.
Consiste em um instrumento constitucional pelo qual o Presidente da República toma uma decisão específica, relevante e urgente sem votação no Congresso. Sua duração é de sessenta dias e pode ser prorrogada uma vez por igual período.
O sistema de negociação BOVESPA, que inclui negociação remota em terminais remotos com o objetivo de aumentar a capacidade de realização de transações.
Esta é a melhor oferta, ou seja. o preço mais alto que um investidor está disposto a pagar por uma determinada ação em um determinado momento. A própria bolsa classifica diferentes ofertas em ordem decrescente de preço, e a oferta com a maior oferta é chamada de melhor oferta.
Esta é a cotação de lance mais alta, ou seja. o preço mais baixo que um investidor está disposto a receber por uma determinada ação em um determinado momento. A própria bolsa classifica as diferentes ordens de venda em ordem crescente de preço, e a ordem de venda com a cotação mais baixa é chamada de melhor ordem de venda.
A negociação ocorre em bolsa de valores ou mercadorias com prazo acordado entre as partes, no mínimo, cinco dias depois. A duração do empréstimo é geralmente de 30, 60, 90 ou 180 dias.
Mercados em que a liquidação física (o vendedor entrega os títulos) ocorre no 2º dia útil após a realização da transação na plataforma de negociação e a liquidação financeira (o comprador paga pelos títulos) ocorre no 3º dia útil após a negociação. única liquidação física efetiva.
Um mercado em que as autoridades financeiras de cada país (especialmente o banco central) lidam com títulos públicos para regular e controlar os meios de pagamento ao financiar a dívida interna federal. Open é assim chamado porque não tem espaço de negociação limitado e porque oferece operações com grande flexibilidade e sem restrições.
O segmento do mercado de capitais, consiste no lançamento inicial no mercado de novas ações de emissão de empresas e posterior negociação de ações em circulação (em bolsas de valores e mercado de balcão).
Um mercado de valores mobiliários onde as transações entre instituições financeiras são realizadas por telefone ou outros meios eletrônicos. Não há nenhum lugar especial para negociar, como uma bolsa de valores ou commodities. A maioria dos instrumentos que rendem juros e ações de empresas não listadas são negociadas no mercado de balcão.
É um ambiente onde ocorrem as operações de câmbio entre agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil (bancos, corretoras, comerciantes, agências de viagens e serviços de hospedagem) e entre estes e seus clientes.
No Brasil, o mercado de câmbio é dividido em dois segmentos, os segmentos livre e flutuante, que são regulados e controlados pelo banco central. O mercado livre também é conhecido como “comércio” e o mercado flutuante como “turismo”. Um segmento chamado mercado paralelo, mercado negro ou câmbio negro opera fora da lei. Todas as atividades comerciais no mercado paralelo são ilegais e sujeitam o cidadão ou empresa a sanções legais.
É um grupo de instituições que atua na intermediação de ativos financeiros (ações, títulos de dívida em geral), como bolsas de valores e instituições financeiras (bancos, corretoras, bancos de investimento, seguradoras). A principal tarefa do mercado de capitais é direcionar a poupança da sociedade (recursos financeiros) para negócios, indústria, outras atividades econômicas e governo. Isso é diferente dos mercados monetários, que movimentam recursos no curto prazo, embora tenham muitas instituições.
Um mercado onde são negociadas opções, que pode ser definido como o direito de comprar ou vender um número predeterminado de ações ou títulos a preços e períodos de subscrição predeterminados. O comprador da opção paga um prêmio para adquirir esses direitos e pode exercê-los até a data de vencimento ou vendê-los no mercado.
O mercado lida com a transferência de recursos entre os atores econômicos. Nos mercados financeiros, as operações são realizadas com títulos de médio e longo prazo e de prazo indeterminado, que geralmente são utilizados para financiar capital de giro e capital fixo.
No micromercado, são negociadas frações (ou frações) de um grupo de ações. Difere de um mercado completo onde qualquer uma ou todas as ações são negociadas. Embora os preços nos submercados geralmente sigam os preços no mercado como um todo, as diferenças de liquidez entre os dois mercados podem resultar em preços diferentes para o mesmo título.
O mercado de futuros é normalmente centrado em uma bolsa de valores ou commodities, e seu objetivo principal é fornecer instrumentos financeiros que permitem que compradores e vendedores se protejam contra flutuações de preços. O mecanismo básico é negociar um título ou commodity a um preço especificado em uma data futura, o que requer confirmações tanto do comprador quanto do vendedor.
Ações ou outros títulos (ou seja, uma nova emissão) são oferecidos por um período de tempo especificado e um agente de oferta (banco, corretor, etc.) vende os títulos adquiridos com o emissor (empresa, banco, governo) aos investidores. Esse mecanismo, conhecido como mercado primário, visa captar novos recursos para os emissores que podem ser utilizados para financiar projetos de expansão, reduzir dívidas existentes ou melhorar a liquidez do emissor.
Após a emissão (ou venda) de uma nova emissão para muitos investidores, inicia-se um mercado secundário onde eles e outros investidores e instituições financeiras podem negociar os títulos emitidos. O mercado secundário continua sendo um canal de negociação até o vencimento do título (para títulos de renda fixa, futuros e opções) ou enquanto a ação for negociada.
O termo spot é usado em commodities para se referir a uma transação feita com pagamento à vista e entrega imediata da commodity, em oposição ao mercado futuro ou a prazo. Entrega não significa entrega física, mas a entrega de uma certa quantia em dinheiro correspondente à quantidade de mercadorias trocadas.
A cada duas semanas, a Universidade de Michigan publica uma pesquisa sobre a confiança do consumidor na economia dos EUA. A pesquisa será realizada em duas fases e avaliará o estado atual da economia e as perspectivas futuras da economia americana.
Os microcréditos foram desenvolvidos pensando nas necessidades dos pequenos negócios e se diferenciam de outras linhas de crédito por oferecerem taxas de juros mais atrativas ao invés de exigirem garantias reais.
De acordo com o Sebrae, isso inclui todas as organizações com 1 a 19 funcionários e empresas com faturamento anual de até R$ 120 mil.
Segmento de mercado relacionado a empresas de médio porte. Não existe um padrão oficial para esta classificação. Às vezes se refere à área de mercado de empresas com vendas anuais entre US$ 30 milhões e US$ 150 milhões, mas o intervalo pode variar, por exemplo, de US$ 8 milhões a US$ 300 milhões.
Uma vez por mês, o Federal Reserve publica as atas da reunião do Federal Open Market Committee, ou FOMC, realizada antes do debate governamental daquela semana, o que significa que os membros do Fed publicam um relatório sobre a reunião anterior na mesma semana da reunião mensal. em questão
Este projeto descreve as razões que levaram o governo a alterar ou não a taxa básica de juros para a economia dos EUA, ou a taxa dos Fed Funds.
Um termo usado para definir a operação regular e gestão de um negócio de acordo com as normas trabalhistas estabelecidas. Os termos: processos, métodos ou metodologia de gestão também podem ser utilizados.
O valor nominal é dado aos títulos aceitos pelo governo brasileiro no processo de privatização e negociados com desconto.
Indicador de análise técnica que é usado no estudo da tendência de ações no curto prazo. O momento é um indicador que mede a aceleração e a desaceleração dos preços de uma ação. O indicador é calculado como a diferença entre o fechamento da ação entre dois períodos determinados. Supõe-se que o momento antecipa o comportamento dos preços em fases de mudança de mercado. Quando o mercado atinge um pico, o momento sobe repentinamente e então cai. Similarmente, quando o mercado atinge um fundo, o momento cai repentinamente e então sobe.
De acordo com a definição do Direito Comercial, este termo pode ser utilizado para determinar o prazo adicional solicitado pelo devedor, podendo o credor também entregá-lo para pagamento da dívida. Difere da falência devido à sua natureza não judicial.
Sigla usada para denominar Micro e Pequenas Empresas.
MSCI (Morgan Stanley Capital International) é um dos índices de ações mais importantes seguido por investidores estrangeiros. Leva em consideração as atividades centrais de vários países, e geralmente limita quais serão acompanhadas ou não internacionalmente. Mais de 6.000 títulos diferentes fazem parte do índice, que é revisado trimestralmente, com acréscimos e exclusões que podem aumentar ou diminuir os ativos em um curto período de tempo.
Por lei, essa taxa é cobrada sempre que uma fatura é paga com atraso, e de acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor) não pode ultrapassar 2% do valor da fatura.
Princípio subjacente a todas as atividades securitárias e previdenciárias, que se refere à formação de uma massa financeira a partir de pequenas contribuições de um grupo com interesses comuns, cuja finalidade é satisfazer as possíveis necessidades de alguma parte do mesmo grupo.
Documento enviado por uma corretora ao seu cliente que registra a transação concluída e mostra o tipo, número, preço, dia de negociação, valor de negociação, taxas de corretagem e comissões dos títulos.
Impresso em papel timbrado e com a numeração tipográfica exigida pela legislação tributária. O item de venda e seu preço devem ser indicados na fatura, sendo de responsabilidade do comerciante entregar a mercadoria ao comprador.
Um termo que se refere a um título assinado por uma empresa (ou indivíduo) confirmando que tomou um determinado valor emprestado de outra empresa (ou indivíduo). Bastante comum em empresas que muitas vezes esperam obter dinheiro trocando tokens por um empréstimo ao banco. Como as notas promissórias funcionam como garantia e podem ser executadas pelo banco em caso de inadimplência, a empresa paga uma taxa de juros menor do que a esperada sobre esses recursos.
O Novo Mercado é um segmento de listagem criado pela Bovespa que separa a negociação de ações de emissão de companhias comprometidas com a adoção de práticas de governança corporativa e fornece informações adicionais às exigidas por lei. Para uma empresa entrar no mercado do Novo Mercado, ela deve seguir regras societárias conhecidas como boas práticas de governança corporativa, sendo muito mais rígidas do que as estabelecidas pela legislação brasileira. Esse código amplia os direitos dos acionistas, melhora a qualidade das informações normalmente prestadas pelas empresas e resolve disputas por meio de arbitragem, proporcionando aos investidores a certeza de uma alternativa mais inteligente e especializada. Para medir o desempenho das ações participantes desse segmento de listagem, a Bovespa criou o IGC – Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada, que inclui empresas que atendem às regras do Novo Mercado e também empresas que pertencem aos níveis 1 e 2 de governança corporativa. , mediadores entre a legislação brasileira e as normas do Novo Inter Mercado.
São títulos de financiamento da dívida do Tesouro, pós-fixados e possuem várias séries. Cada qual com um índice de atualização próprio (IGP-M, dólar, TR, etc).
Títulos de renda-fixa emitidos pelo Tesouro Nacional. Sua rentabilidade é vinculada à variação do IPCA, junto ao acréscimo de juros definidos na emissão, em porcentagem ao ano sendo calculada sobre o valor nominal atualizado. Os pagamentos de juros são efetuados semestralmente, com ajuste do prazo no primeiro período de fluência, se necessário.
Títulos de renda-fixa emitidos pelo Tesouro Nacional, cuja rentabilidade está relacionada à variação do IGP-M, aos quais se somam os juros definidos no momento da emissão como percentual do valor nominal renovado por ano. Os pagamentos de juros são efetuados semestralmente, pelo que no primeiro período o prazo de pagamento é alterado se necessário.
Títulos de rendafixa emitidos pelo Tesouro Nacional, com fator de remuneração pós-fixada resultante da variação da cotação de venda do dólar no mercado de câmbio de taxas livres. Os juros são determinados no momento da emissão como uma porcentagem do valor nominal renovado por ano. Os pagamentos de juros são efetuados semestralmente, pelo que no primeiro período o prazo de pagamento é alterado se necessário. Sobre o primeiro cupão de juros pago é calculado o juro integral, que é fixado por 6 meses, independentemente da data de emissão da obrigação.
Títulos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional, cujo prêmio é determinado pela variação da TR de uma emissão para outra.
Uma oferta feita por uma empresa aos seus acionistas que lhes permite comprar novas ações a um preço específico, geralmente abaixo do preço de mercado atual e por um período de tempo relativamente curto.
O termo refere-se à emissão de títulos públicos, que é realizada pelo Tesouro Nacional e Banco Central por meio de pregão eletrônico, podendo ser realizada por meio de títulos Selic e Cetip.
Ofereça-se para comprar um determinado lote de ações a um preço fixo. A maioria dessas ações é iniciada pelas próprias empresas ou pelos acionistas, e o objetivo é recomprar as ações do mercado e dar-lhes a propriedade ou posteriormente cancelá-las.
Uma proposta para investir em uma determinada parte da empresa. Uma empresa pode colocar um lote existente (oferta secundária) ou um novo lote (oferta primária).
O número total de imóveis oferecidos (para venda ou aluguel) no mercado imobiliário durante um determinado período.
O direito de comprar ou vender uma quantidade especificada de um ativo especificado a um preço pré-acordado dentro de um período de tempo especificado. No momento em que o direito de opção é publicado, esse direito é vendido por uma taxa, que o vendedor recebe.
Uma opção de compra dá ao titular da opção o direito de comprar uma certa quantidade de um determinado ativo a um preço predeterminado (o preço de compra) dentro de um determinado período de tempo (o prazo da opção). Também conhecido como discurso, um termo que se origina da língua inglesa.
Um investidor que comprou esta opção ganha o direito de fazer um swap em uma determinada data.
Uma opção de venda dá ao titular da opção o direito de vender uma quantidade específica de um ativo a um preço predeterminado (o preço de exercício) durante um período de tempo especificado (o prazo da opção).
As opções podem ser exercidas em qualquer data até a data de exercício ou “data de vencimento”, diferentemente das opções de estilo europeu que só podem ser exercidas na data do exercício.
Uma opção que só pode ser exercida na data de exercício ou “data de vencimento”, diferentemente das opções norte-americanas que podem ser exercidas qualquer dia antes da data de exercício.
Defina transações em moeda estrangeira trocando a moeda de um país pela moeda de outro país. O termo operação de câmbio flutuante refere-se à conversão de moedas com base no valor especificado no mercado flutuante. Por sua vez, o termo processo de câmbio paralelo significa que a troca de moeda ocorre com base no valor determinado no mercado paralelo.
Um termo usado por uma bolsa de valores para descrever um processo de compra de ações no mercado à vista e venda dos mesmos ativos instantaneamente no mercado de futuros.
A conta do ativo do balanço da instituição financeira é a soma de todas as operações de crédito realizadas pela instituição, menos a provisão para inadimplência. Outras atividades de arrendamento mercantil e de crédito são classificadas separadamente.
Empresas que utilizam prioritariamente planos auto segurados, que são planos grupais em que o risco não é transferido para terceiros, e todas as despesas médicas são custeadas pela entidade patrocinadora do plano, que geralmente é a empregadora do participante do plano
Essas empresas não arriscam o programa, mas administram os diversos benefícios médicos pelos quais cobram uma taxa administrativa.
Um termo para uma empresa “auto-segurada”. Entre essas empresas, a empresa responsável pelo serviço determina sua estrutura operacional e gerencial, incluindo a estrutura de recursos próprios (incluindo farmácias, clínicas e hospitais), a criação de redes autorizadas e computadores do sistema. Além disso, a empresa administra o programa.
Termo para operadora de plano de saúde com rede própria de prestação de serviços.
Instruções dadas pelo cliente a uma corretora para comprar ou vender títulos (ações, títulos de renda fixa, opções, etc).
Um acordo em que o cliente informa apenas o valor do título negociado. Como a ordem deve ser colocada no momento do recebimento, o preço é determinado de acordo com o preço de mercado válido no momento da execução.
Duas ou mais ordens que só podem ser concluídas se ambas (ou todas) forem concluídas. Usando duas ordens como exemplo, a ordem de compra de um ativo só pode ser executada se a ordem de venda do outro ativo for executada.
Caracteriza a ordem de compra de um título no mercado, que é seguida ao mesmo tempo pela venda de um título com vencimento diferente. Ao combinar duas atividades, o investidor pode financiar a compra de um título vendendo o outro.
Um acordo em que o gestor de ativos (a pessoa física ou jurídica) que administra o ativo determina os termos da cessão, sem consultar o investidor.
Isso significa o tempo em uma sessão ordinária ou extraordinária da Câmara dos Deputados ou do Senado, que é dedicada à consideração de propostas em pauta. Começa às 11:00 às sextas-feiras e às 16:00 nos outros dias.
Termo utilizado nos mercados financeiros que define uma ordem de venda que só pode ser executada a um preço igual ou superior ao preço especificado pelo investidor.
Um termo usado no mercado de ações que se refere a uma ordem em que um investidor define um preço mínimo pelo qual uma ordem de compra ou venda deve ser preenchida.
Um termo usado para analisar a evolução (flutuação positiva ou negativa) observada no preço de um ativo ao longo de um período de tempo.
Abreviatura de Organização do Tratado do Atlântico Norte. A OTAN é composta pelos 19 países com a maior força militar e econômica do mundo e é responsável por analisar e discutir diversos conflitos internacionais. Fazem parte da OTAN: Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Holanda, Portugal, Espanha, Turquia, Inglaterra e Estados Unidos.
Descreve o processo pelo qual um investidor (ou gestor de investimentos) altera uma carteira de investimentos com o objetivo de reduzir o risco ao retorno esperado. Por exemplo, para um determinado retorno (por exemplo, 30%), o gestor aloca os ativos da carteira de forma que o retorno esperado seja alcançado com risco mínimo.
A soma de todas as dívidas da empresa com vencimento inferior a um ano. Geralmente inclui contas como contas a pagar, passivo circulante, impostos a pagar, etc.
Termo utilizado apenas para instituições financeiras que inclui a soma de todos os passivos que trazem custos financeiros para a instituição. O custo total de financiamento dessas dívidas reflete os custos de intermediação financeira e está incluído na receita bruta de intermediação financeira.
Corresponde à soma dos investimentos de todos os investidores no fundo, deduzidos os custos relativos à gestão e administração do fundo e taxas de performance.
Um dos componentes do balanço patrimonial, patrimônio ou valor contábil da empresa reflete o valor do capital social integralizado, fundo de capital, fundo de crescimento de capital, fundo de lucro e lucro ou prejuízo acumulado para o ano de referência. Os ativos totais de uma empresa são iguais à soma de todas as suas dívidas e patrimônio líquido.
Abreviatura utilizada para indicar a população economicamente ativa do país, ou seja, a população em idade ativa. Para o Brasil, estima-se que a PEA cubra mais de 90 milhões de pessoas.
A Previdência Social significa um benefício pago quando um aposentado retorna ao trabalho. No regime de previdência privada, refere-se à compensação, ou seja, a um subsídio único, e se opõe ao pagamento de bônus na forma de renda mensal.
No acordo celebrado entre o Tribunal Superior do Trabalho e o Banco Central, foram nomeados juízes de primeira instância para conduzir processos de execução para obter informações sobre a existência de contas correntes e aplicações financeiras realizadas pela Justiça do Trabalho. O objetivo da penhora online é permitir que os valores dessas contas sejam bloqueados para garantir o pagamento dos valores devidos.
Um termo usado para definir quanto risco um investidor está disposto a assumir ao investir seu dinheiro. Em geral, três perfis de risco são utilizados para definir um investidor: conservador, moderado e agressivo.
Alguns fundos de investimento cobram uma taxa adicional de performance no caso de a rentabilidade do fundo ser superior ao objetivo pré-especificado.
Termo usado em planos de pensão que se refere ao período durante o qual o investidor faz pagamentos de pensão, ou seja, investir no plano. Durante o período de acumulação, o investidor fica isento de imposto de renda, que só é calculado quando esses benefícios são resgatados.
No caso de transferência de saldo do cartão, significa o período durante o qual o emissor do cartão oferece ao titular uma taxa de juros mais favorável, para que ele possa quitar sua dívida.
Diferentemente da maioria das aplicações financeiras, o investidor em planos de previdência privada não paga imposto de renda na fonte. Em vez disso, o pagamento do imposto (que é calculado com base na tabela de imposto de renda graduada) é diferido, ou seja, diferido até o momento da compra dos benefícios. Portanto, o período de diferimento refere-se ao período de tempo entre o início dos pagamentos e a data do pagamento dos benefícios.
O tempo durante o qual a seguradora reembolsará as despesas incorridas pelo segurado. Este termo é frequentemente usado em contratos de aluguel, pagamento de aluguel ou perda de emprego.
Nos planos de previdência, significa o período a partir do qual o pensionista tem direito ao benefício na forma de renda vitalícia ou temporária.
Uma medida usada na análise financeira que reflete o tempo que uma empresa leva para cobrir suas contas. Esse indicador ajuda a avaliar a política de crédito e cobrança da empresa. Por exemplo, se uma empresa concede a seus clientes 30 dias de crédito, um prazo médio de 60 dias indica um departamento de cobrança mal administrado. Em geral, empresas do mesmo setor devem ter políticas semelhantes.
Indicador utilizado na análise financeira que descreve o tempo médio que uma empresa leva para pagar suas dívidas. Esse indicador é utilizado para avaliar a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações.
O Bureau of Economic Analysis do Departamento de Comércio dos EUA publica uma pesquisa mensal sobre os gastos do consumidor nos EUA durante um determinado período de tempo. Este índice é divulgado simultaneamente com o resultado do indicador de renda pessoal e é um importante indicador do ritmo da atividade econômica americana.
Termo utilizado para definir o processo de coleta e análise de dados que uma empresa realiza para melhor compreender um mercado específico a fim de lançar novos produtos. A pesquisa de mercado pode incluir a análise de variáveis quantitativas e/ou qualitativas.
É um dos regimes de previdência complementar do país. Ao invés de garantir o retorno mínimo dos planos convencionais, o PGBL oferece 100% do lucro que o fundo alocado auferir no período. Os PGBLs
São basicamente de três tipos com base no risco e volume investido em ações. Todos os investimentos são dedutíveis da base de cálculo do IR até 12% da receita bruta, e o valor total está sujeito ao imposto de renda. As taxas de cobrança variam de 0% a 3,5%.
Ao investir no PGBL, o participante adquire cotas do fundo vinculadas ao contrato da mesma forma que ao investir em um fundo de investimento contratual. Os valores das cotas são publicados diariamente em jornais de grande circulação.
A sigla significa Produto Interno Bruto. O produto interno bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região durante um determinado período de tempo.
O PIS/PASEP é um pagamento realizado por empresas que tem por finalidade apoiar o fundo responsável pelo pagamento do seguro-desemprego e do auxílio-desemprego. O cálculo do PIS/PASEP é baseado na fatura mensal ou folha de pagamento da empresa.
O processo de desenvolver e analisar o propósito e a filosofia de uma empresa, definindo metas gerais, estratégias a serem usadas em um determinado período de tempo e alocando recursos.
O termo refere-se aos planos de previdência vendidos no mercado, disponíveis para qualquer pessoa interessada em participar. Geralmente são vendidos por seguradoras, bancos e fundos de pensão abertos. Exemplos são PGBL, planos FAPI etc…
O PAM é uma das formas de pagamento dos financiamentos imobiliários cobertos pelo SFH, onde não há limite de vinculação de renda e a amortização aumenta ao longo do mês de acordo com a variação da TR.
O PES é uma das formas de pagamento do financiamento imobiliário do SFH. Assim como o PCR, seus pagamentos financeiros são limitados a 30% da renda e, no PES, são revisados anualmente de acordo com a revisão salarial.
Um sistema de previdência complementar que as empresas criam em benefício de seus funcionários. A empresa deve fazer pelo menos R$ 1 por contribuição de cada funcionário ao fundo.
Regime de previdência complementar criado pelas empresas em benefício de seus empregados, que define o benefício recebido na aposentadoria. Como o quadro de pagamentos não é dividido em contas individuais, pode ocorrer um déficit.
Regime de previdência complementar criado pelas empresas em benefício dos seus empregados, onde o valor do benefício pago no momento da aposentadoria é o valor total acumulado.
Ao contrário dos planos de benefício definido, estes planos definem um valor de pagamento mensal. Além disso, cada funcionário tem sua própria conta, o que reduz o risco de desabastecimento.
Termo que define um dispositivo utilizado nas lojas para leitura de cartões, e é através do PDV que a transação entre o cliente e o titular do cartão é transferida.
Descreve as regras e objetivos para a gestão de recursos (ou ativos em uma carteira de investimentos). Geralmente, a política de investimento que o gestor do fundo utiliza ao administrar os ativos do fundo pode ser encontrada nos prospectos do fundo. Outro nome possível é “estratégia de investimento”.
A política de arrecadação e gastos do governo, que inclui a carga tributária sobre pessoas físicas e jurídicas, bem como a determinação do gasto público com base nos impostos arrecadados.
Em geral, a política fiscal adotada pelo governo acaba afetando a política monetária do governo, pois quando as despesas públicas superam as receitas, o governo incorre em déficit. Normalmente, esse tipo de desequilíbrio força os investidores a exigir mais para comprar títulos do governo, fazendo com que o banco central aumente a taxa básica de juros dos títulos do governo.
Um termo que se refere a um conjunto de medidas postas em prática para controlar a oferta de moeda e crédito e, portanto, a taxa básica de juros, em uma determinada economia. O banco central é responsável pela implementação da política monetária do país e, portanto, sua independência política é importante, o que garante que os interesses políticos não influenciam a política monetária do país.
Os depósitos compulsórios em depósitos bancários são uma das ferramentas mais utilizadas para implementar a política monetária do país. Portanto, quando o banco central quer reduzir a quantidade de dinheiro em circulação, geralmente aumenta os compulsórios dos bancos.
Um termo usado para definir o nível de vendas que uma empresa precisa para cobrir todos os seus custos fixos e variáveis. Na análise de investimentos, reflete o momento exato em que as receitas se igualam aos custos acumulados, resultando em um fluxo de caixa positivo em relação ao investimento realizado.
Em particular, a convenção utilizada no mercado de taxas de juros é uma escala em que 100 pontos básicos representam um ponto percentual. Como os retornos dos títulos de renda fixa geralmente são relativamente pequenos, essas flutuações são geralmente expressas em pontos base e não em pontos percentuais. A queda de rendimento de 5,55% para 5,52% é mais facilmente vista como uma queda de 3 pontos base do que uma queda de 0,03%.
Lançado pela Bovespa em 2007, o produto POP oferece certa proteção ao capital investido em troca de parte do retorno do investimento em ações. Portanto, se o valor da ação aumentar bastante, o lucro do POP será menor do que o lucro que o investidor obteria se investisse apenas em ações. Mensalmente, a Bovespa oferece pontos POP (6 meses e 1 ano) para todas as sete ações mais negociadas da bolsa. O POP, que consiste na participação no mercado à vista e as correspondentes opções de compra e venda no mercado de opções, nasceu da necessidade de criar um tipo de investimento no mercado de ações que alia segurança e oportunidade de obter maiores retornos.
No caso de serem emitidos cartões adicionais, o portador é o responsável contratual e juridicamente pelo cartão.
Os títulos pós-fixados têm rentabilidade atrelada a um indicador como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou a taxa Selic.
Renda nacional ou a parte não utilizada de um indivíduo. Este termo também é usado para se referir a aplicações de conta poupança.
Uma teoria que mostra que o poder de compra de diferentes países permanece inalterado, e esse equilíbrio é garantido pela revisão das taxas de câmbio das moedas desses países.
O prazo fixado pela sociedade, durante o qual o accionista pode exercer o seu direito de preferência na emissão de acções.
Terminologia utilizada no mercado imobiliário para descrever quantos meses, em média, os apartamentos efetivamente vendidos foram oferecidos no mercado. Então, quando o PMV aumenta, significa que é mais difícil fazer negócios no mercado e vice-versa.
O preço de títulos, ações, moedas estrangeiras ou commodities. Este termo é usado principalmente em bolsas de valores ou commodities.
Um termo usado por analistas financeiros na análise de ações. O preço-alvo da ação é calculado usando o método de fluxo de caixa descontado e é usado para determinar o potencial de alta ou baixa da ação. Em outras palavras, determina se uma ação é cara ou barata.
O preço pelo qual a opção pode ser exercida, ou seja. em que o titular pode comprar ou vender os títulos objeto da opção. O preço de exercício é determinado quando a opção (ou série de opções) é emitida.
Abreviação de Preço/Fluxo de Caixa por Ação. É um indicador chave que expressa o valor de mercado de uma empresa na forma de fluxo de caixa disponível. É calculado dividindo o valor de mercado pelo fluxo de caixa existente da empresa por ação. O fluxo de caixa disponível é calculado como lucro líquido mais depreciação menos investimentos e variações no capital de giro.
Abreviação de Preço/Fluxo de Caixa por Ação. É um indicador chave que expressa o valor de mercado de uma empresa na forma de seu fluxo de caixa. É calculado dividindo-se o valor de mercado pelo fluxo de caixa da empresa por ação. O fluxo de caixa, por outro lado, é calculado como lucro líquido mais depreciação.
Sigla que denomina Preço/Lucro por Ação. Indicador fundamentalista que expressa o valor de mercado da empresa em termos de seu lucro líquido, que é calculado como valor de mercado dividido pelo lucro líquido por ação da empresa, onde lucro líquido é ajustado para quaisquer despesas ou receitas extraordinárias.
O P/LPA também pode ser visto como o número de anos que se levaria para reaver (através da distribuição de lucros) o capital aplicado na compra de uma ação.
Sigla de preço/receita bruta de intermediação financeira. Indicador chave que expressa o valor de mercado das instituições financeiras como receita de sua intermediação financeira. É calculado dividindo-se o valor de mercado pelo resultado da intermediação financeira por ação.
A receita da instituição pela intermediação financeira é o total das receitas recebidas pela instituição financeira com as atividades de crédito, contratos de aluguel, títulos, câmbio e aplicações compulsórias.
Uma medida básica que representa o valor de mercado de uma instituição financeira com base em seus produtos bancários. É calculado dividindo-se o valor de mercado pelo lucro por ação do banco da empresa. Os proveitos bancários correspondem à soma de todos os proveitos gerados pela atividade bancária da entidade, calculados como a soma do total dos proveitos do intermediário financeiro, dos proveitos de prestação de serviços, do patrimônio da filial e de outros proveitos de exploração
Uma abreviação de preço/lucro de transação por ação. Um indicador básico do valor de mercado de uma empresa em termos de receita operacional. É o valor de mercado dividido pelo lucro operacional por ação da empresa.
Uma abreviatura do preço/valor patrimonial de acordo com as ações. Indicadores básicos que expressam o valor de mercado de uma empresa com base em seu patrimônio líquido. É calculado dividindo-se o valor de mercado pelo valor contábil de cada ação do negócio.
Com eles, os investidores podem saber exatamente quanto poderão pagar quando seus títulos vencerem e podem planejar de acordo.
O período de tempo durante o qual os títulos listados são negociados diretamente no pregão e/ou por meio de sistemas eletrônicos de negociação.
Os sistemas eletrônicos de negociação permitem a negociação por meio de terminais sem a necessidade de os traders visitarem fisicamente o pregão.
Quando a taxa geral de uma seguradora excede 100%, significa que suas despesas operacionais excedem sua receita de prêmios. Nesses casos, as seguradoras devem alavancar suas carteiras de investimentos para gerar bons retornos para reverter algumas perdas e obter lucro líquido.
Situação em que uma pessoa perde os seus direitos devido a não utilização durante um determinado período.
Pessoa física ou jurídica que presta serviços relacionados à franquia, como advogados, arquitetos, engenheiros, consultores, etc., ainda que não haja relação comercial com o franqueador.
A previdência privada (ou complementar) existe no Brasil desde o final da década de 1970, mas só ganhou impulso no final da década de 1990, quando o fracasso do sistema previdenciário se tornou aparente.
Além disso, as reformas previdenciárias do final da década de 90 tornaram a previdência privada mais atrativa ao permitir a dedução das contribuições previdenciárias para fins de imposto de renda de pessoa física e a introdução de novos produtos. Existem dois tipos de anuidades complementares: fechadas e abertas.
Uma das opções de anuidade complementar disponíveis no mercado, a outra é um plano fechado. Inclui um Plano Pessoal opcional como fundo de investimento para aposentadoria (ou seja, com perspectiva de longo prazo).
Esses fundos são administrados por instituições financeiras como seguradoras, fundos de previdência privada e bancos, e recebem uma comissão (taxa de administração) pela gestão dos fundos.
Existe uma fórmula de anuidade suplementar no mercado, sendo a outra a anuidade aberta. Ao contrário de um plano de previdência aberto, no caso de um plano de previdência fechado, apenas os funcionários da empresa patrocinadora e mais ninguém podem participar do fundo.
Pensões fechadas de reforma concedidas pelas empresas aos seus trabalhadores através da constituição de um fundo de pensões para o qual a empresa e os trabalhadores contribuem conjuntamente. Os benefícios estão disponíveis para funcionários ou diretores da empresa patrocinadora.
Um termo usado nos mercados financeiros para descrever as ações mais negociadas no mercado de ações, também conhecidas como ações blue-chip.
Um termo usado para identificar a parte de um empréstimo ou título de renda fixa que não tem juros a pagar. Então, em um empréstimo de R$ 10.000, o principal é de R$ 10.000, e o saldo devedor geralmente é maior, pois tem que ser ajustado de acordo com os juros cobrados.
Termo em inglês para designar outra forma de financiamento utilizada por empresas de médio ou grande porte para garantir o desenvolvimento e expansão de suas atividades. As empresas visadas por esses investimentos temporários normalmente se beneficiam de altas taxas de crescimento e níveis de risco moderados ou baixos. O termo private equity também pode descrever um investidor que opera comprando uma participação em uma grande corporação existente e não requer a cooperação direta do investidor na gestão do negócio.
Termo que define o processo de transferência do controle acionário de uma empresa estatal ou instituição financeira para o setor privado (pessoa física ou jurídica). Nas ofertas públicas da Petrobras e da Vale do Rio Doce, as ações dessas empresas estatais foram vendidas a pessoas físicas que poderiam utilizar recursos próprios ou do FGTS. Em outros casos, a privatização pode ocorrer por meio de leilões, onde os interessados tentam comprar o controle da propriedade do governo.
O processador é a empresa que gerencia as partes operacionais do cartão, como processamento de cobrança, atendimento ao cliente, etc. Exemplos de processadores são a CSU Cardsystem e a EDS do Brasil.
O Departamento do Trabalho divulga dados sobre produtividade e custos trabalhistas para toda a economia dos EUA a cada três meses, excluindo dados sobre agricultura e manufatura.
Esse dado é importante porque funciona como termômetro de parte dos custos trabalhistas, o que pode afetar a inflação nos Estados Unidos.
Termo usado para determinar a eficiência de uma empresa ou organização na utilização de recursos. A produtividade de uma empresa pode ser calculada através da divisão da produção física obtida numa unidade de tempo por um dos fatores de produção (trabalho, bens, capital).
Conceito que reflete o número total de bens e serviços produzidos em uma determinada área durante um determinado período. Geralmente, o PIB é calculado trimestralmente ou anualmente. Assim, o PIB de um país, estado ou cidade pode ser calculado. Por outro lado, a taxa de variação do PIB indica o crescimento econômico durante um determinado período.
Um termo usado para definir a estimativa de um empreendedor privado sobre o que ele pretende vender, gastar e ganhar nos próximos meses ou anos.
Refere-se a qualquer assunto discutido na Câmara dos Deputados ou no Senado. Pode ser um projeto de lei geral ou complementar, emenda, petição, etc.
Um documento de que uma pessoa interessada em obter um plano de pensão indica que ele está familiarizado com os regulamentos e os termos contratuais do plano.
Trata-se da transferência da titularidade dos valores mobiliários ao custodiante para o exercício de todos os direitos que acompanham esses valores mobiliários para fins de conservação, retenção e exercício de direitos sem liberdade de disposição, desde que seja exigida a devolução da ação do emissor. Exigir capital ou transferências a depositantes resultantes de alterações no número de ações.
A propriedade é, de qualquer forma, derivada de uma ideia ou produto intelectual, expressando um conjunto de direitos pertencentes a um pensador (autor, artista ou inventor) como autor de uma obra de imaginação, preparação ou invenção.
Um termo usado para descrever uma situação de mercado em que uma empresa não é afetada pela concorrência e a oportunidade de os concorrentes entrarem no setor em que opera é protegida. É usado para se referir a uma situação em que uma ou mais empresas dominam um determinado mercado e podem, portanto, definir preços, mix de produtos etc.
Termo que se refere aos benefícios (dividendos, bônus, garantias, juros de capital, etc.) que uma empresa distribui aos acionistas.
A conta do ativo do balanço da instituição financeira que apresenta todas as provisões da instituição para eventuais perdas em suas operações de crédito. A relação entre as provisões para perdas e o total de inadimplência das empresas indica a sabedoria da política de alocação de crédito.
Demonstração do resultado de uma instituição financeira, incluindo provisões anuais para risco de crédito classificado pela instituição como duvidoso. Os analistas normalmente examinam a proporção das provisões para perdas com empréstimos em relação ao total de transações de crédito no balanço patrimonial para estimar o nível de risco em uma carteira de empréstimos.
As apólices são cedidas por um grande número de seguradoras, portanto, uma vez distribuídas, seja qual for o seu porte, não comprometerão a estabilidade da carteira da seguradora.
Um termo em inglês usado no mercado de ações que significa uma opção de venda. Quando um investidor compra uma opção de venda, ele paga um prêmio pelo direito de vender um ativo financeiro específico a um preço predeterminado dentro do prazo ou data de vencimento da opção.
Em breve…
Um rating é atribuído à qualidade de crédito do emissor. Existem três grandes agências de classificação de risco no mundo: Fitch, Moody’s e Standard & Poor’s, que classificam títulos emitidos por empresas ou governos para medir a probabilidade de inadimplência, assim se dá a nota de Rating.
Título de renda fixa que não permite aos investidores sacar recursos antecipadamente e não é negociado no mercado secundário. A taxa de retorno reflete a taxa previamente acordada entre a instituição e o investidor.
Esta é a ação que uma empresa toma quando determina que um produto ou dispositivo, colocado no mercado, pode causar danos aos consumidores.
Alguns fabricantes de automóveis tiveram que recolher alguns modelos quando algum equipamento foi encontrado com defeito. Nesses casos, a empresa entrará em contato com todos os consumidores que adquiriram um desses carros e realizará as manutenções necessárias para melhorar a segurança dos consumidores, claro, sem custo adicional.
Termo usado para se referir a todos os ativos que uma empresa tem o direito de adquirir, como títulos.
Índice calculado para uma instituição financeira, que representa a soma de todas as receitas bancárias dessa instituição, calculada como a soma das receitas do intermediário financeiro e das receitas de serviços.
Indicador de uma instituição financeira, calculado como a receita total da instituição com operações de crédito, arrendamento mercantil, títulos, moeda e investimentos obrigatórios.
Receita total gerada por uma instituição financeira pela prestação de serviços aos clientes, como abertura de contas correntes, venda de cartões de crédito, etc. Em geral, os analistas esperam que a receita de serviços cubra a maioria dos custos operacionais do banco, como custos administrativos e custos de pessoal. O índice de cobertura resultante, que compara as receitas de serviços com a soma dos funcionários e despesas gerais do banco, é maior, e quanto maior o índice, mais estável é a receita do banco e menos dependente das receitas da intermediação.
O período em que é conhecido o documento comprovativo dos direitos de subscrição do investidor. Os recibos podem até ser negociados no mercado de ações.
Os planos anunciados da empresa incluem a recompra de ações de sua própria emissão no mercado. Os anúncios de recompra de ações costumam ser bem recebidos pelo mercado, pois indicam o desejo dos principais acionistas da empresa em comprar ações no mercado à vista, o que garante maior poder aos compradores de ativos, principalmente em períodos de alta volatilidade. Além disso, uma queda no mercado de ações aumenta a participação relativa do acionista nos lucros e nos dividendos, embora isso seja o oposto de uma diminuição no caixa.
Termo que se refere à quantidade de recursos que focam sua estratégia de investimento na imagem de um gestor ou instituição financeira. Os recursos gerenciados podem ser de propriedade ou propriedade de terceiros.
Reestruturação do modelo de tributação das sociedades, essencialmente assente na racionalização da dimensão dos impostos, na reestruturação de poderes e na intervenção fiscal entre estados.
Sistema que prevê a acumulação de recursos durante um período específico para fazer face ao pagamento de benefícios futuros.
Sistema em que as contribuições se destinam a fazer face ao pagamento de benefícios que ocorrerem neste período.
Sistema em que as contribuições se destinam a arcar com o pagamento à vista dos benefícios cujos fatos geradores ocorrerem neste mesmo período.
Conjunto de normas e regras que definem atribuições e o funcionamento de uma organização.
Para que uma companhia aberta possa negociar suas ações na bolsa de valores, ela deve aderir às regras estabelecidas pela bolsa de valores correspondente. A CVM está considerando a criação de três tipos diferentes de listagem de bolsa, portanto, o nível de informação a ser publicado deve variar de acordo com o nível de listagem.
RG ou Registro Público é o documento de cidadania mais importante e extremamente útil em todas as situações que exigem comprovação de identidade.
Os regulamentos dos regimes de fundos de pensões ou de investimento definem os direitos e obrigações dos patrocinadores, participantes e beneficiários empresariais em relação aos regimes de previdência. Em caso de dúvida, será tratado de acordo com os regulamentos.
O termo geralmente utilizado para designar todos os títulos de renda fixa, como o próprio nome sugere, é um título que paga um determinado valor de remuneração em um determinado momento, que pode ser determinado no ato da subscrição ou no momento do resgate (à vista). . . Quando você compra títulos de renda fixa, está emprestando dinheiro ao emissor do título (que pode ser um banco, uma empresa ou um governo). Portanto, os juros de um título são a compensação que você recebe pelo dinheiro emprestado. Alguns exemplos de títulos de renda fixa incluem: contas de poupança, certificados de depósito bancário (CDB), letras do tesouro, letras do tesouro e títulos de crédito.
O termo é geralmente usado para se referir a qualquer título cujos prêmios não tenham sido discriminados no passado, como títulos de renda fixa. Portanto, a rentabilidade dessas aplicações depende das condições de mercado. Exemplos de títulos variáveis são ações, commodities e fundos mútuos que investem nesses tipos de títulos, como fundos de ações, fundos multimercados de renda variável, fundos setoriais, etc.
Adotado apenas nos planos de previdência do tipo PGBL e VGBL onde a empresa repassa 100% da rentabilidade real líquida obtida através da aplicação dos seus ativos.
O montante de recursos alocados a um determinado participante de um plano de aposentadoria para pagamento de benefícios. Esses recursos são obtidos por meio do repasse dos recursos aplicados para a reserva de benefícios, que será distribuída na data de início da distribuição dos benefícios aos participantes.
Este é o nome da reserva legal criada pelas seguradoras e reflete o valor que as seguradoras devem pagar se todos os segurados rescindirem todos os contratos imediatamente.
Este é o nome da reserva legal criada pelas seguradoras e reflete o valor que as seguradoras devem pagar se todos os segurados rescindirem todos os contratos imediatamente.
Este é o nome da reserva legal formada pelas seguradoras e reflete a melhor estimativa da empresa sobre o valor que pagará por sinistros que já ocorreram no futuro.
É o valor deduzido dos prêmios pagos e ativados para cobertura de sinistros ocorridos, mas não comunicados à seguradora.
Reserva legal constituída pela seguradora administradora do plano de previdência, obtida por meio de contribuições dos participantes do plano ou, no caso de plano fechado, da patrocinadora. Com base nesse recurso de reserva, os benefícios dos participantes do plano serão pagos ao final do plano.
O valor formado somando a reserva de benefícios atribuída (com base nas contribuições líquidas do membro para o benefício de pensão de sobrevivência) e calculando o superávit econômico menos o valor do reembolso parcial pago ao pensionista.
As reservas internacionais refletem a quantidade de moeda e metais preciosos que um país acumulou. As variações nas reservas equivalem ao balanço de pagamentos (resultado de todos os fluxos de bens, serviços e capitais entre um país e o resto do mundo), pois se um país recebe mais do que envia, as reservas aumentam; Se o país envia mais do que recebe e vice-versa.
São as reservas que as seguradoras impõem com base no seguro que obtiveram e são parte integrante do mecanismo de seguro para proteger seu trabalho.
Da mesma forma, nos planos de previdência administrados por seguradoras, o termo reserva técnica é utilizado para definir a reserva de benefícios a ser fornecida.
Ação de sacar ou sacar a totalidade ou parte dos recursos investidos em determinada aplicação. Em alguns casos, os investimentos têm um período de carência antes do qual os fundos não podem ser reembolsados.
Quando essa compensação é pré-programada pela instituição financeira que trata da ordem e o investidor não precisa pedir o dinheiro da compensação, chamamos de compensação automática.
Em um plano de previdência, a recuperação ocorre quando o beneficiário passa a receber a totalidade ou parte dos benefícios a que tem direito, os quais são pagos com base nos recursos acumulados na reserva de benefícios a pagar.
Em algumas aplicações, como planos de aposentadoria, investimentos em ações e fundos mútuos, o imposto de renda é devido apenas sobre ganhos de capital durante a fase de reembolso.
Em algumas aplicações, como fundos mútuos, os investidores devem sacar pelo menos um valor pré-determinado, chamado de retorno mínimo. Dessa forma, você não poderá sacar se quiser sacar menos que esse valor, que varia de fundo para fundo, mas é geralmente determinado pelo valor mínimo do investimento.
À medida que as expectativas dos investidores mudam ao longo do tempo, a resistência pode ser quebrada e, eventualmente, uma resistência mais alta se forma. Portanto, quando se diz que o Ibovespa está agindo com resistência em 12.000, significa que o mercado não espera que o preço do Ibovespa suba acima desse patamar.
Leis ou regulamentos do mercado financeiro emitidos por um banco central ou agência federal, como a CVM.
Uma métrica chave incluída na demonstração de resultados de uma empresa, determinada pelo lucro da empresa menos o preço de compra das mercadorias vendidas. No caso dos bancos, também pode se referir ao resultado global da intermediação financeira.
Um índice que faz parte da demonstração de resultados de uma empresa, determinado como o lucro recebido pela empresa após a dedução do custo das mercadorias vendidas, custos de pessoal, custos administrativos, custos financeiros e outras despesas comerciais. Este termo é mais frequentemente usado em empresas não financeiras. Em alguns países, o lucro operacional é calculado antes das despesas financeiras, mas no Brasil, como herança da era da hiperinflação, quando a maioria dos itens da demonstração do resultado eram ajustados em termos monetários, essas despesas são incluídas no lucro operacional.
O Departamento de Comércio dos EUA publica um relatório mensal sobre as vendas totais no mercado de varejo, ou vendas diretas aos consumidores.
O mercado acompanha de perto esse índice, pois mostra a confiança do consumidor na economia e a disposição do consumidor em comprar.
O Departamento de Comércio dos EUA publica um relatório mensal sobre todas as vendas no varejo, excluindo as vendas de automóveis, que são consideradas altamente voláteis e muitas vezes distorcem os resultados do índice.
O mercado está acompanhando de perto este índice, pois sinaliza as condições do mercado consumidor dos EUA.
Contramedidas de um país ou grupo de países contra práticas que violem as regras do comércio internacional, causem desequilíbrio nos prazos de pagamento, ofereçam produtos a preços muito baixos (dumping) ou bonificações de juros, etc.
Termo usado na indústria de seguros que define o valor básico do retentor que uma seguradora deve usar para cada tipo ou tipos de seguro em que opera. A taxa de retenção é determinada por cálculos atuariais.
Indicador que expressa a relação entre os ganhos em caixa da empresa e o preço de mercado das ações da empresa. Em geral, as empresas em crescimento têm rendimentos de dividendos mais baixos do que outras empresas. O retorno total das ações de uma empresa para os acionistas pode ser dividido em duas partes: o aumento no preço das ações mais o dividend yield, então pode ser expresso como:
Retorno Total = (P1/Po)*(1+DY%), onde P1 é o preço no final do período; Po é o preço no início do período; DY% é o retorno de dividendo (ou dividend yield) da ação no período.
Um indicador de análise financeira que mede a rentabilidade do uso dos ativos de uma empresa, varia muito dependendo do setor em que a empresa atua. Este indicador pode ser calculado como um quociente entre o lucro líquido e o ativo total da empresa.
Indicador de análise financeira que mede o retorno do capital investido na empresa (acionistas e terceiros). O capital investido é definido como a soma das ações de uma empresa (acionistas) e passivos de longo prazo (terceiros).
Indicador de análise financeira que mede o retorno sobre o capital investido (patrimônio líquido) dos acionistas. O índice é calculado como a relação entre o lucro líquido da empresa e seu patrimônio líquido.
Atividade que permite a uma empresa seguradora transferir para o mercado segurador nacional potenciais excedentes e passivos que excedam sua capacidade compensatória.
Um termo usado para descrever a variação no retorno em relação a um investimento. Alguns autores fazem distinção entre risco e incerteza, argumentando que uma distribuição de probabilidade pode estar associada ao primeiro, o que não seria o caso do segundo, mas geralmente os dois conceitos são usados como sinônimos. Portanto, quando se diz que um investimento é de alto risco, significa que é muito difícil prever exatamente o retorno que será alcançado. Nos mercados financeiros, o termo “risco” é usado para definir a probabilidade de lucro ou prejuízo acima ou abaixo da média do mercado.
Um dos vários tipos de risco usados para determinar a probabilidade de inadimplência de uma empresa, instituição financeira ou título emitido pelo governo. Por exemplo, se uma empresa falir, é possível que atrase os pagamentos dos títulos emitidos ou simplesmente não os faça. Esse risco é chamado de risco de crédito do título.
A parte do risco de investimento que está contida no próprio investimento. No caso de ações ou títulos de uma empresa, trata-se de riscos específicos dessa empresa, que não afetam os resultados de outras empresas. Os investidores tentam eliminar ou reduzir tais riscos diversificando seus investimentos, daí o risco de spread do valor nominal.
A proporção de risco em um investimento que se aplica a todas as empresas e não é específica da empresa. Fatores como guerras, inflação e eventos internacionais representam um risco não diversificável que não pode ser difundido ou eliminado.
Medida criada pelo banco norte-americano JP Morgan, que visa medir a percepção de risco de investidores de diferentes países com base na cotação de títulos de dívida externa desses países negociados em mercados internacionais. O banco calcula um fator de risco ponderado com base no spread de juros, ou entre, que esses títulos pagam em relação aos títulos do Tesouro dos EUA de mesmo vencimento. Assim, se o spread médio é de 10%, o risco soberano é de 1.000 pontos-base destinados a cobrir pequenos spreads. O risco também é calculado para uma cesta de títulos de vários países usando o índice Embi (Emerging Markets Bond Index Plus) ou o índice Emerging Markets Bond. Vários países estão participando, incluindo Brasil, Argentina, México, Colômbia e Venezuela, Rússia, Bulgária, Polônia, Nigéria e outros.
Termo que vem da língua inglesa e se refere à apresentação formal dos planos de negócios de uma empresa a potenciais investidores nacionais ou internacionais para obter os recursos necessários para financiar as operações.
Indicador utilizado na análise de projetos, que é calculado dividindo-se o lucro do projeto pelo valor investido nele. Em marketing, isso se refere a publicidade, ROI e promoções.
Termo que vem da língua inglesa e se refere ao valor pago a uma empresa pelo direito de usar comercialmente apenas sua marca, patente, produto ou obra original.
Índice que expressa a volatilidade média diária das 500 maiores ações negociadas nas bolsas norte-americanas (NYSE, NASDAQ e AMEX). O SandP500 consiste em uma carteira teórica de 500 ações selecionadas com base em sua participação de mercado e liquidez. Diferentemente do Índice Dow Jones, que é calculado por médias simples, o SandP 500, que é calculado pela empresa de avaliação de risco e análise de mercado Standard and Poors, utiliza médias ponderadas pela capitalização de mercado das empresas.
O S&P Global 100 é um índice de ações que mede o desempenho das ações de 100 grandes empresas em todo o mundo cujas atividades são de natureza global, ou seja, eles trabalham em vários países.
Entre as 100 empresas incluídas no índice, há apenas uma empresa latino-americana, uma operadora de telefonia móvel, a América Móviles.
Sigla para atendimento ao cliente fornecido pela empresa. Recentemente, os SACs têm sido vistos como uma alternativa de marketing, uma vez que o bom atendimento nesse tipo de atividade leva a um relacionamento mais próximo com o consumidor, enriquecendo o banco de dados e, por fim, criando oportunidades de negócios.
Uma situação em que o titular do cartão pode ter direito a uma reclamação de saldo, que pode ser devido à reclamação incorreta ou ao recebimento de um prêmio em dinheiro. Se o valor não for totalmente utilizado na próxima fatura, será deduzido dos custos totais.
É o valor total devido por um consorciado em um determinado momento e inclui mensalidades não pagas, diferenças de pagamentos mensais e outras dívidas financeiras não pagas conforme estipulado no contrato de assinatura.
Flutuação nas vendas ou renda durante uma determinada época do ano.
SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) desde 1972 o Sebrae trabalha no desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte, através da oferta de cursos de capacitação, apoio na obtenção de crédito, etc.
Termo derivado da língua inglesa (securities) que define uma operação financeira na qual um empréstimo (ou dívida) é convertido em títulos livremente negociáveis. Portanto, quando uma empresa toma um empréstimo e o divide em partes, cada uma delas tornando-se títulos que podem ser negociados no mercado, essa operação é chamada de securitização.
Operação de securitização de um ativo recebível (como promissórias, por exemplo) que serve de lastro para um título negociável, podendo ser vendido a investidores. Este tipo de operação é feito para reduzir o risco de uma carteira de recebíveis, pois os créditos acabam sendo divididos entre vários investidores.
Conjunto de consumidores específicos de um determinado produto ou serviço.
Jargão do mercado financeiro que define as ações que possuem uma liquidez inferior ao das blue chips nas Bolsas de Valores.
A taxa varia de 1% do salário da empresa. Essa variabilidade depende do risco de vida que a empresa apresenta aos seus colaboradores em decorrência de suas atividades.
É uma apólice de seguro que garante o pagamento de determinada quantia para indenizar médicos, hospitais, e em caso de morte ou acidente do segurado, no caso de capacidade total ou parcial de trabalho. Esses seguros podem ser feitos de forma individual ou coletiva.
Tipo de seguro que assegura a perda do empregador por furto, roubo, apropriação indébita ou qualquer outro crime contra o patrimônio cometido por seus empregados ou empregados.
Modalidade de seguro contratada por empresas, como indústrias, comércio e prestadoras de serviço, cujo objetivo é preservar os negócios do segurado de forma a garantir sua capacidade operacional e rentabilidade nos mesmos níveis em que se encontravam antes da ocorrência do sinistro.
Modalidade de seguro que pretende garantir o desembolso de despesas pagas a terceiros por danos materiais ou pessoais, que foram involuntariamente causados. Bastante usado por executivos de grandes empresas, advogados, médicos, etc.
Trata-se dos seguros que garantem o pagamento das despesas com assistência médica e hospitalar que garante o pagamento de todos os procedimentos efetuados em nome do segurado diretamente a quem prestou o serviço. Em outros casos, o reembolso é feito com base na quantia estipulada na apólice.
Termo usado para indicar os seguros de vida e acidentes pessoais feitos de forma coletiva, ou seja, envolvendo mais de um segurado. Os termos destes seguros são determinados pelo estipulante, no caso o empregador destas pessoas, sendo que a apólice favorece várias pessoas. Assim sendo nos seguros de grupo, os contratos se repartem em contratos distintos para quantas forem as pessoas seguradas.
Um tipo de seguro que protege o segurado se o segurado não puder pagar uma determinada obrigação do devedor principal ou o fiançado. Muito utilizado em locações de imóveis.
Termo utilizado para definir seguro destinado a proteger pessoas de baixo poder aquisitivo contra determinados riscos, como doença, velhice, invalidez e acidentes de trabalho.
Este benefício é pago pela Caixa Econômica Federal para garantir que o trabalhador dispensado sem justa causa tenha trabalhado por pelo menos seis meses conforme consta na carteira de trabalho. Os valores variam de acordo com a faixa salarial e são pagos em parcelas de até cinco, dependendo do beneficiário.
Trata-se de um tipo de seguro que é constituído por várias modalidades com cobertura multi-risco, sendo que sua principal característica é a de cobrir perdas e danos materiais ou pessoais involuntariamente causados ocorridos durante a vigência do contrato de seguros.
Sistema especial de liquidação e custódia estabelecido pelo Banco Central em 1979 para armazenar e processar títulos, depósitos interbancários, transferências e liquidações financeiras por meio de equipamentos eletrônicos ou de processamento remoto em contas abertas em nome dos participantes do sistema.
A Selic é a 𝐭𝐚𝐱𝐚 𝐛𝐚𝐬𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐣𝐮𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐞𝐜𝐨𝐧𝐨𝐦𝐢𝐚 𝐧𝐨 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥. Ela é, por definição, utilizada no mercado interbancário para financiamento das operações de empréstimos de 1 (um) dia entre os bancos que usam títulos públicos federais como garantia (lastro). Isso é, o volume de operações bancárias em um único dia é muito grande e o Banco Central impõe que os bancos devem fechar o dia com o caixa equilibrado. Para manter o mínimo de caixa exigido, as instituições fazem empréstimos entre elas há uma taxa de juros com títulos de 1 (um) dia como garantia, esta taxa é a 𝐓𝐚𝐱𝐚 𝐒𝐞𝐥𝐢𝐜 𝐎𝐯𝐞𝐫, divulgada diariamente. No ano, ela é a 𝐓𝐚𝐱𝐚 𝐒𝐞𝐥𝐢𝐜 𝐀𝐧𝐮𝐚𝐥.
A taxa Selic que conhecemos tradicionalmente é a 𝐓𝐚𝐱𝐚 𝐒𝐞𝐥𝐢𝐜 𝐌𝐞𝐭𝐚. Ela é estabelecida pelo 𝗖𝗼𝗽𝗼𝗺 (Comitê de Política Monetária). A equipe do Copom se reúne a cada 45 dias, para estabelecer a taxa básica de juros do próximo período.
Quando a Selic está alta, é mais caro emprestar dinheiro, o que diminui o capital em circulação e auxilia no controle da inflação. De modo igual, se os juros estiverem baixos, a tendência é que os preços dos bens de consumo aumentem. Logo, um dos objetivos do Copom com a Selic é controlar o volume de dinheiro em circulação, que por sua vez, controla a infração.
Termo que designa um conjunto de opções do mesmo tipo (compra ou venda) sobre o mesmo ativo, com a mesma data de vencimento e preços de exercício diferentes.
Corresponde às sessões de negociação realizadas durante o ano parlamentar anual, que decorre de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1 de agosto a 15 de dezembro. Quando o Congresso se reunir fora desse período, será realizada uma sessão legislativa especial.
O SFH é administrado pelo Estado, regulado pelo banco central e caracterizado por fundos previdenciários para financiamento de hipotecas. Foi criado em 1964 para permitir permanentemente a captação e utilização de recursos em áreas residenciais.
No entanto, o financiamento está sujeito a determinadas condições previstas na legislação. Entre outras coisas, pode financiar a compra e construção de imóveis residenciais.
Movimento em que investidores que estão vendidos em uma ação correm para recomprá-la e devolvê-la ao locador. Geralmente resulta em fortes ganhos nas ações apenas quando os investidores estão ansiosos para fechar suas posições vendidas.
É um sistema tributário simplificado que favorece as empresas classificadas como micro e pequenas empresas. O esquema abrange vários impostos e contribuições que são combinados em uma única alíquota sobre a renda mensal total da empresa. As alíquotas variam de acordo com a receita da empresa.
O termo taxa de sinistralidade reflete o quanto a seguradora terá que pagar em indenização para cada R$ 1,00 de prêmio recebido. Portanto, uma taxa de sinistralidade de 70% significa que para cada R$ 1,00 recebido em prêmio a seguradora gasta R$ 0,70 no pagamento de indenizações.
O SAC é um dos tipos de parcelamento utilizado no financiamento imobiliário. A principal característica do SAC é amortizar o saldo devedor a uma taxa fixa desde o início do financiamento.
Esse índice de amortização é sempre o mesmo, fazendo com que a parcela amortizada da dívida seja maior no início do financiamento, fazendo com que o estoque da dívida diminua mais rapidamente do que outros mecanismos de amortização.
Termo usado para definir a capacidade de uma empresa, que possui dívidas, de gerar recursos suficientes para arcar tranquilamente com os pagamentos dos encargos relacionados a estas dívidas.
Termo usado para fazer referência às ações de baixo valor de mercado e pouca liquidez na bolsa. Em geral, são ações de empresas pequenas.
O sistema é responsável por manter os livros e registros de todos os títulos emitidos e negociados no mercado e faz parte da Cetip.
Empresa que tem o capital dividido em ações, diferenciando-se de uma sociedade limitada (onde não existe emissão de ações). Nas sociedades anônimas a responsabilidade dos acionistas fica limitada proporcionalmente ao valor de emissão das ações em seu poder.
Uma empresa em que 10% ou mais de seu capital é controlado por outra empresa, mas essa empresa não controla a empresa.
Uma empresa cujo capital é controlado por outra empresa. Assim, a controladora pode eleger a maioria do conselho de administração da controlada, seja por deliberação dos acionistas ou por maioria de votos na assembleia geral.
Uma instituição financeira que atua como intermediária entre os investidores e o mercado de ações. Estes são geralmente gestores de recursos de terceiros na forma de carteiras de ações, fundos mútuos e clubes de investimento.
Formada por capital votante majoritário subscrito pelo Estado, e minoritário, o capital privado, que é um tipo de empresa associada à prestação de serviços públicos ou à exploração de atividades econômicas.
A responsabilidade dos sócios está limitada ao número de ações subscritas por cada um dos sócios individualmente ou em conjunto com outros sócios.
O mercado de acesso, abreviação de empresa operacional, é um mercado para empresas com menos liquidez. Dessa forma, a SOMA, atualmente controlada pela Bovespa, opera o mercado de balcão regulado no Brasil por meio de um sistema eletrônico de negociação baseado em cotações registrado por formadores de mercado e instituições financeiras filiadas. A CVM está analisando o uso da SOMA para negociar ações em fundos imobiliários para aumentar a liquidez do fundo e torná-lo mais popular entre os investidores de varejo.
A entidade pública responsável por autorizar a constituição, organização, funcionamento e controle dos fundos de pensão.
Expressão em inglês que se refere à separação de um ramo ou empresa de uma empresa existente no mercado. É frequentemente usado como uma tecnologia financeira para ajudar as empresas a levantar capital para áreas específicas de negócios que exigem recursos significativos para crescer.
Um termo usado para descrever uma situação em que ocorre um desdobramento de ações, resultando em um aumento no número de ações emitidas e uma diminuição correspondente em seu valor nominal. Esta separação não implica a emissão de novas ações, mantendo-se o capital da empresa inalterado.
A diferença entre os custos de captação do banco e os juros cobrados aos clientes. Na prática, é o lucro total do banco com os empréstimos.
Termo em inglês usado para designar uma empresa em fase de estrutura de suas operações, implementação e organização. Embora as empresas neste estágio de desenvolvimento raramente consigam gerar caixa ou lucros, elas podem representar boas oportunidades de investimento devido ao seu potencial de crescimento.
Termo em inglês para uma ordem no mercado de ações em que um investidor define o preço de venda de uma ação abaixo do preço de mercado para proteger os lucros já obtidos.
Um termo que descreve uma negociação na qual um investidor negocia o mesmo número de chamadas e coloca no mesmo ativo com o mesmo preço de exercício e data de vencimento.
Prémios adicionais pagos por títulos garantidos acima da taxa de referência, excluindo a garantia. Para calcular a extensão de abstração, subtraia o valor presente do fluxo de títulos do fluxo de caixa do valor. O stripped spread é utilizado para comparar o spread de um papel colateralizado com o spread de um papel sem colateral.
O pânico do subprime refere-se aos empréstimos subprime no setor imobiliário nos Estados Unidos. Para obter créditos nessa área, era necessário um certo número de pré-requisitos – comprovante de renda, comprovante de trabalho, fiança, etc. – o que limitava o crescimento do mercado. Assim, algumas instituições financeiras passaram a emitir crédito exclusivo para clientes que não atendem a esses requisitos, deixando o mercado principal (privilegiado) e formando um mercado secundário. Sem atender aos requisitos básicos, esse tipo de crédito representa um grau maior de risco, principalmente considerando a incrível expansão que experimentou.
Transferência dos direitos do credor para um terceiro que resgata uma obrigação.
No mercado financeiro é utilizado para definir o conceito de emissão de ações da empresa, e os recursos captados devem ser utilizados para investimentos de acordo com as necessidades da empresa. Os direitos de subscrição referem-se ao direito dos acionistas de uma empresa de comprar mais ações da empresa quando emitem ações da mesma empresa. Por favor, lembre-se que este direito só é válido para o período pré-definido ao preço pré-definido.
Pessoa física ou jurídica que subscreve a compra do título comprometendo-se a pagar as mensalidades na forma prevista nas condições gerais.
Do inglês significa taxa de performance (ou desempenho). Descreve a taxa cobrada por administradores de fundos de investimentos sobre a parcela da rentabilidade de um fundo que tenha excedido a variação de um índice pré-selecionado.
Termo usado para especificar que um governo arrecada mais do que gasta, conta que exclui os juros do custo da dívida pública. Em geral, o superávit primário do acordo com o FMI é uma das metas exigidas pela organização como pré-requisito para a alocação de recursos.
A sigla para “Superintendência de Seguros Privados” é o órgão do Ministério da Fazenda responsável pela supervisão e fiscalização do mercado de seguros, do sistema aberto de previdência privada e de capitalização.
Em inglês, isso significa troca. Nos mercados financeiros, é um termo que se refere a contratos comerciais relacionados a commodities, moedas ou ativos financeiros. Uma troca é uma mudança na data de vencimento, índice ou títulos da carteira de um investidor. Essas transações são em bolsa, com regras e em alguns casos garantidas, no mercado de balcão, ou seja, de balcão. Os contratos de swap foram introduzidos pela BMandF em abril de 1993.
Nome da operação pela qual um banco central liquida o excesso de dólares no mercado futuro, em troca de o governo pagar juros em dólares sobre a dívida atrelada ao Selic. Ao utilizar os swaps reversos, as autoridades monetárias evitaram uma valorização (ainda que temporária) da dívida pública e melhoraram a situação da dívida pública reduzindo a parcela da dívida atrelada ao dólar.
Uma estratégia em que um ativo é negociado em bolsa, apostando em variações de preços de curto e médio prazo (em vez de variações de curtíssimo e curto prazo, como day trading), com o objetivo de obter lucro no final da operação O principal fator que afeta o resultado dessa estratégia é a volatilidade do ativo circulante e liquidez.
Tecnologia utilizada por “traders” para analisar fluxos de pedidos e tomar decisões de investimento. É uma leitura de fluxo que identifica variáveis como o comportamento dos participantes do mercado, direção do preço, força da oferta e muito mais.
Um termo usado na indústria de cartão de crédito para se referir à taxa cobrada pela operadora do cartão de crédito para enviar um extrato com base no pagamento de envio, preparação e compensação do extrato.
Estas são as taxas cobradas pelo Consórcio (se houver) ao aderir ao Consórcio, de acordo com a expectativa de uma parcela da taxa de administração para o Diretor.
Uma das formas de remuneração dos administradores é pela administração de fundos de empresas de investimento, que também afeta o rendimento dos planos de previdência complementar aberta, as modalidades são PGBL, VGBL, etc. O termo
Também é usado pela indústria de cartões, que cobra dos emissores de cartões uma taxa por cada transação com cartão.
O nome da taxa cobrada por um custodiante (geralmente um banco ou corretora) para manter as ações de um cliente ou outros títulos. Quando um investidor compra ações ou outros ativos no mercado, acaba não recebendo garantias em nome do banco custodiante, que cobra uma taxa de custódia por esse serviço.
Um termo usado para definir um índice que desconta uma série de fluxos de caixa futuros para obter o valor presente desses fluxos.
Uma medida de análise financeira que representa a porcentagem do lucro líquido que uma empresa paga aos acionistas na forma de dividendos. Em geral, as empresas em crescimento tendem a reinvestir a maior parte de seus lucros líquidos, de modo que seus índices são inferiores aos das empresas maduras.
Assim, os juros são entendidos como um “prêmio” pago ao credor por não utilizar esses recursos durante um período de tempo em que o devedor tem acesso a eles.
Isso significa que os juros são pagos para emprestar dinheiro. Os juros, por outro lado, são a relação entre os juros recebidos pelo credor e o valor do recurso emprestado.
Termo usado em economia para definir a taxa de juros que equilibra o mercado de câmbio. Quando a inflação é descontada, essa relação mantém o nível de preços constante e a economia está em pleno emprego.
Além da taxa de administração, alguns gestores também cobram uma taxa de performance, que é deduzida do valor da variação do retorno do fundo em um índice pré-determinado (benchmark). O período de cálculo da taxa de performance varia de acordo com o tipo de fundo.
Uma medida de análise financeira que mede a capacidade da empresa de garantir o crescimento contínuo das suas atividades sem a necessidade de assinar novos contratos de empréstimo. Ou seja, representa o percentual do lucro líquido da empresa que não é distribuído aos acionistas na forma de dividendos. Portanto, a soma do índice de retenção de dividendos e do índice de distribuição de dividendos deve ser igual a 1, expresso em porcentagem. Em geral, empresas que estão em fase de crescimento ou que possuem um capital menor tendem a ter maiores taxas de retenção. No entanto, cada vez mais empresas estão aumentando suas taxas de retenção para manter as estruturas de capital flexíveis o suficiente para aproveitar as oportunidades de crescimento (aquisições, fusões, etc.) que podem surgir. Também conhecido como retenção de lucros.
Uma medida de análise financeira que mede a capacidade da empresa de garantir o crescimento contínuo de suas atividades sem a necessidade de assinar novos contratos de empréstimo. Quando expresso em porcentagem, a soma do índice de retenção de dividendos e do índice de distribuição de dividendos deve ser igual a 1.
A taxa operacional média diária do mercado interbancário, que foi formada a partir de uma previsão de uma taxa de câmbio fixa para um dia D, que inclui os custos operacionais da organização, margens de lucro e impostos sobre vendas
Termo comumente utilizado para denotar a alíquota final de imposto cobrada sobre um determinado resultado, após o ajuste do imposto devido pelas deduções permitidas por lei. Assim, uma empresa pode ter uma alíquota de imposto de renda de 30%, mas depois de ajustar sua receita antes de impostos para quaisquer deduções ou reembolsos, pode acabar pagando menos de 30% de sua receita antes de impostos. Essa relação é chamada de taxa efetiva.
Para análise de investimento, a taxa interna de retorno (TIR) nada mais é do que a rentabilidade do projeto. A TIR é a taxa de desconto que torna o valor presente do projeto zero. Um projeto é atrativo quando sua taxa interna de retorno é maior que o custo de capital do projeto e vice-versa.
Indica a rentabilidade final de uma determinada aplicação após dedução das taxas e impostos necessários. Portanto, se o investimento rende 2% ao mês e é tributado em 20%, a alíquota líquida de imposto é de 1,6%.
Esse índice é usado como referência para análise de risco relativo e é o índice que usamos para calcular os retornos relativos de um ativo financeiro. No Brasil, a taxa livre de risco mais utilizada é o CDI.
Relembra os tempos da hiperinflação, método de cálculo de juros que só era utilizado no Brasil e como referência para empréstimos interbancários.
Os gestores de fundos são pagos através da cobrança de duas comissões (comissões de gestão e comissões de performance) que são deduzidas directamente do valor das cotas do fundo. Essas duas taxas, chamadas de taxas de compensação, são pagas pelos investidores aos gestores de ativos em troca de sua capacidade de gestão.
Abreviatura de taxa básica do banco central (a taxa mais baixa) e taxa de assistência do banco central (a taxa mais alta). São as taxas pelas quais as instituições financeiras são financiadas pelo BACEN. Essas taxas foram definidas durante a reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária) do mês passado.
Acrônimo utilizado para denotar a taxa financeira subjacente e tem como objetivo ampliar a gama de investimentos do portfólio, oferecendo taxas acima da TR. É calculado da mesma forma que o TR, mas nenhuma dedução é aplicada.
Títulos emitidos pelo Ministério da Fazenda Nacional para promover a reforma agrária, emitidos por escrito junto à Cetip, fixados após dividendos e vinculados à variação da TR.
Termo usado no mercado financeiro para se referir a um movimento consistente e ordenado do preço de um ativo, representando uma mudança nas expectativas dos investidores. Um dos princípios da análise técnica afirma que os preços movem-se em tendências, e as tendências persistem. Bastante usado também para identificar qual será o movimento de alguns indicadores econômicos, como por exemplo, os de inflação, ou simplesmente as taxas de juros, entre outros.
Meio de transferir o desempenho de tarefas e/ou serviços exigidos por uma empresa ou a produção de um produto para outra empresa.
Criado em janeiro de 2002, trata-se de um sistema de negociação de títulos públicos federais no mercado de varejo, diretamente com o investidor. O sistema permite a compra de LFTs, LTN e três tipos de NTN: as NTN-C, NTN-B e NTN-F.
Em um seguro, os titulares são a quem serão pagos os benefícios garantidos de acordo com as condições gerais do plano. O proprietário também pode ser o próprio assinante ou outras pessoas designadas. Em opções, esse termo representa uma pessoa (ou entidade legal) com autoridade para exercer ou negociar uma opção.
Esses títulos também são conhecidos como planos de capitalização, e não devem ser considerados como uma forma de investimento, mas sim como uma poupança planejada, e seu principal atrativo está nos saques mensais.
O dinheiro que você investe em títulos capitalizados é dividido em duas partes, uma das quais vai para a conta de investimento, que é organizada de acordo com a poupança (0,5% TL), e a outra paga a taxa da conta, que serve para financiar o saque. quantia As taxas cobradas variam de acordo com a organização, mas devem sempre ser explicitadas no contrato.
Apesar da poupança, esses títulos não estão isentos de imposto de renda de pessoa física. O investidor terá que pagar uma taxa de imposto de renda de 25% se retirar e devolver os prêmios, subindo para 30% se decidir permanecer no esquema. O cancelamento antes do prazo resultará apenas no reembolso parcial do valor utilizado.
Os títulos de dívida pública colocados em mercados internacionais são geralmente denominados em moeda estrangeira. Existem muitos títulos de dívida externa, sendo os mais famosos os Bradies e os Global Bonds.
Vencimento de títulos com taxas de juros diferenciadas, variação cambial e vencimentos utilizados como instrumentos de dívida interna e externa.
Calcule os ativos do balanço patrimonial da empresa, incluindo a soma de todos os seus títulos e investimentos em carteira, sejam eles auto-resolvidos (carteira privada), vinculados ao banco central ou resgatáveis. Em geral, as provisões para depreciação desses valores são deduzidas dos valores registrados no balanço da empresa.
Os links funcionam de maneira diferente quando fixados. Ao reparar após o seu investimento, você só saberá quanto receberá no final do seu pedido. Na verdade, o desempenho é determinado pela variação de um índice específico, bem como pela taxa de juros estabelecida no início. Por exemplo, suponha que o título rende a taxa de inflação baseada no IGP-M mais uma taxa de juros pré-determinada (por exemplo, 6%). Se a inflação for de 7%, a margem bruta (excluindo impostos) será de 13%, se a inflação for de 9%, a margem bruta será de 15%.
A compensação para esses indivíduos é determinada mediante solicitação. Então, quando o seu banco oferece um CDB de 30 dias com taxa fixa de 18%, significa que você já sabe quanto vai receber por ano: o valor do investimento mais o período de investimento (30 dias) de juros.
Todos os títulos de renda fixa emitidos por bancos e empresas são chamados de títulos de dívida privada ou títulos privados. Em geral, os investimentos em renda fixa podem ser regulados de acordo com sua origem. Existem três emissores de títulos de juros, são eles:
Assim como empresas e bancos, os governos federal, estadual e local precisam de capital para financiar e pagar suas operações. Os títulos emitidos por essas entidades são denominados títulos de dívida pública e podem ter taxa fixa ou taxa variável. No caso do governo federal, os títulos também podem ser emitidos para sinalizar a política monetária, já que o governo emitiu títulos em moeda estrangeira para conter a alta do dólar nos últimos meses.
A TJLP foi criada em dezembro de 1994 com a finalidade de estimular os investimentos nos setores de infra-estrutura e consumo. Ela remunera três fundos compulsórios, o PIS/PASEP, o FAT e o Fundo de Marinha Mercante. Em 1995, a TJLP passou a incidir sobre os financiamentos concedidos pelo BNDES, como Finame, Finem e BNDES automático. Ela é válida para empréstimos de longo prazo. Apesar de seu custo ser variável, ela permanece fixa a cada trimestre civil. A TJLP é calculada a partir dos seguintes parâmetros:
Abreviatura utilizada para definir a taxa média diária ajustada de financiamento calculada pela SELIC, operação compromissada overnight, lastreada em títulos públicos federais, estaduais e municipais negociados no mercado secundário.
No universo das ações, os artigos mais populares são os mais recomendados pelos analistas. Embora os termos usados por diferentes analistas para recomendar ou montar portfólios recomendados usando métodos diferentes não sejam padronizados, as ações que usam esse termo classificam apenas as ações que recebem as principais recomendações como top picks.
A tabela de preços é um dos tipos de depreciação utilizados no financiamento imobiliário, os demais são o SAC e o SACRE. Nesse sistema, a amortização (amortização de juros) é constante, portanto, diferentemente do SAC, o saldo não é reduzido desde o início do financiamento, mas apenas do meio para o final do contrato.
A taxa de juro de referência estabelecida em Fevereiro de 1991 é o valor de referência da taxa de juro observada nos mercados financeiros. TR é a taxa básica calculada com base no retorno médio mensal de CDB e RDB. Embora utilizada como taxa de contrato, a TR é uma taxa de juros e não pode ser confundida com inflação. É publicado todos os dias no final da tarde, mas com um dia de atraso. Ele é usado para ajustar aplicações de contas de poupança e pagamentos de empréstimos. Neste último caso, tornou-se voluntária para instituições financeiras em setembro de 2006.
O Departamento de Comércio dos EUA publica um relatório mensal que contém a balança comercial final, ou seja, o valor das exportações menos as importações dos EUA durante um determinado período de tempo. Esse índice é importante porque é observado de perto no mercado e muitas vezes afeta a taxa de câmbio do dólar em relação a outras moedas internacionais.
Termo usado na economia que determina a soma da balança comercial (que inclui exportações e importações de bens) e a balança de serviços (que inclui os chamados bens invisíveis, como turismo, seguros, etc.).
O saldo da conta corrente é, portanto, um importante indicador das relações comerciais do país com o resto do mundo.
O direito da seguradora de exigir, durante o período de atraso, que a seguradora transfira a totalidade ou parte dos ativos do arranjo matemático dos benefícios concedidos.
Uma situação em que o titular do cartão decide transferir o saldo devedor de um emissor para outro. Na maioria dos casos, isso ocorre porque outro emissor oferece ao titular do cartão condições mais atrativas, como uma taxa de juros mais baixa por um determinado período de tempo.
Um termo usado para definir uma parte da balança de pagamentos de um país, que inclui as quantias trazidas para o país por meio de doações, heranças, etc.
Estratégia utilizada para minimizar perdas no mercado de opções, que permite ao investidor combinar a venda de uma compra (call) com a compra de outra compra (call).
Corresponde ao valor fixo diário TR do mês atual, calculado proporcionalmente no tempo.
Títulos de dívida do governo dos EUA livremente negociáveis emitidos com vários vencimentos. Podemos dividir os títulos em três grupos de acordo com seu vencimento: títulos do governo (até um ano), títulos do governo (de um a dez anos) e títulos do governo (dez anos ou mais). As tesourarias são consideradas um dos investimentos mais seguros do mundo e são constantemente utilizadas como referência em relação a outros investimentos.
Títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo com vencimento de até um ano que são emitidos com desconto em relação ao seu valor de face. A compra e venda de títulos do governo é a principal ferramenta utilizada pelo Federal Reserve dos EUA para regular a oferta monetária da economia. Muitos empréstimos e hipotecas de taxa variável têm taxas de juros alinhadas com essas obrigações.
Obrigações de dívida de longo prazo do governo norte-americano (pelo menos 10 anos), que são emitidas através do sistema de leilão em datas determinadas, e que normalmente efetuam pagamento de cupom semestral e têm preço de emissão próximo ao par (100). O prazo mais comum é o de 10 anos.
Obrigações de dívida de longo prazo (30 anos), emitidas pelo governo norte-americano. Também conhecido no mercado internacional como “Long Bond”.
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos divulga mensalmente relatório sobre resultado fiscal, ou necessidades de financiamento, do Governo Federal dos EUA.
Dessa forma, esse relatório mede o resultado entre receitas totais, incluindo impostos e outras receitas, e despesas totais, incluindo gastos correntes e despesas de juros, entre outras.
Títulos do Tesouro dos Estados Unidos com vencimentos de um a dez anos que são emitidos por meio de sistema de leilão em datas específicas, geralmente com pagamento de cupom semestral e preço de emissão próximo ao par (100). Os prazos mais comuns são 2 e 5 anos.
Termo que se refere às receitas impostas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, que incluem impostos, encargos e custos de melhoria de acordo com a Constituição e as leis financeiras vigentes. A constituição (1988) colocou os pagamentos no mesmo sistema constitucional dos impostos em geral, sujeitos às regras gerais da legislação tributária e aos princípios da legalidade, retroatividade e superioridade.
Um indicador fundamental que mede a liquidez das ações de uma empresa no mercado. Expressa a relação entre o volume médio diário de negociação do último mês e o estoque livre medido pelo número de ações da empresa. O valor de mercado livre é definido como a parte do capital de uma empresa que não é detida por acionistas estratégicos (detentores de mais de 5% do capital total da empresa). A fórmula de cálculo do indicador é, portanto: Volume de negócios = Volume médio diário (30 dias)/Livremente negociável (número de ações).
Ativos que contêm mais de um tipo de título. Então, quando você compra uma unidade, na verdade está comprando um pacote de ativos como ações ordinárias, ações preferenciais, warrants, etc. Cada empresa determinou previamente a proporção dos ativos que compõem a unidade.
Upside é uma expressão em inglês que significa a diferença percentual entre o preço-alvo e o preço atual da ação. Portanto, com preço-alvo de R$60,00 e preço atual de R$40,00 a ação tem potencial de valorização de 50% ou mais.
É um termo técnico utilizado no mercado imobiliário que se refere a um imóvel que está alugado e não possui inquilino. A taxa de vacância é o percentual de imóveis que não receberam inquilino.
Foi lançada uma das três novas apólices de seguro de vida com opções de pensão. Recomendado para quem não se beneficia do benefício fiscal oferecido pelo PGBL e planos tradicionais, que permite deduzir do imposto a pagar o valor gasto com esses produtos, desde que não ultrapasse 12% da renda bruta anual do investidor.
VAGPs buscam um aplicativo que forneça retorno mínimo e correção monetária, mas os retornos em dinheiro acima são compartilhados com o administrador do plano. Assim como os VGBLs, a receita financeira acumulada é tributada. A velocidade de download de dispositivos VAGP deve ser igual ou ligeiramente mais rápida que PGBL.
Em macroeconomia, significa a participação da empresa no desenvolvimento do produto interno bruto do país. O termo também pode ser usado na análise de negócios em relação ao EVA ou teoria de valor agregado econômico.
Finalmente, pode ser usado para se referir a um imposto cobrado sobre a venda e circulação de mercadorias em alguns países, incluindo os Estados Unidos.
O valor da empresa é utilizado no cálculo dos fundamentalistas e é calculado como a soma do valor de mercado e da dívida líquida da empresa. Este indicador mostra o valor da empresa para os acionistas (valor de mercado) e também para os credores (dívida líquida).
O valor obtido pela multiplicação do número de ações que compõem o lote padrão de uma opção (ou do ativo subjacente) pelo preço de exercício da parte da opção (ou unidade do ativo subjacente).
O valor de um título, título ou outro título expresso em um certificado ou documento. Embora o preço dos títulos varie desde a emissão até que sejam resgatados, eles são resgatados no vencimento pelo seu valor de face, a menos que tenha ocorrido inadimplência. O valor de face é o valor sobre o qual o pagamento de juros é calculado. Por exemplo, um título com valor nominal de R$1.000 e taxa de juros de 10% paga R$100 por ano.
Um termo que descreve o valor de uma empresa, assumindo que todos os seus ativos são avaliados para liquidação e que o produto da venda deve ser descontado ao valor das obrigações da empresa para com credores e acionistas.
De maneira genérica no mercado financeiro indica o valor que um investidor receberia por um determinado ativo caso o mesmo fosse vendido no mercado naquele mesmo dia.
O valor de mercado é quanto vale uma empresa ou produto no mercado de acordo com a lei da oferta e da procura. Por isso, por exemplo, para empresas negociadas em bolsa, conhecer essas informações é muito importante para fazer bons investimentos.
O valor de um determinado fluxo no futuro e o valor futuro são obtidos ajustando o valor desse fluxo por uma taxa de juros especificada. Assim, o processo de obtenção do valor futuro é o oposto do processo de obtenção do valor presente de um determinado fluxo.
Um termo usado no mercado imobiliário que se refere a um período de tempo específico e descreve o valor total de um imóvel vendido.
A diferença entre o preço à vista de um ativo e o preço de exercício de uma opção sobre o mesmo ativo. Se este valor for positivo, é o valor intrínseco da opção de compra, se negativo, é o valor intrínseco da opção de venda.
Um valor mínimo, que corresponde a 10-20% do valor total da fatura, deve sempre ser pago na fatura mensal. Caso o pagamento mínimo não seja efetuado, a fatura é calculada retroativamente e o proprietário deve pagar os encargos financeiros, além dos juros sobre o saldo, até que a próxima fatura seja apresentada na forma de empréstimo temporário.
Termo genérico usado para denominar papéis e títulos com valores que oscilam, como por exemplo, títulos públicos, CDBs, ações, etc.
O valor nominal de uma ação é o valor declarado no regulamento da empresa, que determina o valor da ação representativa do seu capital. É importante lembrar que o patrimônio líquido é apenas uma medida contábil, portanto, não tem nada a ver com o valor de mercado da ação, ou seja. O preço que os investidores pagam para comprá-lo no mercado de ações.
O VPA é o valor patrimonial de uma ação é calculado dividindo-se o patrimônio líquido pela quantidade total de ações (ou lote de 1.000 ações) da empresa. Também é chamado de valor nominal da ação.
O valor do valor do fluxo de caixa futuro descontado a uma determinada taxa. O processo de obtenção do valor presente é o oposto do processo de obtenção do valor futuro.
O valor presente líquido (ou seja, valor presente líquido) usado na análise de investimento é calculado como a diferença entre o valor inicial investido do projeto e o valor presente dos fluxos de caixa projetados do mesmo projeto. Isso também é conhecido como valor presente líquido. Um projeto com um patrimônio líquido negativo geralmente deve ser rejeitado.
Um termo usado para determinar o valor de um ativo que é alienado no final de sua vida econômica. Por exemplo, se espera-se que uma máquina tenha uma vida útil de 10 anos, seu valor residual é o valor esperado da máquina se for vendida após 10 anos.
A definição de valores mobiliários é bastante geral, abrangendo a maioria dos valores mobiliários emitidos por empresas, desde que registrados em órgão regulador do mercado, como a CVM no Brasil. Dessa forma, ações, títulos, além de cupons desses títulos, bônus de subscrição e certificados de depósito de títulos podem ser tratados como títulos.
Valuation é o nome do processo utilizado pelos analistas para estimar o verdadeiro valor de um ativo ou negócio. Diversas técnicas podem ser utilizadas para estimar esses valores, como análise financeira (declarações feitas pela empresa), composição da estrutura de capital, previsão de receitas futuras, cenários de custos e lucros, CAPM (Capital Asset). modelo de precificação. Model) e até modelos quantitativos e estatísticos.
Um conjunto de fatores-chave que influenciam a diferenciação dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa em um ambiente de competição econômica.
A capacidade da empresa de se manter na vanguarda do conhecimento tecnológico e isso incentiva o processo de inovação.
Mostram a oscilação do preço de um determinado título ao longo de um período de tempo.
Mostra a mudança acumulada no preço de um ativo durante um período de 12 meses. Calculado como a variação entre a última cotação da ação naquele dia e a data de vencimento do mesmo dia do ano imediatamente anterior.
Mostra a variação acumulada no preço do ativo no ano. Calculado como a diferença entre o fechamento do último pregão do ano anterior e a última cotação do ativo naquela data. Para fundos, utilizamos o valor da cota.
Mostra a mudança no valor de um ativo, como uma ação, unidade de fundo ou qualquer título durante o dia. Se o pregão ainda não tiver fechado, reflete a volatilidade acumulada do dia até aquele momento e é calculado em relação ao fechamento do dia anterior.
Ele mostra a mudança cumulativa de um determinado título ou título (ações, financeiro, mercado de ações, etc.) durante aquele mês. Calculado como a variação entre o último preço da ação daquele dia e o final do último pregão do mês anterior.
Mostra a variação acumulada do preço de um determinado título ou título (que pode ser uma ação, fundo, mercado de ações, commodity, etc.) durante aquela semana. Calculado como a variação entre o último preço do título para aquele dia e o final do último pregão da semana anterior.
Existem basicamente quatro versões diferentes de cartões de crédito, sendo a principal diferença onde eles são aceitos. Os cartões nacionais/locais só são aceitos no Brasil e tendem a ter limites de crédito mais baixos e principalmente rendas mais baixas, enquanto os cartões internacionais são aceitos tanto no Brasil quanto no exterior. Além desses, existem os cartões “gold” e “platinum”, que são aceitos tanto no Brasil quanto no exterior, mas que também oferecem benefícios durante as viagens. A diferença entre eles é o nível de benefícios, já que os cartões “platinum” oferecem mais benefícios do que os “gold”.
Um indicador fundamental para avaliar o preço das ações de uma empresa, para depois compará-lo com outras empresas do mesmo ramo de atividade.
Expressa a razão entre o valor de uma empresa como um múltiplo do EBITDA do ano anterior (fluxo de caixa do negócio ou lucro antes de juros, impostos e depreciação). EV é definido como valor de mercado mais dívida líquida.
Um indicador fundamental para avaliar o preço das ações de uma empresa, para depois compará-lo com outras empresas do mesmo ramo de atividade.
Expressa a relação do valor da empresa como um múltiplo da sua receita líquida de vendas, onde valor da empresa é definido como valor de mercado mais dívida líquida.
Descreve a operação de venda à vista das ações recebidas pelo investidor como empréstimo na corretora com a qual coopera.
Termo que vem da língua inglesa e se refere a uma forma alternativa de financiamento que as pequenas empresas costumam utilizar para garantir o desenvolvimento e a expansão de suas operações.
Assim, o termo Venture Capital pode classificar também os investidores que atuam na aquisição de participações em empresas menores, muitas vezes iniciantes, onde o investidor normalmente acompanha de perto e apoia o processo de gestão empresarial.
Esse termo descreve um direito adquirido e incorporado ao patrimônio jurídico do titular, já consumado ou não, porém exige na via jurisdicional que sejam cumpridas voluntariamente algumas obrigações para se concretizar.
Uma das novas políticas previdenciárias desenvolvidas no âmbito dos PGBLs. A grande diferença é que diferentemente do PGBL ou dos planos previdenciários tradicionais, o valor das contribuições feitas pelo VGBL não é dedutível na fase de acumulação.
Por outro lado, diferentemente dos PGBLs, o imposto de resgate é calculado apenas sobre os salários e não inclui o valor dos bônus, sendo o imposto calculado com base na tabela progressiva do imposto de renda. A carga em VGBLs deve ser igual ou ligeiramente maior que PGBL.
Um termo usado no setor de seguros para descrever o estado natural de certas coisas que as tornam mais suscetíveis à destruição ou danos sem a intervenção de um motivo externo.
Um termo usado no setor de seguros para descrever o estado natural de certas coisas que as tornam mais suscetíveis à destruição ou danos sem a intervenção de um motivo externo.
O viés é uma ferramenta que permite ao presidente do banco central alterar o valor da taxa Selic entre as reuniões mensais do Copom (Comitê de Política Monetária). Por exemplo, um viés de baixa significa que o Copom pode baixar a taxa Selic antes da próxima reunião do comitê, que costuma ocorrer na terceira semana de cada mês.
Da mesma forma, um viés de alta permite que o presidente do BC eleve a taxa Selic antes da reunião, enquanto a adoção de um viés neutro garante que a decisão do Copom não seja alterada até a próxima reunião do comitê.
Mostra a flutuação média do preço de um título ou determinado mercado que sobe ou desce acentuadamente em um curto período de tempo. A razão entre a volatilidade de uma ação e a volatilidade do mercado de ações pode ser medida pelo seu coeficiente beta.
Considerando que o investimento é muito volátil, esse investimento pode oscilar muito, o que pode ser devido às perspectivas futuras da empresa, falta de liquidez (bastante comum em algumas ações brasileiras) ou outros motivos.
Mede as transações de um determinado título em moeda corrente, também chamado de giro financeiro. É um indicador importante da liquidez de um título porque mede a quantidade de dinheiro que o título negociou durante um período de tempo.
Volumes crescentes podem indicar uma continuação da tendência. Volumes em declínio podem indicar uma possível reversão de tendência.
Mostra o preço médio diário de negociação das ações da empresa nos últimos 30 dias (ou 22 pregões).
Sigla que significa Valor Presente Líquido.
Em breve…
Em breve…
A taxa de retorno de um título de renda fixa segurado, incluindo o valor da garantia no cálculo. Consulte também o Rendimento até o vencimento.
O valor nominal é dado a um diagrama que contém os rendimentos de títulos da mesma classe, mas com vencimentos diferentes.
O rendimento até o vencimento de um título de renda fixa que leva em consideração o valor total dos pagamentos periódicos de juros, o preço de compra, o valor de resgate e o tempo até o vencimento do título. É a medida de renda mais utilizada para títulos de renda fixa.
O rendimento atual de uma taxa fixa, que não leva em consideração a taxa de juros desse título, e é calculado dividindo a taxa de cupom pelo preço do título. Portanto, se um título é vendido por 100,00 com cupom de 10,00%, ele oferece um rendimento atual de 10,00%.
O rendimento até o vencimento de um título de renda fixa garantido, se o valor presente dos fluxos de garantias for subtraído no cálculo. Este rendimento é usado para comparar o rendimento de um título coberto com outro título sem hedge.
Em breve…